Estado RoraimaO estado de Roraima foi muito disputado por várias nações ao longo de sua história e se tornou um Território Federal, em 1943, assim, consolidou-se com uma área de 224.303 km².

A partir de 1988, com a Constituição da República, se tornou um estado brasileiro. Roraima faz limites com o Mato Grosso, o Acre, o Amazonas e a Bolívia.

Sua população é diversificada e composta por mais de 500 mil habitantes. Em seu território habitam muitas tribos indígenas como os Ingarikó, Macuxi, Patamanona, dentre outras. A cidade de Boa Vista foi selecionada como sua capital, e uma das festas populares realizadas no município são as festas juninas.

Geografia

O relevo é composto por serras, na região da fronteira, e também onde está presente o Monte Roraima. Grande parte do território é formado por um planalto com ondulações. O clima que predomina é o equatorial, mas na porção leste do estado há influências do tropical. A vegetação encontrada é a da floresta tropical, mas há também outros tipos como campos e cerrado, em pequenas áreas.

Dentre os principais rios da região estão o Aliã, Água Boa do Univiní, o Ajarani, o Rio Branco, Catrimani, Cauamé, Itapará, Mucajaí, Surumu, Tacutu, Urubu, Urariocoera e o Xeruini.

Economia

A economia roraimense tem maior movimentação no setor de serviços, principalmente o ecoturismo. Já na agricultura há a plantação de mandioca, arroz, feijão e milho. Na pecuária, investe na criação de suínos, bovinos e ovinos. O extrativismo também é muito comum no território com a extração de minerais e de madeira.

História de Roraima

O rio Branco é um dos principais do estado e foi através dele que as primeiras explorações portuguesas começaram pelo território. Mas antes disso, holandeses e ingleses já haviam iniciado essa exploração por meio das Guianas, a partir do século XVI. O local somente foi conquistado pelos portugueses depois da Espanha invadir o norte do rio Branco.

Estes, para proteger o local, construíram o forte de São Joaquim, que foi erguido na margem esquerda da confluência rio Uraricoera (Antigo Alto Rio Branco) com o rio Tacutu; além de vilas e povoados (como Nossa Senhora do Carmo e Santa Bárbara, no Rio Branco; São Felipe, no Tacutu, dentre outros). Porém, estes povoados não prevaleceram e para continuar a colonização no Vale do Rio Branco, foi iniciada a criação de gado e equinos, por Manuel Gama Lobo d'Almada.

Outra invasão foi realizada pelos corsários ingleses, no século XIX, mas foram expulsos pelo Forte de São Joaquim. Para reduzir os ataques, o território brasileiro foi separado da Guiana. Em 1890, houve a criação do município de Boa Vista.

Território Federal do Rio Branco

O Rio Branco se tornou Território Federal, apenas em 1943, por meio do decreto-lei nº 5812 e se separou do Amazonas. Outros estados também foram criados como Territórios Federais durante o governo de Getúlio Vargas, no contexto da Segunda Guerra Mundial, tais como Guaporé, Amapá, Iguaçu e Ponta Porã. Dentre os objetivos estava ocupar os locais vazios, principalmente, os da Amazônia. O Território Federal do Rio Branco teve seu nome alterado para Território Federal de Roraima em 1962. Após a Constituição Federal de 1998, se transformou em estado brasileiro.

Cultura de Roraima

A cultura de Roraima também é muito diversificada, pois recebeu a contribuição de pessoas de vários lugares do país, principalmente, com o período em que a produção de borracha estava em alta. A culinária de Roraima sofreu uma mistura de outras regiões do país tais como do sudeste, do sul e nordeste. Os principais pratos do são pirarucu de casaca, tapioquinha, carne de sol ao forno, paçoca com banana e torta de castanha-do-Pará. Dentre as principais manifestações estão as festas juninas, em Boa Vista.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva