Estado Espírito SantoO estado do Espírito Santo possui uma área territorial de 46.096 km² e uma população com mais de 3 milhões. Sua capital é a cidade de Vitória. Dentre as personalidades que nasceram no estado é possível citar a cantora e Musa da Bossa Nova, Nara Leão; o rei Roberto Carlos e o ator Stênio Garcia.

O primeiro povoado da capitania foi criado na prainha de Vila Velha, em 1535. Constantemente, a vila era atacada por indígenas e, por isso, Vasco Fernandes Coutinho, seu donatário, decidiu criar uma vila em local mais protegido e a nomeou de Vila de Vitória, atual cidade de Vitória, após vencer um ataque contra os índios goitacás.

No decorrer de sua história, ingleses e holandeses tentaram ocupar o seu território, porém não tiveram sucesso. Além disso, teve que ser anexada à Bahia por causa de dificuldades financeiras, obtendo sua autonomia apenas em 1809. Após a Independência do país, se tornou província e com a Proclamação da República, um estado brasileiro.

Principais Cidades

  • Vitória;
  • Aracruz;
  • Cariacica;
  • Cachoeiro de Itapemirim;
  • Vila Velha;
  • Viana;
  • Guarapari;
  • Colatina;
  • Linhares;
  • São Mateus;
  • Serra.

Geografia

O território, em seu relevo, é formado por planícies, a baixada litorânea e as serras. Assim, existem três regiões diferentes chamadas de Serra do Castelo, Serra do Caparaó, que abriga um dos pontos mais altos do Brasil, o Pico da Bandeira; e a Baixada Espírito Santense.

O clima é o tropical litorâneo úmido, presente no litoral, já no interior é o tropical de altitude. A vegetação é composta, em grande parte do território, pela Mata Atlântica. Dentre os principais rios do estado estão o Itapemirim, Itabapoana, Itaúna, Mucuri, Jucu e São Mateus.

Economia

A economia que se destaca no estado é marcada pelo setor de serviços, mas há também a indústria (sendo seus principais segmentos o siderúrgico, têxtil, o madeireiro, alimentício e fabricação de celulose) e a agropecuária (voltada para o cultivo de frutas, arroz, feijão, café, cana-de-açúcar e legumes). O cultivo da uva e do morango são realizadas em locais frios do estado, como nas montanhas. É na capital que se encontram dois portos importantes o de Tubarão e o de Vitória.

Na exportação, é famoso por investir em aço, granito e ferro, além de ser um dos maiores produtores de petróleo e gás natural do país.

História do Espírito Santo

Antes da chegada dos portugueses, haviam tribos indígenas, como por exemplo, Aimorés, Botocudos e Goitacás. Foi Estevão da Gama, que ao viajar em águas brasileiras encontrou a ilha e a chamou de Ilha da Trindade ou Martim Vaz. Posteriormente, o Brasil seria dividido em capitanias hereditárias e a história do estado começou mesmo com a chegada de uma expedição portuguesa liderada por Vasco Fernandes Coutinho, em 1535, que era o donatário da capitania do Espírito Santo.

Criação de Vila Velha

Ele fundou o primeiro povoamento, na Prainha de Vila Velha. As terras foram divididas em sesmarias, que eram terras separadas para o cultivo. Os colonizadores sofriam ataques constantes dos índios, pois eram muito resistentes. Assim, Coutinho, buscou um local mais seguro para evitar essas invasões, encontrando em 1549, uma ilha montanhosa que foi nomeada de Vila Nova do Espírito Santo, por esse motivo, o antigo povoamento, foi chamado de Vila Velha.

Mesmo encontrando este novo núcleo, as lutas com os indígenas continuaram, uma delas aconteceu em 8 de setembro de 1551. Os portugueses venceram e decidiram chamar o local de Vila de Vitória. Coutinho passou 25 anos liderando a capitania, contribuindo para a criação de vilas, igrejas como a do Rosário e a Igreja de São João e iniciando o cultivo da cana-de-açúcar.

Invasões Inglesas e Holandesas

Tiveram que combater também os ingleses, em 1592, além de outras nações. Em 1625, quando a capitania era comandada por Francisco de Aguiar Coutinho, os holandeses tentaram conquistar o território, mas perderam. Uma das figuras importantes foi Maria Ortiz, uma mulher que jogou pau, pedra, água quente e dejetos contra os holandeses. Esse ato de bravura foi imitado por seus vizinhos para parar a ocupação neerlandesa. Eles tentaram novamente em 1640, mas foram impedidos pelo capitão-mor João Dias Guedes.

A capitania passou por dificuldades financeiras, mesmo com a descoberta de jazidas de esmeralda e os engenhos não conseguiam ter lucro, assim ela foi vendida para a Coroa Portuguesa, ficando sob a tutela da Bahia.

Independência do Brasil e Desenvolvimento da Província

Com a independência do Brasil (1822), o Espírito Santo passou por um novo momento, com a produção cafeeira, visto que era uma das principais em outras províncias, como a do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Além disso, ocorreu a chegada dos imigrantes, no século XIX, dentre eles, alemães, suíços, portugueses e holandeses, para auxiliar com os trabalhos, já que o sistema escravista estava chegando ao fim. A província começou a prosperar e a partir de 1850 já haviam cerca de dez municípios, sendo a sua primeira constituição estadual criada em 1891.

Cultura Capixaba

Marataízes Espírito SantoA cultura do estado é variada, e recebeu influencia das culturas africana, indígena e europeia.

Principais Festas

  • Bandas de Congo;
  • Jongo;
  • Caxambu;
  • Catambá;
  • Festa Popular de Ticumbi (de origem africana e indígena);
  • Reis-de-Boi.

Culinária

A culinária capixaba é composta por pratos típicos saborosos como a moqueca capixaba, a muma de siri, o pirão e a torta capixaba. Além disso, existem aqueles produzidos em panela de barro, como a moqueca e o feijão.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva