Técnicas Clareamento DentalHá duas maneiras de se realizar um clareamento eficiente: em casa ou no consultório. O clareamento dental caseiro, geralmente, é orientado por um dentista. O paciente leva para casa uma solução clareadora e um molde (sob medida) da arcada dentária superior e inferior. Por ser um tratamento específico, o tempo de uso desse molde com o gel pode variar.

Mas por ser feito em casa, normalmente, o paciente coloca o molde antes de dormir e no dia seguinte retira-o, e realiza a higiene bucal de costume, para evitar o mau hálito. Os tratamentos podem variar de 1 a 6 semanas e esse método é o mais utilizado por ser menos agressivo.

Outros Tipos de Clareamento

Clareamento Dental no Consultório

O dentista coloca um protetor de borracha na boca do paciente de forma a deixar somente os dentes do lado de fora. Em seguida, é aplicada uma solução clareadora à base de peróxido de hidrogênio diretamente sobre os dentes. O paciente enxágua a boca e já é possível notar a diferença do antes e depois. O tratamento pode durar até 3 semanas.

Clareamento à Laser

Pelo produto ser lesivo à gengiva, um protetor que é ativado por uma luz halogênia é aplicada sobre as áreas que contornam os dentes. Em seguida, é passado o gel clareador e ativado com um laser de baixa intensidade. Uma única sessão de uma hora e meia é suficiente para obter o resultado; porém, o ideal é que sejam feitas de 2 a 3 sessões de uma hora.

A outra alternativa são os kits vendidos em supermercados e farmácias. É composto por seringa, gel e uma moldeira. Por não serem personalizados, não são tão eficazes, já que o molde não se encaixa perfeitamente nos dentes, deixando de clarear determinadas áreas.

Manutenção do Clareamento Dental

Todo tratamento precisa de uma manutenção e, no caso do clareamento dentário, depende exclusivamente do paciente. Para que se tenham bons resultados, é necessário adquirir alguns hábitos:

  1. Estar sempre atento as orientações do seu dentista, e seguir a risca tudo que ele recomendar;
  2. Crie o costume de verificar a evolução do tratamento. Em frente ao espelho analise todos os dentes;
  3. Caso tenha feito o tratamento em casa, não jogue fora o molde, pois poderá precisar dele para uma manutenção posterior;
  4. Para que o tratamento tenha o efeito esperado, o paciente não deve fumar;
  5. Evite beber café, vinho tinto, chá e refrigerante em excesso;
  6. Nunca empreste o molde;
  7. Mantenha a escovação em dia.

É aconselhável que o clareamento dental seja feito uma vez por ano, se realizado em casa, ou de 2 em 2 anos em casos de tratamento a laser. Os dentes podem voltar a escurecer, mas nunca como antes do tratamento. As manchas que vão do tom amarelado ao amarronzado são mais fáceis de serem clareadas do que aquelas que variam entre acinzentadas e azuladas. Nos casos em que o paciente use restaurações e próteses, elas não podem ser clareadas a laser, uma vez que ele age sobre o esmalte natural dos dentes. Para esses, há outras formas específicas para a manutenção. Sempre informe o seu dentista caso ocorra algo que lhe chame a atenção, sendo esse acontecimento antes, durante ou após o tratamento.

Textos produzidos por Patrícia Aline Pereira da Silva

Revisado por Cristiana Chieffi