Ilustração Sacola DinheiroUma pergunta muito comum que muitas pessoas se fazem, principalmente as que administram o orçamento de uma família, empresa, ou até mesmo o pessoal, é: como fazer um controle financeiro? Como controlar dívidas, financiamentos, investimentos, compras e outros itens essenciais na vida doméstica, pessoal ou empresarial?

Atualmente, existem inúmeros aplicativos e softwares elaborados para a inserção de dados do dia a dia e que facilitam e tornam mais prático o processo do controle financeiro. O download desses programas está disponível em diversas páginas da internet.

Na internet, também é possível encontrar planilhas online e para download para essa finalidade. Existem também empresas que podem controlar suas finanças por você. Veja a seguir detalhes dos tipos de controle financeiro:

Controle Financeiro Pessoal e Doméstico

Como qualquer controle financeiro, o pessoal ou doméstico vai mostrar as entradas e saídas de dinheiro, com a exclusividade de ser tratar da renda familiar, com finalidades e gastos de toda a família.

Em uma planilha excel, agrupe os gastos por categorias, como “educação, serviços públicos, alimentação, moradia, lazer, etc”. Na coluna “descrição”, descreva aquele gasto, por exemplo, no caso de lazer, o gasto foi com cinema. Insira também os valores de cada um e as datas do fluxo.

Depois de um tempo de despesas registradas (além da receita, ou seja, ganhos das pessoas que possuem renda), poderá reduzir os custos, dependendo pra onde está indo o dinheiro. Quando começar a “sobrar dinheiro” é chegada a hora de fazer investimentos.

Controle Financeiro Empresarial

Uma situação muito comum que pode ser verificada em pequenas empresas, nos dias atuais, é a ausência de controle financeiro em suas atividades empresariais. No entanto, esse é um detalhe essencial para se manter o controle sobre gastos, planejar reduções e manter as despesas dentro dos limites.

Os itens fundamentais de uma análise e planejamento financeiro de uma empresa, são: fluxo de caixa (saldo disponível de caixa, a partir de dados de recebimentos e pagamentos), demonstrativo de resultados (volume de vendas, custo de mercadorias vendidas, despesas fixas ou variáveis e apuração do lucro líquido) e balanço patrimonial (valores do ativo, passivo a apuração do patrimônio líquido da empresa.

É muito importante ser rigoroso e disciplinado com os dados financeiros que constarem na planilha. A partir do controle é possível o estabelecimento de metas e estimação mensal de lucros. Em planilhas, de forma organizada, elabore o Controle de Caixa, Controle de Conta Corrente, de Contas a Receber e a Pagar.

Textos produzidos por Laisa Agostini Vinhas e Lorena Rodrigues dos Santos

Revisado por Cristiana Chieffi