Modelos Unhas DecoradasQuando bem feitas, além de mostrar a higiene, as unhas também mostram o cuidado com a aparência. Que mulher não gosta de estar com as unhas bem cuidadas e pintadas? Para algumas fazer as unhas se torna quase um ritual indispensável todas as semanas.

Pelo crescimento natural das unhas e cutículas, é necessária uma série de procedimentos para manter a higiene e a boa apresentação, ainda mais por usarmos as mãos o tempo todo. Mas, quando além dos cuidados é possível sempre mudar a cor e o design, a “brincadeira” se torna mais divertida.

Há quem goste dos esmaltes mais discretos e clarinhos, e quem prefira os esmaltes vibrantes, escuros e quentes. Mas tem também as apaixonadas pelas unhas decoradas. São diversos desenhos e cores que dão um toque especial às unhas e conquistam as mulheres a cada dia.

Com toda a modernidade no mundo dos cosméticos, há sempre um novo produto para facilitar o design diferenciado das unhas, são tintas, canetas, impressoras... Além de muitos cursos, tutoriais e revistas! O que não falta no universo das unhas artísticas é criatividade e ideias inovadoras.

Tudo sobre Unhas

1. Do que é feito o esmalte?

O esmalte é uma mistura de nutricelulose, resina, solvente, plastificante, corante e agente de suspensão.

» Nutricelulose: possui a função de formar a película que cobre as unhas.

» Resina: é a responsável por proporcionar brilho, aderência, resistência e durabilidade do esmalte.

» Solvente: é o que define o tempo de secagem de cada esmalte, a facilidade na aplicação e fluidez do esmalte.

» Plastificante: também é um dos responsáveis junto com a resina, pela resistência, aderência e durabilidade.

» Corante: é o que dá cor ao esmalte.

» Agente de suspensão: possui o papel de auxiliar e manter os corantes suspensos, ou seja, sem decantar o produto.

2. O esmalte é o responsável por deixar as unhas quebradiças?

Caso já tenha ouvido isso, saiba que é mito. As unhas quebradiças estão diretamente relacionadas à falta de alguns nutrientes no organismo, ou algum problema/doença específica.

3. Por que algumas unhas ficam amareladas depois de tirar o esmalte? Como evitar?

Isso ocorre porque algumas unhas são muito porosas. Portanto, quando o esmalte tem maior concentração de pigmentos, dificulta a remoção, pois eles acabam ficando retidos nos poros. Para evitar esse tipo de problema, crie o hábito de sempre passar a base de unha antes de pintá-la.

4. É verdade que a unha precisa “respirar”?

Não é necessário dar um intervalo entre uma pintura e outra nas unhas, pois são uma placa de queratina dura e sem orifícios. Portanto, não precisam “respirar”.

5. Os esmaltes podem deixar a unha sem brilho e seca?

Pelo contrário, os esmaltes diminuem a perda de vapor d'água, ou seja, servem como um protetor, além de prevenirem o contato direto com os elementos que podem ser prejudiciais às unhas.

6. É verdade que os esmaltes escuros deixam as unhas mais fortes?

É comum achar que isso seja verdade, mas é apenas uma ilusão, pois todos os esmaltes, tanto escuros como claros, possuem as fórmulas-base muito parecidas. O que muda é apenas a concentração de pigmento. Tipo de unha francesinha.

Dicas para fortalecer as unhas

Muitas mulheres sofrem com as unhas quebradiças, nunca conseguem chegar ao tamanho desejado e, na maioria das vezes, acabam usando-as sempre bem curtas. Provavelmente, isso é sinal de que falta algo em sua alimentação: proteínas, nutrientes e/ou oligoelementos.

Portanto, o primeiro passo é cuidar bem da alimentação, que precisa ser balanceada e saudável. Coma mais frutas, verduras e legumes, soja e carne branca.

