Gráfico Finança EmpresarialO controle financeiro é essencial para o futuro promissor de sua empresa, pois um dos principais problemas das empresas que fecham as portas no Brasil é a falta de planejamento. Toda empresa precisa estabelecer esse controle e se o planejamento pessoal já dá trabalho imagina fazer isso para uma empresa toda.

Elas funcionam em um ritmo mais rápido, é necessário que se tenha respostas imediatas para qualquer eventual problema e ter organização e planos de ação ajudam a evitar problemas.

No caminho inverso à falência, muitas empresas buscam elevar seus padrões profissionais e produtivos. Para isso, o planejamento financeiro é primordial, pois determina os rumos de uma empresa.

Um orçamento exerce duas funções: planejar e controlar. É o responsável pela estimativa do custo do produto/matéria-prima, da contratação de funcionários/mão-de-obra, das despesas da empresa e das vendas.

Planejar ajuda a alcançar suas metas, criando um mecanismo para coordenar e controlar diversas ações. Seja este operacional (que podem ser feitos no mês, semana ou dia seguinte), a curto ou longo prazo.

Cabe a empresa escolher a melhor forma de controlar sua área financeira. Seja com um profissional ou um programa gestor escolha uma forma de controlar esses valores. Sem essa administração, recursos podem ser perdidos em investimentos desnecessários e gastos poderão ser realizados mesmo sem fluxo de caixa.

O fluxo de caixa também é muito importante para a gestão da empresa, pois nele são registradas as entradas e saídas de acordo com um certo período. Com ele a empresa pode saber quando ficará sem recursos e assim pode recorrer antecipadamente a outras fontes de capital.

Conheça a situação econômica da empresa para que tenha ciência do crescimento de seu negócio. O acompanhamento dos gastos adquiridos é essencial para não gastar mais que o necessário e conseguir administrar custos e despesas.

O Sebrae disponibiliza um extenso material sobre planejamento financeiro para quem deseja melhorar sua empresa ou deseja saber mais informações sobre serviços financeiros.

Problemas Financeiros na Empresa

  1. Separe suas finanças de pessoa física da jurídica e evite transtornos ao misturar contas e pagamentos;
  2. Saiba exatamente quais são os curtos fixos e variáveis da empresa;
  3. Faça controle dos processos gerenciais da empresa como pagamentos, recebimentos, vendas, fluxo de caixa, etc.
  4. Demitir muitas vezes pode não ser um bom negócio. Os custos trabalhistas, contratação e treinamento podem sair mais caros do que um investimento no negócio.
  5. Procure expandir seus produtos para novos mercados em busca de oportunidades. Lembrando que tudo deve ser estudado previamente pelo empresário.
  6. Associe-se aos concorrentes para aumentar a probabilidade de descontos, maiores prazos de pagamentos e menores preços.
  7. Negocie sempre com os fornecedores;
  8. Dê preferência a qualidade dos produtos oferecidos porque qualquer alteração na matéria-prima será percebida pelo cliente final;
  9. Veja a melhor possibilidade para o pagamento das dívidas: refinanciamento, prestações menores, linhas de crédito, etc.

Textos produzidos por Patrícia Aline Pereira da Silva