Pagar DívidasDecidir pagar as dívidas já é um passo muito importante para quem quer se livrar desse problema. Nessa fase você já assumiu a responsabilidade da sua dívida e tem a consciência de que tomou as decisões erradas e por isso se encontra com essa dívida.

Se você recebeu um dinheiro inesperado aproveite para quitar algumas dívidas. O 13º salário é uma ótima maneira de se livrar das contas. Se você mapeou as dívidas e descobriu que não consegue pagar a negociação de todas elas o interessante é focar nas contas maiores para reduzir os maiores juros. Nunca deixe de pagar contas como supermercado, água, aluguel e luz para quitar uma dívida, pois são os primeiros a afetar sua vida familiar. Não dá para atropelar as fases e limpar o nome pode ser um processo demorado.

Pagar a dívida atrasada exige mais do que força de vontade, pois é preciso que a empresa ofereça algumas facilidades ao devedor. As dívidas acumuladas podem ser refinanciadas, ou seja, estabelecidos novos valores e prazos para pagamento. O primeiro passo é manter contato com o financeiro da empresa para saber o valor total da dívida, a quantidade de prestações e qual seria o desconto em pagamentos à vista.

Há muitos casos com bons descontos sobre os juros da dívida, mas para tal é importante negociar com a instituição credora. Pesquise bastante para evitar o pagamento de juros altos e limpar seu nome na praça.

Passo a Passo para Pagar Dívidas

1º Renegocie sempre

Você pode procurar a loja ou o estabelecimento que esteja devendo a fim de solicitar a renegociação de sua dívida. Isso é extremamente recomendável, pois você pode conseguir descontos e valores atraentes. Em alguns casos vale a pena pedir um empréstimo a juros baixos e pagar toda a dívida para adquirir uma menor.

2º Priorize as Dívidas

Essa deve ser sua prioridade em relação a tudo que envolver dinheiro em sua vida. Tudo aquilo que pode ser deixado para depois deve ser deixado de lado para que você faça esse pagamento. O intuito é não criar mais dívidas e evitar gastos desnecessários. Fale com os amigos e familiares que está passando um momento de economia e que evitará saídas não programadas de casa ou programas que envolvam muitos gastos.

3º Evite Pagar o Mínimo dos Cartões

Não pague o mínimo de seus cartões, seja de crédito ou loja, pois você acumulará uma dívida enorme que possivelmente não poderá pagar. Se refinanciou a dívida nunca deixe de pagar uma parcela porque isso acaba com o parcelamento e gera novos juros.

4º Não Invista se você tem dívidas

Se você está investindo seu dinheiro em alguma aplicação, mas possui dívidas, você deve usar esse dinheiro para pagar suas contas. Não vale a pena guardar um dinheiro se você tem um monte de contas a pagar.

5º Não contraia mais dívidas

Parece óbvio, mas as pessoas tem a tendência de continuar gastando e comprando durante a negociação de um débito. Nunca faça isso! Suas dívidas, como está no segundo item dessa lista, são sua prioridade.

  • Arrume uma outra renda: Sabe cozinhar bem? Faça bolos para vender no trabalho (com autorização do chefe, é claro), venda roupas que não usa mais para um brechó ou use horários disponíveis para conseguir um segundo emprego.
  • Não Tenha Vergonha: Não tenha vergonha pelas dívidas adquiridas e estabeleça uma estratégia para financiar e pagar os débitos juntamente com a empresa que você está devendo.
  • Analise seu problema: Para pagar uma dívida é necessário estabelecer uma estratégia com o valor correto de cada uma de suas contas, ou seja, as dívidas. Só depois disso você poderá traçar um planejamento para paga-las.
  • Reserve Dinheiro para Pagar Dívidas: Por mais que você queira pagar suas contas muito rápido é necessária muita cautela e paciência. Não use mais que 30% do seu orçamento com esse pagamento porque você terá outras contas a pagar como supermercado, combustível, educação, etc.
  • Analise as Dívidas mais Caras: Priorize os valores maiores e tente renegociá-lo.
  • Peça Ajuda: Muitos órgãos públicos fornecem ajuda financeira gratuita. Procon, defensoria pública e Idec costumam dar esse suporte.
  • Fale com a Família: É importante o apoio de toda a família para incentivá-lo a pagar e a economizar nas contas em casa.
  • Tenha Paciência: Você não conseguirá pagar tudo de uma vez, portanto não se estresse e use a paciência a seu favor.
  • Comemore os pagamentos: A cada dívida comemore com sua família, pois trata-se de uma conquista de todos.
  • Não venda bens: Não vale a pena desfazer-se de seus bens para quitar uma dívida. Você perderá aquilo que passou tanto tempo para pagar.

Simpatia para pagar as dívidas: Escreva em uma folha branca todas as suas dívidas. Coloquei em um envelope e feche. Escreva por fora do envelope a seguinte frase: “À luz branca que emana do Senhor, me ajude a pagar minhas dívidas”. Depois guarde o envelope e sempre que for pagando as dívidas risque-as do papel e agradeça à luz branca do Senhor.

Textos produzidos por Patrícia Aline Pereira da Silva