Mapa BahiaEste foi o primeiro território em que os portugueses aportaram em 1500 e, portanto, tem um passado marcado pela colonização, sendo sua capital, Salvador, o reduto de recordações e uma das maiores cidades turísticas do estado.

O estado da Bahia ocupa cerca de 564.733 km² e sua faixa litorânea chega a percorrer aproximadamente 1.183 km, cuja costa é banhada pelo Oceano Atlântico. Por isso, o litoral, onde prevalece o clima tropical, é um dos atrativos turísticos mais visitados do país. Abriga uma uma população com mais de 15 milhões de habitantes em mais de 400 municípios.

Ele faz limite com Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Tocantins, Piauí, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Principais Cidades da Bahia

As principais cidades da Bahia são:

  • Salvador;
  • Feira de Santana;
  • Vitória da Conquista;
  • Camaçari;
  • Itabuna;
  • Juazeiro;
  • Ilhéus.

Geografia

Seu relevo é marcado por depressões, planícies, planaltos, chapadões, tabuleiros e chapadas. É na Bahia onde está o Pico do Barbado, o ponto mais alto do estado, com mais de 2000 metros. O clima predominante é o tropical. A vegetação é composta por caatinga presente na maior parte do território; o cerrado, à oeste e a floresta tropical úmida, na porção sudeste. Esta última, é afetada pela exploração de recursos naturais que tem provocado o seu desmatamento.

Na hidrografia fazem parte os rios Paraguaçu, Itapicuru, o Rio Grande, o Capivari, o rio Cintas, o rio Pardo, o Jequitinhonha e o São Francisco, também conhecido como Velho Chico, é um dos principais do estado.

Economia Baiana

A economia baiana está baseada no turismo, no extrativismo mineral com exploração do petróleo e outros minerais; e na agropecuária com a criação de caprinos e o plantio de sisal, mamona, coco, feijão, mandioca, cacau, milho e cana-de-açúcar.

O grande potencial do estado está na exploração do petróleo, mas também explora-se cobre, cromita, magnesita, barita, manganês, urânio, cobre, dentre outros, sendo um estado com grande destaque neste setor.

No turismo, abriga as belíssimas praias do país e também cidades históricas. Existem diversos hotéis em Salvador para garantir a estadia dos visitantes que desejam estar na cidade.

História da Bahia

Em 1500, os portugueses chegaram ao Brasil e aportaram no país por meio deste território. Após 50 anos, foi criada a cidade de Salvador (1549) e a primeira capital do país, sendo Tomé de Souza o governador-geral da capitania da Bahia. Entre 1534 e 1566, o território era formado pelas Capitanias de Porto Seguro, Capitania de Ilhéus, Capitania das Ilhas de Itaparica e Tamarandiva e a Capitania do Paraguaçu (Recôncavo da Bahia) e permaneceram assim até o século XVIII.

Importante ressaltar que o Rio de Janeiro também foi considerado capital do país em 1573, até 1763, quando se tornou definitivamente a única capital do país.

Recebeu escravos vindos dos navios negreiros e era o local onde havia muitas negociações, principalmente, no litoral com outros países. No interior, prevalecia os engenhos de açúcar.

Ao longo de sua história, foi marcada por invasões inglesas (1587) e francesas (1612), mas eles não tiveram sucesso. Apenas, em 1599, os holandeses tentaram tomar a capitania, mas foram impedidos pelos portugueses. Somente em 1624, eles conseguiram invadir e saquear a cidade de Salvador, mas em 1625, sob ameaça portuguesa, eles desocuparam a região. Ao longo de sua história, ainda tiveram outras invasões holandesas.

Principais Conflitos

Além disso, diversas rebeliões tomaram conta da capitania, sendo as principais:

  • Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates (1798) - influenciada pela Revolução Francesa e a Inconfidência Mineira, os negros libertos e artesãos buscaram a independência da Bahia e a igualdade entre as raças. Porém, o plano foi denunciado e os manifestantes presos ou expulsos do país;
  • Revolta de Malês (1835) - foi uma revolta que aconteceu na cidade de Salvador e foi organizada pelos negros escravos muçulmanos que desejavam o fim da escravidão e também eliminar o preconceito que passavam. Dentre os objetivos estavam libertar os negros dos engenhos, confiscar os bens de mulatos e brancos, eliminar o catolicismo. Seu plano foi denunciado e seus líderes foram mortos, punidos ou expulsos do país;
  • Guerra de Canudos (1896-1897) - foi uma revolta que aconteceu em 1896 e durou até 1897. Ela foi organizada por Antônio Vicente Mendes Maciel, conhecido como Antônio Conselheiro contra o governo baiano. Os habitantes foram massacrados. Foram criados livros sobre o tema tais como “Os Sertões” (Euclides da Cunha) e a “Guerra do Fim do Mundo” (Mario Vargas) e o filme “Canudos”, de Sérgio Resende.

A data de 02 de julho de 1823 é importante para o estado, por ser o dia em que houve a sua independência.

Cultura Baiana

A cultura baiana é marcada por sua diversidade tanto de festas e atividades, quanto na culinária e artesanato. A música, por exemplo, é composta por vários estilos e bandas famosas de axé, pagode, samba, rock, etc.

Outro destaque está na capoeira, uma luta com passos de dança que se desenvolveu no período colonial e se tornou uma expressão da cultura regional baiana, como relatado pelo criador da primeira academia do esporte no estado, Mestre Bimba.

O Carnaval Baiano é uma das principais festas, sendo assim, está em clima festivo em vários momentos do ano. Outros eventos populares são:

  • Lavagem das Escadarias da Igreja do Senhor Bonfim;
  • Micaretas, realizadas praticamente todo o ano;
  • Festa Junina de São João, especialmente nas cidades de Cruz das Almas e Irecê;
  • Festivais de Verão que acontece em Salvador;
  • Vaquejada da Serrinha, festa tradicional do estado.

O tempero forte é uma das principais características de sua culinária e muitos alimentos são preparados com o famoso azeite de dendê. Como opções gastronômicas populares estão o acarajé, o vatapá, a moqueca, o abará, o caruru e o quindim.

O artesanato é produzido por indígenas com artes ou desenhos feitos de cerâmica. Há também as carrancas e santeiros que são esculturas feitas de madeira ou barro e as bonecas de pano. Metal, pedras e couro também são utilizados para a confecção de outros objetivos, tais como utilidades para o lar.

Curiosidades

Você sabia que na cidade de Salvador nasceu o cantor Dorival Caymmi, o escritor Jorge Amado (escritor de Tieta do Agreste, Dona Flor e Seus Dois Maridos, etc.) e Ruy Barbosa, um importante escritor, político, jurista, diplomata? Além deles, outras personalidades famosas são Milton Santos, um geógrafo que se destacou por causa dos estudos de urbanização do Terceiro Mundo e Raul Seixas, o inaugurador do rock no Brasil.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva