Letras AlfabetoO significado de cada nome está carregado de dados históricos, cercados de mitos e curiosidades. A ciência que estuda os nomes é chamada de onomática. Os nomes e sobrenomes ajudam-nos a encontrar parentes próximos, documentos, o local onde vivem e dados sobre a história do planeta.

Antigamente, para montar a árvore genealógica com os mais diversos nomes e sobrenomes, era preciso despender um longo tempo em pesquisa. Hoje, muitas vezes, com o auxílio da internet, esse tempo é reduzido, mas isso não significa que o trabalho seja pouco. Existem sites que combinam nome e sobrenome a ajudam a procurar pessoas com sobrenomes idênticos, com data de nascimento e local onde vivem.

Atualmente, as pessoas escolhem os nomes dos filhos de acordo com cantores famosos, atores ou mesmo ao acaso, mas antigamente, a escolha de um nome era motivo de grande preocupação. O nome escolhido poderia interferir no caráter ou no futuro da pessoa.

Juridicamente, o nome é importante, pois através dele um indivíduo poderá adquirir seus bens, abrir contas bancárias, ser fichado em uma empresa, ter sua documentação.

O nome é formado por duas partes:
Prenome: Significa nome próprio.
Patronímico ou Matronímico: Significa nome de família (sobrenome), adquirido por casamento, filiação ou processo.

Para a alteração de seu sobrenome, é necessário ser maior de idade e ter um bom motivo para requerer a alteração. Já o nome próprio, somente se ele expõe a pessoa ao ridículo. Nome é obrigatório e para os atos privados é possível usar pseudônimos ou nomes fictícios, como em livros, nos esporte, por atores, etc.

Já os sobrenomes, podem ser divididos em quatro categorias:

Sobrenomes de Parentesco

Patronímico: sobrenome do pai.

Matronímico: sobrenome da mãe.

Na maioria dos países, os sobrenomes derivavam do nome próprio do pai. Assim, poderiam ser usados, sufixos que se ligavam aos sobrenomes:

Inglês: -son 'filho de'

Grego: -pulor

Polonês: -wiecs

Finlândes: -nen

No inglês, os sobrenomes que terminam em 's' podem significar uma pessoa que trabalhou para outra ou de uma mulher que perdeu o marido e agora se tornou viúva. Ex.: Parsons.

Sobrenomes Apelativos

  • Sobrenomes que derivam de características físicas das pessoas. Ex.: Alexandre Costa Curta.
  • Existem também nomes maiores que foram abreviados. Ex.: Mezzeti variante de Giacomazzeti.
  • Atribuição de nome de animais. Ex.: João Lobo.

Sobrenomes ocupacionais

Identificação dos sobrenomes devido ao trabalho que pessoas executavam durante a Idade Média, na Europa. Outro método para identificar famílias e indivíduos nesse mesmo período começou nas cruzadas, com sobrenomes relacionados a escudos e brasões.

Sobrenome de Local

- Toponímicos: nome do local de nascimento de seu portador inicial.

- Locativos: características topográficas do local de residência do primeiro portador. Ex.: Flávio Belmonte (monte belo).

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva

Revisados por Cristiana Chieffi