Estado Rio Grande SulNo estado do Rio Grande do Sul nasceram grandes personalidades, dentre elas, o jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho; o escritor Érico Veríssimo; e o militar e político Luís Carlos Prestes, ambos nasceram na capital; e até mesmo ex-presidentes do Brasil como Getúlio Vargas e João Goulart que nasceram em São Borja.

Seu território tem 281.731 km² e uma população com mais de 11 milhões de habitantes, segundo o IBGE. Faz limites com Santa Catarina (norte), Uruguai (sul), Argentina (oeste) e Oceano Atlântico (leste).

Mas, não é somente isto que este estado tem para apresentar. Para ser o que se tornou, seu passado foi marcado por disputas entre portugueses e espanhóis. Além disso, a chegada de imigrantes, no século XIX, contribuiu consideravelmente para a formação de sua cultura.

O Rio Grande do Sul desde 1627 foi ocupado por jesuítas espanhóis que fundaram várias missões, mas foram expulsos pelos portugueses. Uma das reduções jesuíticas que prevaleceram foi a dos Sete Povos das Missões, criada em 1682, hoje cidade de São Borja. Nela os jesuítas se estabeleceram e fundaram sete aldeamentos indígenas.

As invasões espanholas acabaram apenas em 1801, quando os portugueses conseguiram dominar a redução dos Sete Povos. Outros acontecimentos em destaque foram que em 1807, foi transformada em capitania do Rio Grande de São Pedro; Recebeu imigrantes italianos e alemães a partir de 1824 e abrigou guerras importantes tais como a Guerra dos Farrapos e a Guerra do Paraguai.

Principais Cidades

  • Porto Alegre: a cidade de Porto Alegre é a capital do estado, que foi se consolidando na metade do século XVIII, com a chegada de açorianos e imigrantes (grande parte italianos e alemães). É uma das cidades atraentes para morar, com baixa taxa de desemprego e altos investimentos.
  • Gramado: uma das principais fontes de renda da cidade é o turismo. A cidade possui um dos maiores polos turísticos do Rio Grande do Sul e sedia eventos como o Festival Brasileiro e Latino de Cinema, o Natal Luz e a Festa da Colônia. Além disso, existem várias atrações como o Museu de Cera Dreamland, o Mini Mundo, a Igreja de São Pedro, o Lago Negro, etc.
  • Caxias do Sul: a cidade começou a se desenvolver em 1877 devido a imigração de italianos que abriram as primeiras fábricas da cidade. Ela se tornou conhecida por suas parreirais e vinícolas. Dentre os principais pratos da culinária estão o churrasco e a polenta, além de bebidas como o vinho. Os principais pontos turísticos de Caxias do Sul são: o Museu Municipal, o Parque Centenário e o Museu da Casa da Pedra.
  • Pelotas: a cidade de Pelotas foi fundada em 1758 devido a doação feita pelo Conde de Bobadela. Uma de suas festas populares é a Feira Nacional de Doces (Fenadoce) que ocorre anualmente trazendo doces portugueses. Na economia tem como destaques o agronegócio e o cultivo de arroz, pêssego e produção de leite.
  • Novo Hamburgo: com a colonização dos germânicos no século XIX, surgiu a cidade de Novo Hamburgo. Ela foi crescendo, principalmente, com a implementação da indústria do couro e do calçado, sendo até conhecida como Capital Nacional do Calçado. Assim, uma das festas populares é a Feira Internacional do Calçado (FENAC).

Geografia

As formações de relevo que compõe o estado são o planalto (o planalto serrano percorre quase todo o estado e abriga o Pico do Monte Negro), as depressões, que ficam no centro e as planícies costeiras.

O clima sofre variações, em regiões com poucas altitudes, está presente o subtropical úmido; já o temperado oceânico, ocorre em regiões elevadas. As temperaturas são baixas se comparado aos outros estados, mas as estações são bem definidas com verões bem quentes e invernos frios.

A vegetação, assim como outros estados do sul, é formada principalmente pela mata dos pinhais ou mata das araucárias. No litoral, há vegetações litorâneas e também pela mata atlântica.

Faz parte da rede hidrográfica as Regiões Hidrográficas da Bacia do Rio Uruguai, da Bacia do Guaíba e da Bacia do Litoral. Os principais rios do estado são o Jucuí, Taquari, Gravataí, o Guaíba, Pelotas, Ijuí, Piratini, Quaraí, Ibicuí, o Caí e o rio dos Sinos.

Economia

A economia do estado se desenvolveu, principalmente, por causa da chegada dos imigrantes no estado. Dentre as atividades econômicas estão a agropecuária, com o cultivo de soja, trigo, milho, arroz, uva, mandioca, etc; e indústria, especializada nas indústrias automobilística, agroindústria, petroquímica, dentre outras.

