Mapa Região NorteO norte do Brasil é a maior região do país com cerca de 3.870.000 km² e população que ultrapassa os 17 milhões de habitantes. Grande parte do território é ocupado pela Floresta Amazônica, uma das maiores florestas tropicais do mundo.

Este território pertencia à Espanha, de acordo com o Tratado de Tordesilhas e as primeiras expedições aconteceram a partir de 1540, com o navegador espanhol Francisco Orellana e Gaspar Carvajal, seu escrivão que descreveu o território. Porém, a colonização não foi iniciada pelos espanhóis e, o território continuou a ser habitado por indígenas, tornando-se vulnerável a invasões de outros países.

Para proteger o território, o capitão-mor de Rio Grande e Bahia, Francisco Caldeira Castelo Branco foi o primeiro a realizar investidas no território, por isso, criou o Forte do Presépio, em 1616, na foz o Rio Amazonas. Desse forte surgiu a cidade de Belém, no Pará, que na época, estava anexada à capitania do Grão-Pará e Maranhão. A região norte é formada pelos seguintes estados:

  1. Acre (AC);
  2. Amapá (AP);
  3. Amazonas (AM);
  4. Pará (PA);
  5. Rondônia (RO);
  6. Roraima (RR);
  7. Tocantins (TO).

Geografia do Norte

Rio AmazonasA vegetação é formada, em grande parte do território, pela Floresta Amazônica; há também o cerrado e o mangue. Apresenta clima equatorial, mas há regiões com o tropical. Assim é um pouco mais úmido, sendo comum o aparecimento de chuvas fortes. O relevo amazônico é formado por planalto central, planalto das guianas e planícies e terras baixas amazônicas.

Sua hidrografia é formada pela bacia Amazônica, a maior do planeta, que compõe o rio Amazonas e passa pela região norte, além de possuir vários afluentes, inclusive onde estão instaladas usinas hidrelétricas como a de Samuel e a Balbina.

Economia do Norte

Um dos motores da economia da região é o extrativismo que pode ser mineral ou vegetal. Além disso, há também a agricultura - com o cultivo de mandioca, cacau, cupuaçu, arroz, coco e maracujá - a pecuária e o turismo.

Turismo do Norte

O turismo da região norte é marcado por pontos turísticos como Teatro Amazonas (AM), Ilha de Marajó (PA), o Palácio Rio Negro (AM), dentre outros.

Gastronomia e Cultura

Uma dos itens marcantes da cultura é o folclore, tanto é que uma das festas populares é o Festival Folclórico de Parintins, realizado em Belém (PA). Além dela, há também, outras festas famosas como o Círio de Nazaré, a Marujada, o Carimbó e o Çairé.

A culinária tem influência indígena com pratos feitos com peixes, mandioca, carne seca, pimenta, dentre outros. As comidas típicas mais famosas da região são o Tacacá, o Pato no Tucupi, a Maniçoba e o Pirarucu de Casaca.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva