Mulher MassageadaEla acompanha o ser humano desde que se tem notícias de sua existência. Mesmo povos antigos como os gregos, romanos e egípcios, já eram adeptos da massagem.

Ao sentir uma dor ou incômodo o primeiro reflexo é “passar” a mão, apertar, massagear. A massagem é considerada um instinto do ser humano. Do instinto veio o aperfeiçoamento, do aperfeiçoamento chegou aos dias de hoje como uma importante técnica para relaxar, aliviar dores, entre outros muitos benefícios.

A palavra massagem vem do grego e significa “amassar”. Ela foi usada de forma mais frequente no Oriente e gradativamente foi crescendo no Ocidente. Hoje já é febre no Brasil. Várias são as razões para isso. Seja o stress do dia a dia que tem crescido, seja pelo fato das pessoas terem descoberto um jeito prazeroso de relaxar, a massagem nos dias atuais movimenta muito dinheiro. Além disso, cria muitos empregos por ser um mercado promissor e que ainda está longe de ser totalmente explorado. Por muito tempo sendo um privilegio apenas de atletas, hoje é comum ver trabalhadores “ambulantes” de massagem nas ruas das grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Também é possível achar clínicas especializadas em massagens, como por exemplo, a massagem linfática, que pode em alguns casos reduzir e até curar doenças como retenção de líquido e edemas pós-operatórios.

Com o tempo, foi ganhando diferentes formas e objetivos de acordo com os locais e culturas as quais foi se misturando. Hoje a massagem tem suas versões: Tâilandesa, Tântrica, entre outras com diferentes técnicas e fins.

Independente do tipo ou o finalidade da massagem, ela sempre teve em sua essência o objetivo de aliviar algo que incomoda, trazer sensação de descanso, alívio, bem-estar e saúde. Isso faz a massagem uma prática que todos deveriam dominar. Ao menos ter uma noção básica para poder aplicá-las numa ocasião oportuna. A própria medicina diz isso. Hipócrates, considerado pai da Medicina, declarou que um médico dever ter conhecimentos variados de tratamentos, inclusive o da massagem.

Sendo assim, a massagem vai se popularizando e é cada vez mais oportuno ter conhecimentos, mesmo que básicos, sobre esse assunto. Conheça um pouco dessa arte, suas funções e alguns truques para não “fazer feio” na hora massagem.

Técnica de Massagem

Técnica MassagemAlgumas técnicas de massagem são bastante simples e podem ser aprendidas por aqueles que desejam fazer uma massagem caseira. Algumas técnicas de massagem são:

STROKING: Uma massagem que vai do sentido cabeça-calda e pode ser feita de forma mais devagar, para causar efeito relaxante e de forma mais rápida para revigorar o massageado. Deve-se começar de forma mais firme e termina-se com um contato mais leve. As mãos devem ser usadas de forma que o “calcanhar da mão” toque primeiro a quem recebe a massagem e o contato da mão com o paciente deve ser contínuo, sem paradas.

EFFLEURAGE: Usar as mãos soltas, leves e, ao deslizá-la no paciente, deixar que se adapte ao corpo com movimentos longos, como se tivesse acariciando o corpo de quem recebe a massagem. O sentido deve ser na direção do coração, para estimular a circulação sanguínea. A porção de mão usada depende do tamanho da área tratada. Se for grande, use a mão toda, se for muito pequena, use os polegares. Pode ser usada uma só mão com a outra poiando o movimento. Essa técnica geralmente é usada como “ponte” entre uma massagem e outra ou usada antes de alguma outra massagem. A utilização de cremes ou óleos é essencial para obter sucesso nessa massagem.

PETRISSAGE: Antes de usar essa técnica, recomenda-se um relaxamento muscular. A dica é ir pressionando o local que se quer massagear de forma leve no começo, e gradativamente ir aumentando a pressão. O local fica aquecido e acontece um efeito analgésico no tecido massageado, quando ocorre uma ruptura muscular aguda, inflamação articular aguda, alteração do tônus muscular, doenças malignas, infecções bacterianas ou tromboflebites.

KNEADING: Uma técnica que consiste em movimentos circulares com pressão mediana, com a palma das mãos, ou com os dedos (às vezes só com os polegares). Promove o relaxamento do local massageado. 

WRINGING: As mãos vão ao longo dos eixos musculares e o movimento é apertar o local e depois impulsioná-lo para cima. A técnica consiste em contrair e relaxar os tecidos alternadamente com o movimento descrito acima.

Textos produzidos por Guilherme Carvalho

Revisados por Cristiana Chieffi