História do Rio Grande do Sul

No início da história do Rio Grande do Sul, o território era ocupado por índios das tribos guaranis, kaingang e charruas. De acordo com os registros, em 1531, Martin Afonso de Souza e Pero Lopes foram os primeiros portugueses a navegarem pelas águas perto da costa, dando o nome do território de Rio Grande de São Pedro.

Ocupação dos Jesuítas e Portugueses

No século XV, este território pertencia à Espanha e para explorar, os jesuítas foram enviados para as terras próximas do Uruguai com o objetivo de catequizar os indígenas. Neste período, os bandeirantes já exploravam o território à procura de ouro, pedras preciosas e para escravizar indígenas.

Os portugueses desejando expandir seus domínios e, por isso, realizaram duas expedições para expulsar os espanhóis e conseguirem em 1680. No mesmo período, Dom Manuel Lobo, governador da Capitania do Rio de Janeiro, sob ordem portuguesa criou a Colônia do Santíssimo Sacramento, que foi ocupada posteriormente pelos espanhóis e recuperada pelos portugueses por meio do Tratado Provisional de Lisboa.

Em 1682, os jesuítas criaram os Sete Povos das Missões, com sete aldeamentos indígenas. Eles prevaleceram até 1801, quando os portugueses dominaram os Sete Povos.

Os lusitanos começaram a ocupar o território apenas em 1737 e criaram o forte Jesus, Maria e José, que deu origem a cidade mais antiga do estado, chamada de Rio Grande. Os açorianos começaram a chegar no local por volta de 1740 e, posteriormente, houve a criação de vilas, dentre elas a que deu origem a atual capital Porto Alegre. Mas a data oficial de criação da cidade é 1772, nessa época era conhecida como Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais.

Capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul

Outro destaque foi a criação da Capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul, em 1807, pelo rei D. João. Ela se tornou uma província do Império do Brasil em 1821.

Principais Conflitos do Rio Grande do Sul

No século XIX, os diversos conflitos tiveram a participação do estado, tais como a Guerra de Cisplatina, a Revolução Farroupilha e a Guerra do Paraguai.

  • Guerra de Cisplatina (1825-1828) - foi uma guerra entre Império do Brasil e a República do Prata. O objetivo era dominar a Província Cisplatina (região a leste do rio da Prata), que corresponde atualmente ao Uruguai. Porém, a população não aceitou ser anexada à Coroa Portuguesa e, por isso, se revoltaram em busca de sua independência. Como resultado, o Império do Brasil perdeu o território e foi criada a República Oriental do Uruguai;
  • Revolução Farroupilha (1835-1845) - conhecida também como Guerra dos Farrapos, foi uma das principais revoluções que ocorreu em solo gaúcho. Era uma luta contra o governo imperial do Brasil e ocorreu na província de São Pedro do Rio Grande do Sul (atual Rio Grande do Sul). Por meio dela, os republicanos conquistaram a independência da província;
  • Guerra do Paraguai (1864-1870) - conflito que envolveu o Paraguai e a Tríplice Aliança (Argentina, Uruguai e Brasil). O Rio Grande do Sul foi invadido no período da Guerra, além de outras províncias do país.

Chegada dos Imigrantes

No século XIX, houve a chegada de vários grupos de italianos e alemães que se dedicaram ao trabalho com a terra e ajudaram no desenvolvimento do estado.

Cultura do Rio Grande do Sul

ChurrascoA cultura do Rio Grande do Sul é variada e formada pelos imigrantes que vieram para o estado. Na culinária, dentre os pratos e bebidas populares estão o chimarrão, o churrasco, o vinho e a cachaça com butiá.

Festas e Eventos

  • Procissão Fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes;
  • Festa do Divino;
  • Procissão de Corpus Christi;
  • Festa de Nossa Senhora Madre de Deus.
  • Semana da Revolução Farroupilha;
  • Exposição Estadual de Orquídeas;
  • Califórnia da Canção Nativa;
  • Kerbs (um evento popular alemão).

Danças Típicas

  • Chimarrita;
  • Jardineira;
  • Bambaquerê;
  • Congada;
  • Quebra-mana, etc.

Turismo

No turismo, pode-se desfrutar dos hotéis-fazenda do Rio Grande do Sul, além de diversos pontos turísticos do estado, tais como as praias de Torres, Tramandaí e Capão da Canoa; as ruínas criadas pelos jesuítas no século XVII; ou as cidades da serra gaúcha, famosas pelo frio.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva