Mulher Tomando BanhoPara cuidar bem do seu corpo, primeiro comece por partes. Cada área necessita de atenção, então, existem dicas para o rosto, a pele, os olhos e para as mãos e os pés.

Cuidados com o Rosto

Para manter o rosto saudável, siga algumas dicas:

  • Antes de dormir, retire toda a maquiagem com demaquilante;
  • Utilize sabonete específico - que não seja neutro - para lavar o rosto pela manhã e a noite para retirar as impurezas;
  • Lave o rosto com água para retirar o sabão;
  • Após lavar o rosto, use um creme de hidratação específico.

Cuidados com os Olhos

A área dos olhos precisa de maior atenção, pois é formada por uma pele mais fina e está mais propensa a inchaços e olheiras. As olheiras surgem por diversos fatores, sendo um deles a genética, a flacidez da região, excesso de bebidas alcóolicas, TPM, estresse, cigarro, etc. Para cuidar disso, existem cremes específicos feitos com vitamina E e K que hidratam e tratam o problema. Se as manchas estiverem muito escuras, é importante procurar auxílio médico, pois existem tratamentos para redução, tais como laser e a carboxiterapia.

Dicas Caseiras para Olheiras: Faça compressas com chá gelado de camomila, deixando agir por 15 minutos; Coloque duas rodelas de pepino gelado; Adicione soro fisiológico gelado em um algodão e passe nos olhos.

Cuidados com a Pele

Deve-se cuidar da pele durante toda a vida, tanto hidratando-a, quanto protegendo-a, por meio do protetor solar. Essas dicas irão auxiliar a evitar doenças como o câncer de pele, e também a prevenir o envelhecimento. Além disso, grande parte das manchas e rugas aparecem por causa da ação dos raios ultravioletas. Beber água também ajudará na hidratação. Por isso, existem cuidados para todas as idades:

  • 20 anos - a partir dos 20 anos de idade é importante começar a cuidar da pele, pois é nessa fase que surgem cravos e espinhas e se torna também oleoso. Faça limpezas diárias, hidrate e passe protetor solar.
  • 30 anos - a partir dos 30, as marcas de expressão começam a aparecer. Assim, manchas provocadas pelo sol, produtos ou remédios se acentuam. Continue os cuidados diários, utilizando hidratantes e protetor solar para combater as marcas. Use também cremes anti-idade.
  • 40 anos - nessa fase da vida, as linhas, manchas e rugas aparecem ainda mais. Além disso, algumas áreas da pele, como pescoço e ao redor dos olhos começam a ficar flácidas. Continuei com a limpeza e hidrate a pele sempre. Faça ginásticas faciais e use cremes anti-idade. Não deixe de usar o protetor solar e também tenha uma alimentação saudável. Outra dica é fazer um tratamento a laser e ácido retinóico.
  • 50 anos - continue usando o protetor, mas com um fator de proteção maior. Há opções de tratamentos estéticos para amenizar o envelhecimento, mas não exagere. Após os 60 anos mantenha os mesmos cuidados. Uma sugestão pode ser recorrer a cirurgia plástica.

Cuidados com Mãos e Pés

As mãos são sensíveis e estão mais propensas às ações externas, por exemplo, sabões e detergentes podem agredi-las e deixá-las ressecadas. Para evitar o envelhecimento dela, é preciso utilizar o protetor solar.

Faça esfoliações diárias, use sabonete com glicerina, beba muita água e use cremes específicos para as mãos. Para não agredi-las com detergente, use luvas.

Os pés também são delicados e para mantê-los bonitos devem receber atenção adicional:

  • Após o banho, seque bem os pés, principalmente entre os dedos;
  • Faça esfoliação para retirar as células mortas que pode ser semanal. Lembre-se de lixar os pés periodicamente;
  • Faça uma boa hidratação e, entre os dedos passe talco;
  • Para evitar o ressecamento também use protetor solar, caso os pés fiquem muito expostos ao sol ou utilize meia ou sapatos fechados;
  • Utilize sapatos confortáveis para não machucar os pés, mas se for passar muito tempo em pé, prefira sapatos sem salto. Além disso, se não deseja ter os pés inchados durante o trabalho, beba bastante água e reduza o consumo de sal. Nos momentos de repouso, mantenha as pernas elevadas.

Calos

Os calos são uma camada de proteção que a pele forma quando se utiliza um sapato apertado. Para evitá-los, prefira sapatos confortáveis e use cremes que contenham ureia para massagear os pés. Se eles não sumirem, esfregue pedra-pomes neles e se ainda não resolver, procure um dermatologista ou podólogo.

Cuidados com as Unhas

Cuidar das unhas deve ser um hábito constante. Seguindo algumas dicas, pode-se realizar esses cuidados dentro de casa.

Como Fazer Unhas em Casa

  • Compre os Itens Compre lixa de unha, espátula para empurrar cutícula, alicate para unhas e cutículas, removedor de esmalte, algodão, palito para limpar esmalte, esmaltes e base.
  • Deixe as Unhas de Molho Coloque as unhas de molho na água morna para que as cutículas amoleçam.
  • Comece pelas Cutículas Afaste as cutículas com uma espátula e comece retirando-a com cuidado com o auxílio do alicate, mas evite retirá-la completamente pois ela protege as unhas de agentes externos.
  • Lixe as Unhas Lixe as unhas no formato que desejar e deixe-as com tamanhos semelhantes.
  • Passe a Base para Unha A base é um esmalte capaz de fortalecer as unhas e deve ser passado antes das outras camadas de esmaltes.
  • Pinte com Esmaltes Coloridos Escolha um esmalte de sua preferência e passe uma camada. Remova o excesso ao redor das unhas com o palito e se for preciso passe uma segunda camada. Utilize um esmalte extra-brilho para finalizar e com o auxílio do palito e o algodão embebido de removedor, retire o excesso novamente.

Dicas para Unhas

  • Unhas Encravadas: lixe as unhas e evite cortar nas laterais, caso contrário poderão surgir as unhas encravadas.
  • Unhas Amareladas: se sua unha está amarelada isso pode ser causado pela falta de base ou esmaltes de cores muito escuras. Passe base, troque a cor do esmalte e faça um teste;
  • Lixa de Unha: utilize lixas finas para acabamento, pois as mais delicadas são indicadas apenas para ondulações na parte superior da unha;
  • Base para Unhas: a base é útil para evitar manchas nas unhas, facilitar a retirada do esmalte e também para fortalecer. Por isso, aplique antes de qualquer outro esmalte;
  • Bolhas no Esmalte: em locais quentes ou quando o esmalte está muito grosso, as bolhas podem surgir. Para evitar isso, antes de pintar as unhas, lave-as com água gelada e veja a data de validade dos esmaltes;
  • Manchas Brancas: essas manchas podem surgir por causa do excesso de esmalte ou acetona. Deixe as unhas durante um período sem produtos para que possam se recuperar e nesse tempo passe um hidratante nelas.

Textos produzidos por Aline Gonçalves de Oliveira

Revisados por Cristiana Chieffi