Chutando Bola Futebol Energia CinéticaA energia cinética pode ser observada ao simplesmente chutar uma bola ou durante a batida de um carro. Essa energia acontece quando um corpo está em movimento. Ela está relacionada tanto à velocidade, quanto a massa do corpo.

Velocidade

Em sua equação, a velocidade é colocada ao quadrado (v2), pois quando o objeto está em movimento, ele ganha energia cinética e, caso adquira velocidade, a energia pode aumentar ainda mais. Um exemplo disso é uma bola. Quando é chutada, adquirindo uma velocidade de 100 km/h, significa dizer que ela tem energia cinética quatro vezes maior que a mesma bola numa velocidade de 50 km/h.

Quando um objeto encontra algum obstáculo que o faça parar, ele perde a energia cinética, bem como o seu movimento. Isso pode ser exemplificado nos acidentes automobilísticos. Um carro em alta velocidade com massa razoável possui muita energia cinética. Quando bate em um muro, essa energia se espalha e é transformada em outros tipos de energia (som e calor, por exemplo). Sem velocidade, o carro não possui mais energia cinética.

Massa

Além da velocidade, considera-se também a massa, representada pela letra (m). A massa de um corpo é proporcional à força cinética. Isso significa que ao comparar dois objetos com a mesma velocidade, o mais pesado será aquele que tem mais energia cinética.

Equação da Energia Cinética

Os conceitos acima, podem ser convertidos na seguinte fórmula, que está baseada em outras equações como a do trabalho, o princípio da dinâmica e a fórmula de torricelli.

Energia Cinética FórmulaEc: energia cinética

m: massa é dada em kg

v: a velocidade é dada em km/h

 

Trabalho e Energia

Outro conceito importante dentro da energia cinética é o trabalho. Na física, trabalho significa toda energia obtida através de uma força em determinado trajeto. Exemplo disso está quando um indivíduo empurra uma mesa. Há uma força sobre ela para que se movimente. No decorrer desta movimentação, ele adquire energia cinética.

Energia Eólica: Exemplo de Energia Cinética

A energia eólica é um tipo de energia cinética que funciona com a ação dos ventos e pode ser produzida por moinhos ou turbinas eólicas, por exemplo. Os moinhos podem moer grãos e bombear água e as turbinas eólicas podem gerar eletricidade. Nesse último caso, a energia mecânica, criada pelos ventos, é capaz de gerar energia elétrica, quando a hélice se move e aciona o gerador. O seu potencial é enorme, principalmente, em áreas com bastante vento, como no litoral do Brasil.

Funcionamento dos Aerogeradores

Quando as hélices entram em contato com o vento, começam a girar. Estas, que estão conectadas a um gerador de energia, transferem a energia elétrica para um transmissor de energia. Para que seja gerado uma quantidade suficiente, dependerá da estrutura deles e também da força do vento. Assim, a energia cinética da rotação das hélices é transformada em energia elétrica. Dentre as vantagens de sua utilização estão o fato de ser uma energia renovável, ou seja, que pode ser renovada; não causam impactos negativos ao meio ambiente, mas em contrapartida, as usinas hidrelétricas possuem um produção bem maior do que uma usina eólica.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva