Lápide CemitérioO dia de finados é uma celebração tradicional da Igreja Católica e representa o ato de gratidão em relação aos que se foram. Ao visitar o cemitério e rezar aos mortos, as pessoas estão ajudando os defuntos a serem libertos de suas penas, auxiliando em sua purificação, de acordo com o Catecismo da Igreja Católica (CIC).

Desde o século I, os cristãos tinham o costume de rezar pelos falecidos. No século V, a igreja decidiu reservar um dia para rezar pelos mortos que ninguém lembrava. Santo Odilon, o abade da cidade de Cluny, na França, em 998, pediu para os monges rezarem pelos mortos e essa petição se espalhou para os mosteiros beneditinos relacionados a Cluny, auxiliando na disseminação desssa comemoração em vários países da Europa.

A partir do século XI, os Papas Silvestre II e Leão IX decidiram que era preciso que todos dedicassem um dia aos mortos.

No século XIII, o dia de finados passou a ser comemorado em 2 de novembro, pois dia 1º de novembro é a Festa de Todos os Santos. Santo Odilon utilizou essa justificativa para que o dia dos falecidos fosse lembrado. Portanto, esse é um dia de respeito, para que as famílias possam celebrar a vida eterna das pessoas falecidas. Além disso, é um dia de misericórdia e também de perdão e amor.

Nessa dia, as pessoas visitam seus entes queridos no cemitério, realizam missas, fazem orações por aqueles que morreram, utilizam vestimentas na cor preta ou roxa, entoam cânticos e fazem ornamentações simples.

Confira o significado e as crenças dos objetos utilizados no dia de finados:

  • Flores: As pessoas costumam levar flores ao cemitério. Uma das mais comuns por causa de sua durabilidade e utilizadas em velórios, são as plantas chamadas crisântemos.
  • Velas: Representam a luz para os falecidos, ou seja, todos os bons feitos que eles realizaram aos seus parentes e amigos.
  • Dia Nublado ou Chuvoso: O dia de finados se torna nublado, por causa das lágrimas dos falecidos que estão sendo derramadas do céu.
  • Terra do cemitério: dizem que não pode-se levar essa terra para casa, pois é sinal de azar.

Día de los Muertos no México

Festa Muertos MéxicoNo México, o dia dos mortos é comemorado de uma maneira diferente. Ao invés de serem simples e recatados, eles fazem festas, tocam músicas, fazem fantasias e decorações com caveiras homenageando o dia dos mortos.

Essa comemoração chegou antes da colonização dos espanhóis. Em algumas comunidades da América do Norte e em países da América Central, principalmente de população mexicana ou centroamericana. Eles fazem essa festa nos dia 01 e 02 de novembro. As pessoas acreditam que a alma das crianças volta no dia 01 e dos adultos no dia 02. Essa tradição existe há mais de 3000 anos. Veja abaixo os símbolos mais utilizados:

  • Caveira: As caveiras mexicanas estão em vários lugares, camisetas, chaveiros, quadros, doces.
  • Calavera de Dulce: São as caveiras doces feitas com açúcar e nela as pessoas escrevem o nome do morto.
  • Flores: Semelhante ao Brasil, as flores são utilizadas para enfeitar o túmulo dos mortos. A flor crisântemo, chamada de Cempasúchiti ou flor de cuatrocientos pélalos, pode atrair e guiar a alma dos mortos.
  • Pan de Muertos: É um pão doce com pitadas de açúcar.
  • Oferendas e Altares: Quando é impossível visitar os túmulos, as famílias fazem em casa, altares decorados com desenhos que lembrem o purgatório com comidas para o morto como pães, bebidas, brinquedos, cigarros, etc.

Textos produzidos por Laisa Agostini Vinhas e Stephanie Cristhyne Araújo da Silva
Revisado por Leticia Maciel