Agora veja outras medidas que também podem ajudar:

  • Lave as louças com luvas;
  • Não roa as unhas, em hipótese alguma;
  • Não tenha contato direto com agentes químicos (solventes e produtos de limpeza);
  • Aplique creme hidratante sobre as unhas diariamente;
  • Coloque as unhas de molho em azeite morno uma vez por semana;
  • Prefira os removedores de esmalte aos de acetona;
  • Use bases e óleos fortalecedores;
  • Esteja sempre lixando e cuidando das cutículas;
  • Prefira os esmaltes que contêm formol.

Kit Manicure

Kit ManicureO esmalte é parte essencial na hora de decorar as unhas, e possui diversos tipos que atendem a todos os gostos. Conheça um pouco mais de cada um:

Natural: Não cobre a unha totalmente com sua cor, é transparente com brilho natural. São os típicos esmaltes que pela embalagem parecem ser uma cor, mas quando aplicados nas unhas mudam, ficam bem mais claros.  

Cremoso: Cobre totalmente a unha, não é transparente e tem um brilho natural. As unhas ficam com a mesma cor vista na embalagem.

Cintilante: É transparente, mas possui um brilho perolado obtido por cristais reflexivos.

Metálico: Tem um brilho perolado, mas não é transparente, é intenso.

Por ser difícil decorar as unhas somente com esmaltes, na maioria das vezes utiliza-se tinta para fazer os desenhos. As mais utilizadas são a tinta de tecido e a tinta acrílica, pois são mais fáceis de remover. Caso ocorra algum erro, saem com água antes de secar, diferente do esmalte, que só sai com removedor, o que dificulta o trabalho.

Outra opção são as canetas próprias para desenhos de unhas artísticas, que podem ser encontradas em lojas de cosméticos e papelarias. São fáceis tanto de aplicar, como de remover.

Com o avanço da tecnologia, já existem também as impressoras que decoram as unhas. Você escolhe um design, imagem ou foto que estão armazenadas no computador, regula o tamanho e as cores desejadas, e manda a informação para a impressora. Depois disso basta colocar a unha no local certo, que em alguns segundos já sairá decorada. É uma alternativa prática e rápida, mas não muito acessível, pois são poucos os salões que possuem a impressora.

Unhas Bonitas

Tendências EsmaltesNormalmente as unhas decoradas ficam mais bonitas quando médias ou longas, pois há mais espaço para os desenhos, que não ficam tão "aglomerados", e além do mais é muito mais fácil de fazer do que nas unhas curtas. Como muitas mulheres enfrentam o problema das unhas fracas e quebradiças e não conseguem deixá-las crescer, a solução são as aplicações nas unhas. Mas não invente de comprar aquelas unhas postiças que vendem nas lojas de cosméticos. Atualmente, já existem alguns tipos de aplicação de qualidade, que realmente parecem naturais e duram bastante tempo. Conheça um pouco mais:

Unhas de Porcelana

As unhas de porcelana, também conhecidas como unhas de acrílico, são feitas a partir da resina acrílica em pó e são modeladas de forma artesanal de acordo com o formato de suas unhas, garantindo um aspecto muito mais natural. Além disso, não danificam as unhas, não descolam e nem quebram com facilidade. Sua manutenção é feita de acordo com o crescimento das unhas, normalmente a cada 20 dias. Mas após mais ou menos 3 meses, é hora de trocá-las.

Unhas de Gel

As unhas de gel, ou de silicone, podem ser consideradas a evolução das unhas de porcelana, pois proporcionam um aspecto ainda mais natural. São extensões colocadas nas unhas, ou seja, não cobrem a unha inteira, apenas da metade para cima. Após colocar as extensões, aplica-se um gel tanto na extensão como na própria unha e, depois, para garantir uma boa fixação, são submetidas às luzes ultravioletas. As unhas de gel são muito resistentes, além de proteger as unhas à medida que crescem. Outra vantagem é que mesmo sem esmalte, parecem naturais. A manutenção é feita em média, a cada dia 20 dias e dura em torno de 3 meses.

Textos produzidos por Laisa Agostini Vinhas

Revisado por Cristiana Chieffi