Tapete Colorido Corpus ChristiO dia de Corpus Christi é um feriado móvel católico em onde é comemorada a presença de Jesus Cristo na Eucaristia, ou seja, seu corpo e seu sangue. O termo em latim Corpus Christi significa "corpo de cristo" e sempre é lembrado na quinta-feira em referência a quinta-feira santa.

O fato lembra a Última Ceia de Jesus com seus discípulos, que está descrito em João 6:54-58: “O que come a minha carne e bebe meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre."

O início dessa festa deu-se no século 13, na Bélgica, na cidade de Liège. A freira Juliana de Cornion teve visões de Jesus mostrando que não havia festas para honrar o sacramento. Depois disso, a freira lutou para que a data fosse reconhecida e em 1264 foi instituída pelo Papa Urbano IV. No Brasil, apenas em 1961 que passou a fazer parte do calendário religioso.

É uma data muito importante para a igreja católica, que sentiu a necessidade de realçar a presença real do "Cristo" no pão sagrado. As principais tradições de Corpus Christi são a missa, a procissão que simboliza a passagem do povo de Israel para a Terra Prometida, e a adoração ao Santíssimo Sacramento. Outra tradição, é enfeitar as ruas com tapetes coloridos que formam desenhos da imagem de Cristo, do cálice e do pão. Eles são feitos com serragem colorida, farinha, borra de café, flores, areia, folhas, dentre outros materiais.

O dia de Corpus Christi ocorre após o dia de pentecostes e a festa da santíssima trindade. Essa comemoração é realizada 60 dias depois da Páscoa.

Pentecostes

Esse dia vem do Antigo Testamento e é uma celebração da colheita, dia de alegria e ação de graças, em que o povo oferecia à Deus os primeiros frutos que a terra produzia. No Novo Testamento, comemora a visita do Espírito Santo aos apóstolos, que desceu sobre eles em forma de fogo. Pentecostes é a coroação da Páscoa, pois a vinda do Espírito manifesta a riqueza da vida nova do ressuscitado no coração, na vida, e na missão dos discípulos. Hoje, o pentecostes é celebrado no 50º dia após a Páscoa.

Domingo da Santíssima Trindade

No Domingo da Trindade, a Igreja Cristã comemora com alegria e ação de graças, o que o Pai, o Filho e o Espírito Santo tem feito pela salvação da humanidade pecadora. Nesse dia, é trazido à memória como os cristãos precisam corresponder ao amor que Deus dá a todos.

Textos produzidos por Laisa Agostini Vinhas e Stephanie Cristhyne Araújo da Silva
Revisado por Leticia Maciel