Nossa Senhora da Conceição AparecidaO dia de Nossa Senhora Aparecida, considerada a padroeira do Brasil para os católicos, é comemorado no dia 12 de outubro. Seu nome original é Nossa Senhora da Conceição Aparecida e é como um título católico, dedicado à Maria, mãe de Jesus. Seu santuário fica em Aparecida, cidade do estado de São Paulo. Além desse fato, é comemorado também o dia das crianças e o descobrimento da América.

A história que cerca a padroeira misteriosa é repleta de milagres. Em outubro de 1717, três pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba, em Guaratinguetá, que trouxe ao invés de peixe, a imagem da santa. Ela veio na rede dos pescadores em duas partes, a cabeça e o corpo.

Após esse acontecimento, João Alves, Domingo Garcia e Felipe Pedroso, começaram a experimentar as graças da santa. No momento, eles ainda não haviam pescado nada e após a colocarem no barco, conseguiram pescar grandes quantidades de peixes.

Felipe, um dos pescadores guardou a imagem em casa e começou a receber várias pessoas que queriam vê-la e rezar. As pessoas começaram a receber os milagres da santa e a família iniciou a construção de um oratório, que com o passar do tempo, percebeu que era pequeno para abrigar a multidão de fiéis que a visitava.

Em 1734, o vigário da cidade iniciou a construção de um capela no Morro dos Coqueiros para abrigar a imagem, construção conhecida hoje como Basílica Velha. Em 1888, a santa recebeu a visita da Princesa Isabel, pela segunda vez, que a presenteou com uma coroa de ouro cheia de rubis e diamantes e também um manto azul.

A fama da imagem foi crescendo e em 1930, o Papa Pio XI decretou que a Nossa senhora da Conceição Aparecida, seria a Padroeira do Brasil. O presidente Getúlio Vargas no ano seguinte oficializou esse título e a data de sua festa foi definida para o dia 07 de setembro, mas em 1953, a festa passou a ser celebrada em 12 de outubro. Hoje a República Federativa do Brasil reconhece isso por Lei.

Ainda em 1978, a imagem sofreu um atentado por Rogério Marcos que deu três golpes no vidro da santa e arremessou no chão quebrando-a. Ela foi restaurada por Maria Helena Chartuni, no Museu de Arte de São Paulo.

Com a chegada de curiosos, romeiros, pessoas religiosas de todo país para visitar e deixar os seus votos, a antiga capela foi tornando-se pequena para muita gente. Assim, foi construída a atual Basílica Nova, chamada também de Catedral-Basílica de Aparecida, local onde se encontra a imagem verdadeira da santa, localizada na cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo. O Papa Paulo VI presentou a santa com uma rosa de ouro por causa dos feitos que ela havia realizado. Mais tarde, O Papa João Paulo II, em 1980, visitou o santuário da santa e a consagrou.

Outros Milagres de Nossa Senhora Aparecida

Escravo Zacarias

O escravo havia fugido de uma fazenda no Paraná e foi capturado no Vale Paraíba por um capitão do mato e acorrentado. Quando eles passaram pela capela da santa, o escravo pediu permissão para rezar, e com toda sua fé, as correntes se romperam. Por causa disso, seu senhor o libertou.

Menina Cega

Essa menina passava com a mãe em frente a Basílica e falou: “Mãe, como aquela igreja é bonita”. A partir desse momento ela estava enxergando e a mãe viu que ela tinha sido curada.

Conversão do Cavaleiro

Um cavaleiro ateu que andava na cidade viu a fé dos romeiros, caçoou de sua fé e tentou entrar na igreja a cavalo para destruir a santa. Nesse momento as patas do cavalo ficaram presas nas escadas da igreja.

Textos produzidos por Laisa Agostini Vinhas e Stephanie Cristhyne Araújo da Silva
Revisado por Leticia Maciel