Estado Rio JaneiroDiversos fatos históricos marcaram o estado do Rio de Janeiro, pois já abrigou a capital do país e também foi o local onde aconteceu a Proclamação da República, em 1889.

O estado é amado pelos turistas, principalmente, por causa de suas praias e paisagens. Ele tem uma área de 43.777 km² e uma população superior a 16 milhões. Sua capital tem o mesmo nome do estado e é chamada de cidade maravilhosa, considerada a segunda cidade mais populosa do país.

O Rio de Janeiro faz limites com quatro estados brasileiros, sento Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais. Ele é banhado pelo Oceano Atlântico.

Principais Cidades

  • Rio de Janeiro - chamada de Cidade Maravilhosa é uma das cidades consideradas Patrimônio Cultural da Humanidade em 2012. Todos os anos, recebe diversos turistas que se hospedam nos hotéis do Rio de Janeiro interessados em conhecer a cidade;
  • Búzios - Armação dos Búzios ou Búzios faz parte da Microrregião dos Lagos do Rio de Janeiro e está a 173 quilômetros da capital. Seu litoral tem uma extensão de oito quilômetros e cerca de 23 praias, sendo as principais a de Geribá, Tartaruga, Ferradura e Ferradurinha. Se tornou famosa internacionalmente pela visita da atriz Brigitte Bardot, em 1964;
  • Cabo Frio - a cidade de Cabo Frio é muito famosa, por estar perto da capital do estado. É visitada, especialmente, em época de carnaval, evento que também é um dos tradicionais no município. Pode-se citar como pontos turísticos a Praia das Dunas, o Bairro da Passagem e as Praias do Forte e das Palmeiras;
  • Paraty - seu porto foi um dos mais importantes durante o ciclo do ouro, como exportador. Está localizada no litoral sul do estado e cerca de 258 quilômetros da capital;
  • Petrópolis - esta cidade foi criada por D.Pedro II e, portanto, ganhou o título de Cidade Imperial, por ser um dos locais favoritos do imperador. Assim, é marcada por um belíssimo patrimônio arquitetônico, dos quais podem-se citar o Teatro D. Pedro, o Museu Casa de Santos Dumont, o Palácio Quitandinha, dentre outros. Está localizada no interior do estado, a 68 km da capital.

Geografia

A vegetação é formada pela mata atlântica, com florestas, manguezais, no litoral. Seu relevo é composto por serras, baixadas e relevo montanhoso. O clima na região serrana do estado é o tropical de altitude, já na área da metrópole, o tropical semiúmido. Os principais rios do estado são Macabu, Majé, Macaé, rio Paraíba do Sul, Itabapoana, Guandu e São João.

Economia

Sua economia está baseada no setor de serviços, principalmente, nas áreas de turismo, tecnologia da informação, audiovisual, telecomunicações, dentre outros. Além disso, se destaca também na agricultura e na indústria siderúrgica e petroquímica.

História do Rio de Janeiro

Quando o país foi dividido em capitanias, a porção correspondente ao Rio de Janeiro eram as capitanias de São Tomé e São Vicente. Durante a expedição realizada por Gaspar Lemos, havia uma baía, da qual era difícil de ser colonizada por causa da valentia dos indígenas.

Guerra do Cabo Frio

Entre os anos de 1555 e 1567, os franceses, com o objetivo de criar a França Antártica, ocuparam o território, devido ao desinteresse do primeiro donatário, Martim Afonso de Souza. Os franceses só foram expulsos, quando o governador Mem de Sá organizou tropas para combatê-los, em 1547. Franceses e tamoios foram derrotados na chamada Guerra do Cabo Frio. Com o objetivo de tomar posse e evitar novas invasões foi criada a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em 1565.

Transferência da Capital do Brasil

Durante o século XVII, houve uma queda na produção de açúcar. Além disso, a Capitania de Pernambuco, neste período havia sido ocupada pelos holandeses. A capitania começou a prosperar por causa de seus portos, pois exportava pedras preciosas, incluindo o ouro, proveniente de Minas Gerais. No século XVIII, a capital do país em Salvador, teve que ser transferida para o Rio de Janeiro, em 1763.

Chegada da Família Real

Durante a Revolução Francesa, em 1808, a família real fugiu para o Brasil, morando no Rio de Janeiro. Esse fato trouxe muita evolução para o Rio de Janeiro. Mas, em 1821, D. João VI, retornou a Portugal, deixando Pedro Alcântara (D. Pedro I), seu filho para governar como príncipe-regente. Porém, este, decidiu decretar a Independência do país, no dia 07 de setembro de 1822, em São Paulo e se tornou o Imperador. Nesse período, a capital da província, se transformou Niterói e a cidade do Rio de Janeiro, continuou como capital do Império, sendo um município neutro. Somente após a Proclamação da República (1889), a cidade do Rio se transformou em estado da Guanabara.

Fatos Importantes do RJ

Outros acontecimentos importantes da história do Rio de Janeiro estão:

  • Revolução de 1930;
  • Transferência da capital do Brasil para Brasília, em 1960;
  • Golpe Militar de 1964;
  • Fusão do Rio com o Estado da Guanabara, em 1974. A capital se tornou a cidade do Rio de Janeiro.

Cultura Carioca

Cidade Rio de JaneiroNa cultura, dentre as mais famosas e principais festas está o carnaval com a presença de carros alegóricos e fantasias que passeiam pelos sambódromos. O Revéillon de Copacabana também é uma das festas populares, pois as pessoas costumam dar oferendas para Iemanjá.

Na música, dentre os ritmos populares estão o samba, o funk e a bossa nova. Alguns talentos podem ser citados como o Neguinho da Beija-Flor, um compositor, cantor e sambista, nascido em Nova Iguaçu; o cantor e compositor Martinho da Vila, de Duas Barras e o sambista, cantor e compositor Noel Rosa, da capital.

Nas artes, os museus expõem obras belíssimas, sem contar com o projeto arquitetônico da capital, onde muitos edifícios remontam o tempo da vinda da família real e outras, mostram as belezas criadas pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer. Na literatura, pode-se citar escritores como Machado de Assis.

Como opções turísticas, pode-se aproveitar atrações como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Parques, além dos Hotéis-Fazenda do Rio de Janeiro.

Culinária

Os pratos populares da culinária carioca são bolinhos de bacalhau, feijoada, croquete de aipim, molho de pimenta com feijão, pastéis de palmito, dentre outros.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva