Nascimento de JesusO natal é comemorado no dia 25 de dezembro. Mas antes da chegada desse mês, o comércio e a população já começam a se preparar para a grande data. As comemorações de Natal contam com a ceia que ocorre à meia noite do dia 24 para o dia 25, e com o tempo foram ganhando outro caráter, como a presença do Papai Noel, e a troca de presentes e cartões.

Nas diversas culturas, a passagem de ano tem o objetivo de trazer novos conceitos e pensamentos sobre o novo ano e renovação do mundo. No Cristianismo, uma das principais figuras dessa época, é Jesus Cristo. No natal é comemorado o nascimento de Jesus, o salvador do mundo que reafirma os conceitos utilizados em outras culturas, como por exemplo, pode-se citar os povos da mesopotânia. Eles comemoravam o Zagmuk, época em que demônios horríveis despertavam e Maruk, sua principal divindade, aparecia para matá-los. Nas festas um homem era escolhido, vestido como rei e depois sacrificado para levar os pecados do povo.

Na Roma Antiga, a data era utilizada para homenagear o nascimento do deus sol, cujo nome da era Natalis Solis Invcti ou Nascimento do Sol Invencível. Além disso, em dezembro havia a festa da Saturnália, em homenagem a Saturno, o deus da agricultura, com muita comida e bebida.

Com o surgimento do cristianismo no Império Romano, foi instituido o dia 25 de dezembro como o nascimento de Jesus, apesar do dia 25 ser apenas "simbólico", porque as contas do nosso calendário são totalmente diferentes e não se sabe ao certo o dia em que Jesus nasceu. Uma das explicações da data, é para que ela corresponda com qualquer festival histórico romano ou com o solstício de inverno, que significa a noite mais longa no hemisfério norte. Nos países eslavos e ortodoxos que tem calendários baseados no calendário juliano, o natal é comemorado no dia 7 de Dezembro. A data foi reconhecida pelo Papa Julius I (337 a 352).

Curiosidades de Natal

  • Na Espanha, as famílias se reunem para a ceia no dia 24 de dezembro, mas apenas no dia 6 de janeiro que os presente são trocados. As crianças tem uma tradição de pendurar os sapatos na janela para que os cavalos dos reis magos possam colocar os presentes.
  • Na Itália, as famílias se reunem para rezar e os presentes também são trocados no dia 6 de janeiro, data em que os reis magos visitaram Jesus. As crianças italianas acreditam que a fada Befana trará os presentes.
  •  Na Inglaterra e nos Estados Unidos são criados os maravilhosos bonecos de neve. As crianças penduram meias nas lareiras no dia 24 à espera de que Santa Claus (Papai Noel) deixe seus presentes. Na noite de natal, eles se reúnem, cantam músicas.
  • Na China, árvores são decoradas com folhas de papel e argola e são nomeadas de árvores de luz. As casas são decoradas com lanternas de papel e as crianças colocam suas meias perto da cama para que Dun Che Lao Ren, o Papai Noel da China, deixe os presentes. Nessa data, já é comemorado o ano novo chinês.
  • O papai noel teria surgido no século 4. Diz a lenda que Nicolau Myra era um bispo rico que presenteava as pessoas, assim ele livrou três moças pobres que iriam para o prostíbulo para se sustentar. Numa noite de inverno o bom velhinho lançou saquinhos de ouro pela chaminé para cada uma das jovens. Após a sua morte, o bispo foi canonizado pela Igreja Católica.

Textos produzidos por Laisa Agostini Vinhas e Stephanie Cristhyne Araújo da Silva
Revisado por Leticia Maciel