Dia dos NamoradosPara todos os casais o dia dos namorados é comemorado com muitos presentes criativos, muito carinho e muito amor. É uma data esperada por muitos casais que querem passar um tempo juntos e comemorar tudo que há de melhor em uma relação.

Poucos sabem que primeiramente não havia Dia dos namorados no Brasil e que os primeiros locais a comemorarem foram os países do Hemisfério Norte, no dia 14 de fevereiro.

O Valentine's day ou dia de São Valentim é comemorado no dia 14 de fevereiro em homenagem ao padre Valentim que lutou contra as ordens do imperador Claúdio II que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.

Mesmo com a proibição do imperador, padre Valentim continuou a celebrar o casamento e inclusive casou-se secretamente. Com isso foi condenado a morte e enquanto estava preso, apaixonou-se pela filha do carcereiro, que era cega.

Milagrosamente o padre Valentim devolveu-lhe a visão antes de partir e em seus últimos momentos redigiu uma carta a moça onde assinava “ Seu Namorado”.

A data de sua morte, 14 de fevereiro, foi considerada mártir pela Igreja Católica e também marca a véspera da Iupercais, festa anual celebrada na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pã (deus da natureza).

Nesses festivais ocorriam passeatas que eram como rituais, onde sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.

Os ingleses e os franceses durante o século XVII foram os primeiros a comemorar o Valentine's day, representando a união dos Dias dos Namorados.

Um século depois os norte-americanos também adotaram a data e até hoje o dia 14 de fevereiro é mundialmente conhecido e casais de todo mundo comemoram suas uniões com muitas festas, presentes e muito amor.

Dia dos Namorados no Brasil

No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado da mesma maneira, os casais costumam ficar juntos, trocar presentes, porém é comemorado no dia 12 de junho. Os motivos da comemoração são mais comerciais do que por motivos religiosos ou de rituais como em outros países.

Como não haviam comemorações nesta época do ano e com os números de vendas baixo o publicitário João Dória aproveitou a aproximação do dia de Santo Antônio, conhecido por ser considerado o Santo casamenteiro, 13 de junho.

Com sua longa experiência internacional percebeu a oportunidade para a criação de uma data comemorativa para os casais, onde pudessem trocar presentes e alimentar o mercado de vendas, criando o Dia dos Namorados.

A ideia foi um sucesso entre os comerciantes paulistas e desde então o dia 12 de junho vem sendo comemorado por milhares de casais em todo Brasil.

Textos produzidos por Rafael Tavares

Revisado por Letícia Maciel