Cabelo RoxoTingir os cabelos é uma técnica muito comum, seja para disfarçar os fios brancos e mostrar menos idade ou para dar uma renovada no visual.

E para quem pensa que pintar os fios é um procedimento relativamente “novo”, está completamente enganado! As civilizações milenares já pintavam os fios, porém, com o uso de ervas e raízes. E em 1909 foi criada a primeira coloração capilar que pudesse ser usada com segurança, pelo químico francês Eugène Schueller. Desde então é comum no mundo inteiro.

A diferença é que, antigamente, pintar os cabelos era coisa só para mulheres, mas como a preocupação com a estética está cada vez maior, hoje, tingir os cabelos é normal para todos, independente da idade e do sexo. E além de ser uma maneira de rejuvenescer, a moda também exerce uma grande influência. Tem quem goste de estar sempre mudando o visual de acordo com as tendências.

Porém, tingir os cabelos envolve muita química, o que, infelizmente, danifica os fios. Mas com tantos tratamentos e produtos oferecidos no mercado, é possível pintar os cabelos e mantê-los sempre saudáveis. Para isso, aprenda como aplicar a tinta de maneira correta, qual é a cor ideal para o seu tipo de cabelo e tom de pele, o que fazer depois de tingir... E muito mais! Veja nas próximas páginas!!!

Cuidados com os fios

Mulher Escovando CabeloÉ comum ouvirmos dizer que a tintura estraga o cabelo e, infelizmente, essa é uma afirmação verdadeira, pois aplica-se uma forte química nos fios. Porém, hoje já é possível mudar o visual e continuar com o cabelo cheio de vida. Basta tomar os devidos cuidados!

Outro ponto a ser lembrado é que atualmente muitas tintas já possuem em sua fórmula vitaminas e proteínas para tratar o fio. Mas, normalmente, cabelos crespos e mais grossos, tendem a sofrer mais com a química do que os cabelos finos e lisos. Entretanto, quem faz alisamentos e outros tratamentos que utilizam química, devem redobrar os cuidados. Confira informações sobre tipos de cabelo:

  • Se estiver com queda de cabelo e ressecamento antes da tintura, trate-o antes, para não danificá-lo ainda mais;
  • Após a tintura, hidrate os fios semanalmente;
  • Faça tratamentos com produtos à base de queratina;
  • Se você tiver passado por algum processo químico recentemente, dê um intervalo de 30 dias para fazer a tintura e durante o intervalo não deixe de hidratá-lo;
  • Utilize shampoos e condicionadores próprios para cabelos tingidos, pois ajudam a fechar a cutícula do fio, além de ajudar a tinta a durar mais tempo;
  • Antes de utilizar o secador e a chapinha, aplique um protetor térmico para evitar que os fios se queimem, pois estão ainda mais sensíveis do que os cabelos sem química;
  • Use regularmente o silicone nas pontas dos fios.
  • Corte o cabelo regularmente.

Dúvidas ao Tingir

Cores CabeloO que resseca mais o cabelo: luzes ou tintura?

O processo em que é necessário descolorir os fios sempre danifica mais os cabelos e, normalmente, as luzes utilizam esse método. Os produtos de tintura contêm em sua fórmula nutrientes e proteínas que ajudam na saúde dos fios e por ser um processo em que quase nunca é preciso descolorir, se torna menos agressivo.

Para clarear mais o cabelo basta usar uma tinta mais clara por cima?

Tinta não clareia tinta, se o seu cabelo já é tingido, passar outra tinta por cima não vai causar o efeito esperado. Caso seu cabelo seja claro e nunca tenha sido tingido, a tinta pode clareá-lo em até dois tons abaixo. Mas se ele for escuro e você quer que ele fique loiro, é necessário descolorir.

Os tonalizantes cobrem os fios brancos?

Pela ausência da amônia em sua composição, os tonalizantes não servem para esconder os fios brancos. É a amônia que abre a cutícula dos fios fazendo com que o pigmento seja modificado.

Porque cabelos tingidos são alterados após o contato com o cloro?

Normalmente os cabelos loiros ficam esverdeados e os escuros, avermelhados. Esse resultado ocorre porque após o tingimento, os fios ficam porosos e absorvem as substâncias que se encontram na água. Lembre-se sempre de usar protetores para os fios e shampoos que eliminem esses resíduos.

Qual o intervalo de tempo entre um tingimento e outro?

Os cabelos loiros exigem mais retoques, o ideal é retocar a raiz a cada 20 dias. Para os tingimentos escuros, a cada 30 dias. Mas não é necessário retocar o resto do cabelo, só a raiz, pois a cor dura sem desbotar, de 1 mês e meio a 3 meses. Cuidado com os intervalos, pois um procedimento mal feito pode ocasionar queda de cabelo.

É melhor fazer a progressiva antes ou depois de tingir o cabelo?

Recomenda-se um intervalo de pelo menos 30 dias entre uma química e outra, mas caso tenha que tingir, tinja depois da progressiva, porque ela pode prejudicar e desbotar a cor dos fios.

Qual tinta usar para tingir as sobrancelhas?

A tinta utilizada pode ser a mesma do cabelo, mas tome muito cuidado ao aplicá-la, se possível procure um especialista. É fundamental lembrar das sobrancelhas, pois quando há um contraste muito grande, o tingimento não fica nem um pouco natural (exemplo: um cabelo loiro, com as sobrancelhas pretas).

Porque após o tingimento a cor não fica igual a da embalagem?

Para que fique igual, é preciso fazer uma análise mais apurada da tonalidade correta dos seus fios. Cada um de nós possui um tom diferente dos fios, sendo assim, nem sempre os resultados serão iguais. Porém, essa análise deve ser feita por profissionais, não vá apenas pelo que "acha".

Pode ou não tingir o cabelo durante a gravidez?

Algumas grávidas desenvolvem uma certa sensibilidade ao cheiro e ao toque do produto. Além disso, a utilização da amônia entra em contato com a corrente sanguínea, podendo trazer alguns riscos. A melhor maneira é consultar o médico e ver se ele recomenda ou não. Caso não possa usar uma tintura permanente, escolha o tonalizante, pois não possui amônia.

Textos produzidos por Laisa Agostini Vinhas

Revisado por Leticia Maciel