Chip ArduinoA Nanotecnologia, do grego “nano” que significa “anão”, é o campo dedicado a criação de tecnologia em escala nano, ou seja, reduzida, trabalhada a nível de átomos e moléculas.

A ideia sobre o assunto foi apresentada pela primeira vez na palestra da Sociedade Americana de Física, em 1959, por Richard P. Feynman, mas o termo foi aplicado apenas em 1974, por Norio Taniguchi.

Porém, a atribuição ao título de pai da Nanotecnologia foi dada a Eric Drexler, escritor do livro “Motores da Criação” que descreveu e apresentou o tema de forma mais profunda para o público. A partir daí, diversos estudos e avanços foram realizados na área, tanto é que em 1989, a logomarca da IBM foi criada pelo físico Donald Eigler e sua equipe, com 35 átomos de xénon, numa superfície prata. Cada átomo com cerca de cinco nanômetros.

O que é nanômetro?

Um nanômetro é uma unidade de medida, assim como o metro e o centímetro. Ele equivale a um bilionésimo de um metro. É uma tecnologia que está presente apenas em laboratórios e indústrias que possuam equipamentos de alta precisão.

Aplicações da Nanotecnologia

Dentre as aplicações que já foram criadas com essa tecnologia estão na área da informática, na medicina e dos cosméticos.

Nanomedicina

A nanotecnologia ofereceu a possibilidade dentro da medicina para diagnosticar e tratar doenças diversas. O câncer de pele é uma delas. Um banho de luz, por exemplo, é capaz de combater as células cancerígenas e regenerar a parte danificada.

Nanotecnologia na Informática

É utilizada para a elaboração de partes de hardware, tais como chips, placas de vídeo, microprocessadores e dispositivos para armazenar dados. A nanotecnologia se tornou um dos ramos essenciais nesta área, até mesmo porque, deseja-se criar computadores que tenham um alto desempenho e que sejam cada vez menores.

Nanocosméticos

As nanopartículas podem originar cosméticos mais eficientes. As tinturas de cabelo são exemplos disso, pois as tintas convencionais danificam a queratina do cabelo, mas com esta tecnologia, esses danos seriam evitados. Produtos revolucionários como os cremes para rugas e perfumes já são adeptos da nanotecnologia.

As aplicações para essa área são infinitas. Além disso, alinhada a inteligência artificial poderá, talvez, revolucionar e contribuir para o futuro.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva