Decoração SalaA decoração de uma casa pode ajudar a deixá-la mais agradável e confortável para seus moradores. Uma boa pesquisa em revistas de decoração, sites ou blogs sobre o assunto é super importante para que o morador encontre algo que pareça com seu estilo.

Antes de tudo, deve-se realizar uma análise das dimensões das paredes, posicionamentos de tomadas e as demais exceções que possam existir. Somente após essas primeiras medidas, é que você pode iniciar a compra das mobílias e alguns objetos decorativos.

Decoração para Salas

A sala é o local onde ocorrem as reuniões das famílias e devido a isso, a decoração deve ser pensada com base nos gostos de cada membro dela. Esse lugar pode se tornar mais versátil caso ele seja dividido em diversos espaços:um local para que sejam feitas as refeições; um local para televisão e outro para o sofá; um espaço reservado para estudos e leitura, dentre outros.

Além disso, é um local que pode ser colorido graças ao seu aspecto familiar. Os móveis escolhidos devem ser conforme sua resistência e multifuncionalidade. Devem ser resistentes porque é um local que transparece conforto e descontração e a mobília multifuncional ajuda a utilizá-los em diversas funções.

As cores das paredes da sala podem ser pintadas de maneira vibrante; porém, a colocação de adesivos ou mensagens também harmonizam esse ambiente. O estilo a ser adotado na decoração nesse cômodo pode variar entre minimalista, hi-tech, rústico ou contemporâneo. As plantas ou cestos podem ser utilizados para esconder os fios de telefones, televisões e DVDs. Caso você tenha uma sala pequena, pode optar por colocar um espelho do chão ao teto para dar a sensação de que o espaço é maior. Além disso, na sala, você pode fazer uso de armários embutidos para guardar CDs e DVDs.

Decoração para Cozinha

Entre os anos 70 e 90, as cozinhas eram compactas e privilegiavam principalmente o forno microondas. Atualmente, as paredes foram literalmente derrubadas e esse local se tornou um ambiente de encontro do morador com seus amigos. Qualquer cozinha deve proporcionar a facilidade na limpeza e muita praticidade. O mais indicado são cores claras nas paredes, porém pode-se fazer uso de pastilhas coloridas.

Antes da decoração, a cozinha deve ser organizada e os objetos que não são utilizados devem ser descartados. Ao planejá-la, guarde todos os acessórios conforme a sua necessidade. Prefira utilizar armários lisos, pois com o alinhamento dos objetos, pode-se conseguir um efeito mais convidativo e possibilitar mais espaço nesse cômodo. Caso o morador deseje, ele pode dividir a cozinha em dois ambientes: o ambiente operacional e o social. Com essa medida, o local fica mais organizado e agradável para receber visitas.

A escolha de cores para a cozinha deve tender para as claras e frescas. É recomendável que sejam utilizadas cores nos tons neutros e pastéis, utilizando um acabamento com brilho, pois quando a luz reflete na parede, causará um efeito mais amplo ao local. Para as cozinhas pequenas, a pintura deve ser com cores agradáveis para que o espaço pareça maior. Dê preferência a uma base branca e neutra e depois acrescente acessórios mais coloridos. Um item muito importante na decoração da cozinha são os armários, porque ocupam uma área muito grande desse cômodo. Quando não são decorados de forma harmoniosa, acabam por atrapalhar o resto da decoração. Se sua cozinha é moderna, as cores vivas devem ser utilizadas. Os espaços que ficam embaixo da pia ou por cima da geladeira podem ser utilizados para a colocação de armários.

Decoração dos Banheiros

O banheiro é o local da casa mais reservado e para muitos é visto como um refúgio para que se possa sossegar por um período. Para que essas vantagens possam ocorrer, a decoração deve fazê-lo se tornar o cômodo mais agradável e intimista da casa. O banheiro pode ser organizado com referência a temáticas como: rústico, antigo, minimalista, infantil e usando inspirações do campo ou da música.

As áreas no banheiro que permanecem secas não necessitam essencialmente de azulejos. Podem ser utilizados, em seu lugar, um papel de parede, pastilhas ou uma cor mais chamativa. Já nas áreas molhadas, opte por colocar azulejos que estejam na altura do chuveiro elétrico. Colocar plantas no local ajuda a deixá-lo mais aconchegante. Tente diferenciar nas cubas utilizadas e também na bancada que ficará no cômodo.

O chão também deve ser escolhido com critério, pois ele deve ser fácil de limpar e dê preferência aos pisos que não tenham a tendência de manchar. Você deve analisar as vantagens e desvantagens de cada piso: azulejo, mosaico, tijolos, pastilhas, madeira, entre outros. Além disso, qualquer material que faça parte de seu banheiro deve ser escolhido com base em sua resistência à água.

O tapete é um acessório importante no banheiro. A escolha dos acessórios (cortina e toalhas) e suas determinadas cores devem estar associadas ao tapete. Pode ser colocado junto ao lavatório ou junto à banheira. Existem pessoas que costumam acender velas perfumadas, inserir sabonetes coloridos e flores secas, que são colocadas de forma estratégica, próximos à banheira ou ao chuveiro, para que o banheiro fique bem decorado. O espelho também não pode faltar, pois além de ser extremamente útil para o cômodo, também ajuda na sensação de um espaço maior.

Banheiros Pequenos

    • Coloque um espelho grande; isso ajuda a ampliar o espaço e fará com que ele pareça maior;
    • Utilize revestimentos mais claros e menores para que você possa fazer uso de todo o seu espaço;
    • Utilize detalhes, como papéis de parede, mas somente em uma delas;
    • Utilize azulejos que fiquem dispostos horizontalmente, para que o cômodo pareça maior.

Banheiros Grandes

  • Caso queira um lugar mais confortável, poderá colocar dois chuveiros ou até uma banheira que se adapte ao espaço;
  • Tem a possibilidade de ousar mais na escolha das cores;
  • Utilize cerâmicas maiores;
  • Coloque cubas duplas no local.

Textos produzidos por Aline Gonçalves de Oliveira

Revisados por Cristiana Chieffi