BactériaFazem parte do Reino Monera todos os organismos procariontes, unicelulares, compostos por bactérias e cianobactérias.

Elas podem se agrupar como um arranjo formando colônias ou viverem livres no ambiente. Quando vivem livres podem adquirir a forma esférica (cocos), de bastão (bacilos), helicoidal (espirilos) e vibriões (formato de vírgula); mas, quando se agrupam formando uma colônia podem ser chamadas de estreptococos, estafilococos e diplococos.

Com relação a ingestão de alimentos podem ser autótrofos, quando, por meio da fotossíntese ou quimiossíntese adquirem seu alimento; ou heterotróficos, quando não possuem seu alimento e se alimentam de matéria em decomposição ou como parasitas em um ser vivo.

Obs.: O termo Monera foi retirado de classificações recentes, como por exemplo, a de Carl Woese, agrupadas no Domínio Bacteria. Mas ainda, ele é muito utilizado dentro da Biologia.

Estrutura das Bactérias

As bactérias são formadas por uma parede celular onde está presente a substância peptidioglicano, uma membrana plasmática, os ribossomos, além de um cromossomo que possui DNA. Com relação a sua respiração, as bactérias anaeróbicas, utilizam o oxigênio para gerar energia; há também as anaeróbicas facultativas (vivem com ou sem oxigênio) e as anaeróbicas restritas (não sobrevivem com a presença de oxigênio).

Elas podem se reproduzir de forma sexuada, onde se unem fazendo a troca de material genético (conjugação), quando sofrem transformação ou quando são transferidos genes de uma bactéria para outra por meio de vírus bacteriófagos (transdução); e assexuada, onde uma se divide em duas novas bactérias, reprodução conhecida como cissiparidade ou bipartição.

Bactéria

São as representantes do grupo das bactérias. Apesar de algumas delas transmitirem doenças para os seres humanos, outras são importantes para a manutenção da vida na Terra.

  • São responsáveis pela decomposição dos organismos mortos, realizando a reciclagem da matéria orgânica;
  • Há também, as que agem como fotossintetizantes, liberando oxigênio para o ambiente;
  • São utilizadas na indústria alimentícia para a produção de alimentos, tais como iogurtes, etc.

Doenças Bacterianas

Quando introduzidas em ambientes propícios para sua reprodução, podem evoluir e desenvolver inúmeras doenças:

Cianobactérias (Algas Azuis)

As cianofícias ou algas azuis estão presentes em água doce, salgada ou em terra úmida. Elas podem aparecer em árvores, no seu tronco ou em pedras. Esse grupo é capaz de absorver o nitrogênio direto da atmosfera e possuem clorofila, fato que contribui para a realização da fotossíntese.

Archaea (Arquea)

A palavra archeo, significa antigo ou primitivo. O termo utilizado inicialmente era archaebacterias para definir os organismo primitivos, diferentes das bactérias em sua genética e bioquímica. Mas, posteriormente, foram classificadas dentro de um divisão diferente, proposta por Carl Woese, em seu Sistema de Três Domínios, com o nome de Archeas. Elas vivem em ambientes impróprios para muitos seres vivos, tais como pântanos, águas salinas ou termais, no estômago de animais, etc. Ex.: As Termófilas Extremas, que vivem em águas com temperaturas elevadas.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva