Floresta AmazôniaAs belezas naturais da região norte encantam por causa da Floresta Amazônia. A riqueza de suas paisagens e de seus animais atraem pessoas do mundo todo. Por ter sido uma das últimas regiões colonizadas, a floresta se manteve com áreas preservadas e uma biodiversidade incrível. Assim, tornou-se um dos principais atrativos para a prática de ecoturismo no país, que é uma forma de turismo que não agride o meio ambiente.

Dentre os principais pontos turísticos estão: o Encontro das Águas, o Festival Folclórico de Parintins, a Ilha de Marajó, o Teatro Amazonas e o Pico da Neblina.

Principais Pontos Turísticos do Norte do Brasil

Encontro das Águas

É um fenômeno que ocorre devido a confluência dos rios Negro (água preta) e Solimões (água barrenta). Ao longo do curso, a água dos rios não se misturam. Esse encontro é uma das principais atrações turísticas de Manaus (AM).

Festival Folclórico de Parintins

Esse festival é considerado um dos mais populares da região. Tem atraído muitos turistas para suas apresentações, tanto é que é uma das mais visitadas por estrangeiros. Essa festa é semelhante ao carnaval brasileiro, porém há maior valorização da cultura regional e a presença da arena Bumbódromo (construída especialmente para o evento). O festival ocorre em junho, na cidade de Parintins (AM).

Ilha de Marajó

A Ilha de Marajó, no Pará, é uma das principais atrações turísticas do estado. Está a oeste da foz do rio Amazonas, sendo banhada também pelo rio Tocantins e o oceano Atlântico. É a maior ilha fluviomarinha do mundo, ou seja, cercada por rios e mar. Para chegar até a ilha é necessário estar em Belém, de onde partem balsas e barcos rumo a capital da ilha, chamada Soure, com uma viagem que dura cerca de três horas. Os pontos de destaque da ilha são suas praias (Pesqueiro, Joanes, Barra Velha, etc.), passeio de búfalo, animais que são os símbolos da ilha, ecoturismo (rafting e trilhas), dentre outras atividades.

Teatro Amazonas

Teatro AmazonasO Teatro Amazonas foi inaugurado em 31 de dezembro de 1896. O ciclo da Borracha, foi um dos principais períodos que contribuiu para sua construção, pois foi nele, que houve uma melhoria na economia, devido à exportação da borracha.

Desde sua criação já apresentava óperas, peças teatrais, shows de cantores líricos e populares, corais, orquestras, musicais e demais apresentações. Além disso, o teatro é um símbolo da cidade de Manaus, pois ele guarda um acervo rico sobre a história, funcionando também como um museu.

Pico da Neblina

Ao norte do Amazonas está o Pico da Neblina, o pico mais alto do país, localizado na serra do Imeri, próximo à fronteira da Venezuela, no município de São Gabriel da Cachoeira. Devido a sua riqueza e biodiversidade sua área foi transformada em reserva nacional, o Parque Nacional do Pico da Neblina. As visitas ao pico somente são realizadas através dos transportes fluvial e aéreo.

Cidades Turísticas da Região Norte

Existem várias opções de cidades e atrações turísticas na região norte. As cidades como Belém, Boa Vista, Manaus e Rio Branco, por exemplo, são destinos que incentivam o turismo na região, por causa do seu centro histórico. Outras são mais interessantes para os aventureiros que adoram praticar ecoturismo. Jalapão é um exemplo disso, uma área localizada no estado do Tocantins, que ocupa oito municípios.

Turismo no Amazonas

No Amazonas é comum estar em locais privilegiados por suas belezas naturais, por isso, o estado é famoso por seus roteiros de ecoturismo. Por todos os lados, existe floresta, rios e cachoeiras, fato que ajuda o visitante a ter um contato mais íntimo com a natureza. Ainda mais com os passeios de canoa, as trilhas, as noites em hotéis no meio da selva, passeios de barco e muito mais.

Manaus

A cidade de Manaus, também capital do Amazonas, é o destino favorito dos visitantes da Região Norte. Nela estão presentes pontos turísticos famosos como o Teatro Amazonas (que se tornou uma das novas maravilhas do mundo), o Museu de Ciências Naturais da Amazônia, Memorial dos Povos da Amazônia, Museu do Índio, o Palácio Rio Negro, o Porto Flutuante de Manaus, dentre outros. Uma das curiosidades é que a cidade recebe vários navios cruzeiros ao longo do ano, fato que contribui com a atividade turística

Zona Franca de Manaus

Para quem está em busca de uma variedade de produtos à preços baixos, basta procurar a Zona Franca de Manaus. Esse polo industrial, como é conhecido atualmente, foi construído em 1967, como uma área de livre comércio. Mas antes, já havia sido idealizado como um Porto Livre. Um dos atrativos do local é o fato de não haver a cobrança de impostos para os produtos comprados fora do país. Assim, os visitantes podem encontrar televisores, celulares, motocicletas e muito mais.

Parintins

A cidade de Parintins é marcada pela sua história e cultura, ainda mais porque ela é sede do Festival Folclórico de Parintins, que tem duração de três dias e acontece no final do mês junho. Conta com a rivalidade entre o boi Garantido (vermelha) e o boi Caprichoso (azul), no Bumdódromo, além de apresentações de influência indígena e histórias sobre o dia a dia dos ribeirinhos. O turista pode realizar diversas atividades, tais como passear pelo Lago Macurany, tomar banho no rio Uiacurapá, experimentar as deliciosas comidas regionais, etc.

Turismo no Pará (PA)

O estado do Pará conta com importantes atrativos turísticos que contribuem para a formação de emprego e geração de renda. Um dos paraísos do Pará são as ilhas de Marajó e Alteir do Chão.

Belém

Belém é a capital do estado do Pará, um dos destinos famosos da região Norte. Possui várias construções históricas, além de praias próximas, tais como as praias da Ilha de Mosqueiro e a Praia do Vai-Quem-Quer (Ilha de Cotijuba). Os pontos turísticos em destaque são o Planetário Sebastião Sodré da Gama, o Theatro da Paz - um dos mais luxuosos do país -, e o Mercado Ver-o-Peso, símbolo da cidade, localizado às margens da baía do Guajará, popular por causa de seus produtos alimentícios e aromas deixados pelas ervas medicinais.

Santarém

Localizada na confluência dos rios Tapajós e Amazonas, era uma antiga aldeia dos índios Tapajós. Possui áreas cercadas por floresta tropical, igapós e cerrado. Além disso, uma das atrações é ver o encontro do rio Tapajós de águas azuis com o Amazonas, cujas águas são barrentas, que correm lado a lado sem se misturar. Os rios formam praias e ilhas belíssimas, como as de Praia Grande e Alter do Chão.

Alter do Chão

É uma aldeia de pescadores que forma uma belíssima praia durante a vazante do rio Tapajós, nos meses de agosto a janeiro. De águas azuladas e areias brancas foi nomeado de Caribe Amazônico e está a cerca de 35 quilômetros de Santarém. Quando o volume do rio abaixa, são expostas várias faixas de areia. Dentre as praias mais procuradas estão a da Ilha do Amor e do Cajueiro.

Turismo em Roraima (RO)

O estado de Roraima tem um grande destaque para suas belezas naturais. Um exemplo disso é o Monte Roraima, considerado a segunda maior montanha do país. O monte atrai turistas aventureiros, cientistas e outros curiosos. Além disso, é possível realizar caminhadas por trilhas e visitar as cachoeiras da Serra do Tepequém, em Amajarí, na fronteira com a Venezuela. Os pontos turísticos que se destacam são: Sítio Arqueologico da Pedra Pintada, Monte Roraima, Parques Nacional do Monte Roraima e Nacional do Viruá.

Boa Vista

A cidade de Boa Vista é a capital do estado de Roraima. Há um grande destaque para o artesanato, em especial o indígena e também há vários pontos turísticos, dentre os quais, pode-se citar: Palácio da Cultura Nenê Macaggi, Parque Anauá, o Centro Histórico e a Orla Taumanan.

Turismo no Acre

O estado do Acre, em sua grande parte, possui uma área de mata intocável e por isso reúne várias belezas, dentre elas estão os rios, a floresta amazônica, o Lago do Amapá, o Parque Urbano Chico Mendes e o Parque Nacional da Serra do Divisor, por exemplo. Há também construções belíssimas como o Museu da Borracha, o Horto Florestal de Rio Branco, dentre outros.

Rio Branco

A cidade de Rio Branco, capital do Acre, é voltada para o ecoturismo, com a prática de esportes no Parque da Maternidade. Mas existem dois outros pontos turísticos ideais na cidade, um é o Teatro Plácido de Castro, construído em 1990, em homenagem ao líder da Revolução Acreana; E, o outro, a Árvore Gameleira, uma das mais antigas do local, onde um dos primeiros desbravadores da cidade, Neutel Maia, acampou. A capital tem forte influência indígena e também nordestina, um folclore rico, artesanato, pratos típicos e doces regionais.

Turismo no Amapá

O estado do Amapá tem sua capital Macapá, cortada pela linha do Equador. Ele faz fronteira com a Guiana Francesa. Uma das principais atrações do local é a Fortaleza de São José, no Macapá. Pode-se encontrar também feiras de artesanato, o Marco Zero, o Porto de Santana, no município de Santana, dentre outros.

Macapá

O Macapá é a capital do estado do Amapá. Ela possui diversos pontos turísticos sendo os principais a Fortaleza de São José do Macapá, construída em 1782 para proteger o rio Amazonas. Possui muralhas com cerca de 127 m² e 15 metros de altura; e o Marco Zero, um monumento que marca o local onde a linha do Equador divide a Terra nos hemisférios norte e sul. Outras atrações: o Museu Angelo Costa Lima, a Casa do Artesão e do Índio, a Igreja São José, etc.

Turismo em Rondônia

O estado de Rondônia conta com vários atrativos naturais e históricos. Os pontos turísticos de Rondônia são: Museu Estadual de Rondônia, Catedral de Porto Velho, Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (em Porto Velho), Parque Natural Municipal de Porto Velho, Parque Nacional de Pacaás Novos, dentre outros.

Porto Velho

A capital Porto Velho é marcada pelo seu patrimônio histórico, cujas atrações são a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, a Catedral do Sagrado Coração de Jesus, o Cemitério da Candelária, a Locomotiva Coronel Church, que foi a primeira a vir para a Amazônia, em 1872; as Três Caixas d'Água, também conhecidas como As Três Marias, são caixas localizadas no centro da cidade, utilizadas para seu abastecimento até 1957, etc. Há também museus, restaurantes, shoppings e espaços para lazer.

Turismo no Tocantins

O estado do Tocantins possui vários corredores ecológicos, fato que o qualifica como um dos que tem uma rica biodiversidade. Estando no centro do pais, seu relevo regional é cortado pelas Serras Gerais que exibem as belíssimas serras do estado, contribuindo para a formação de cachoeiras, corredeiras e grutas. Os pontos turísticos que mais se destacam no estado são o Morro do Governador, um dos mais expressivos de Palmas; e, as maravilhosas dunas e paisagens do Jalapão, uma área que faz parte dos municípios de Mateiros, Novo Acordo, Lagoa do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Santa Tereza do Tocantins, Lizada, São Félix do Tocantins, a Lagoa da Confusão (localizada em cidade homônima), dentre outros.

Palmas

A capital do Tocantins, Palmas, teve sua fundação em 1989. Por ser uma cidade planejada, possui avenidas largas e longas que se separam por rotatórias e parques. Os pontos turísticos de maior destaque na cidade são o Morro do Governador, a Cachoeira do Roncador, Bosque dos Pioneiros, a Praia da Graciosa - uma das mais populares -, o Parque Cesamar, a Trilha do Brejo da Lagoa, dentre outros.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva