Estado Santa CatarinaO estado de Santa Catarina foi palco de uma das principais revoluções do estado, a Revolução Farroupilha, que visava a sua independência.

De acordo com o IBGE, seu território tem o tamanho de 95.733 km² e uma população que ultrapassa 6.8 milhões de habitantes. Sua capital é a cidade de Florianópolis, local de nascimento de personalidades como o atleta e blogueiro Fernando Scherer (Xuxa) e o ex-tenista Gustavo Kuerten (Guga).

Faz limites com os estados do Rio Grande do Sul e o Paraná e é banhado pelo Oceano Atlântico. À oeste do estado, está também a Argentina.

Dentre as principais cidades pode-se citar: Florianópolis, Balneário Camboriú, Blumenau, Itajaí, Lages, Jaguará do Sul, Chapecó, Joinville e Criciúma.

Geografia

O clima que prevalece é o subtropical úmido. Seu relevo é formado por baixada litorânea, a serra do mar e os planaltos (paleozoico e basáltico). Na vegetação, prevalece a mata dos pinhais e os campos.

As principais bacias do estado são a Bacia do Rio Paraná e a Bacia do Uruguai que juntas formam a Bacia do Prata.

Economia

Dentre as principais atividades econômicas estão o extrativismo, a agricultura (com o cultivo de soja, fumo, milho, mandioca, feijão, banana, arroz, uva, maçã e batata-inglesa, etc.), a pecuária, na criação de suínos, bovinos e ovinos; e a indústria (sendo que nesta região existem indústrias como Perdigão e Sadia que manipulam a carne suína).

História de Santa Catarina

Inicialmente, o território de Santa Catarina, era ocupado por tribos indígenas tupis-guaranis e o primeiro a navegar de forma significativa pelo litoral desta parte do país foi o português Juan Dias Solis, em 1515. Devido a uma embarcação que havia naufragado na ilha de Santa Catarina e o continente, suas águas foram classificadas pelo navegador de Baía dos Perdidos.

Colonização Portuguesa

Mas, sua colonização somente ocorreu em 1637, por bandeirantes que haviam se instalado no território onde hoje é a cidade de Florianópolis. A partir daí algumas vilas surgiram, uma delas em 1660, a vila de Nossa Senhora da Graça, hoje São Francisco do Sul; e em 1714, Santo Antônio do Anjos da Laguna, chamada atualmente de Laguna.

O território funcionou como um dos principais postos de Portugal, no Brasil, em 1739, fato que levou os espanhóis a atacarem-na em 1777. Eles ocuparam a ilha, mas esta foi devolvida no mesmo ano por causa do Tratado de Santo Idelfonso, um acordo feito entre Portugal e Espanha para finalizar os conflitos pelo domínio da colônia sul-americana do Sacramento.

Chegada dos Imigrantes

Recebeu imigrantes alemães e italianos, em 1829 e 1877, que foram os primeiros a morar em colônias. A primeira colônia formada por alemães surgiu em São Pedro de Alcântara, em Santa Catarina.

Principais Conflitos

  • Revolução Farroupilha (1835-1845) - também conhecida como Guerra dos Farrapos, foi uma revolução liderada por Giuseppe Garibaldi e Davi Canabarro que tinha o intuito de levantar uma república independente em Santa Catarina. Como resultado foi proclamada a República Juliana ou República Catarinense;
  • Guerra do Contestado (1912-1916) - foi uma luta armada entre camponeses e tropas estaduais e federais por um território que se encontrava entre os estados de Santa Catarina e Paraná. Essa área foi chamada de Contestado e era famosa por conter erva-mate e madeira.

Cultura de Santa Catarina

A cultura de Santa Catarina foi formada, principalmente, por imigrantes europeus e, portanto, muitas festas importadas da Europa são tradições no estado. Além disso, pode-se conhecer mais sobre a história do local através de seus monumentos, fortes e do Museu Histórico.

Festas Religiosas

  • Procissão do Senhor Jesus dos Passos;
  • Festa de São Sebastião;
  • Festa do Divino Espírito Santo;
  • Procissão de Santa Catarina.

Eventos Famosos

Oktoberfest - é um dos eventos mais famosos da cultura alemã e que acontece na cidade de Blumenau.

Turismo

No turismo, os visitantes podem desfrutar de aventuras nos hotéis-fazenda de Santa Catarina e demais pontos turísticos do estado.

Curiosidades: Origem do Nome do Estado

Uma das curiosidades está na criação do nome do território. Houve relatos de que em 1526, o italiano Sebastião Cabono, vindo da Espanha, a nomeou de Porto dos Patos. Já em 1529, foi encontrado o nome Santa Catarina no mapa do italiano Diego Ribeiro, que pode ter usado este nome ora para homenagear sua esposa, chamada de Catarina Medrano; ora à Santa Catarina de Alexandria.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva