Roteador InternetAntes de tudo, vamos conhecer os principais padrões IEEE (Institute of Eletrical and Eletronics Engineers). A norma mais comum que predomina na comunicação sem fio é a 802.11b.

Cada padrão possui sua vantagem e desvantagem, devendo ser observado sempre na hora da escolha: custo, alcance, velocidade e local.

802.11a

Opera na faixa 5 Ghz e transmite nas velocidades de: 6Mbps, 9Mbps, 18Mbps, 24Mbps, 36Mbps, 48Mbps e 54 Mbps. Em comparação a 802.11b, esse tipo de padrão de rede possui uma velocidade mais rápida. Apesar de apresentarem menos possibilidades de interferência, os equipamentos fabricados nesse padrão são difíceis de serem encontrados e o alcance é menor (50 metros), além das dificuldades de comunicação entre dispositivos com outros padrões. Na transmissão utiliza a técnica Orthogonal Frequency Division Multiplexing (OFDM), a informação a ser transmitida são divididas em vários

802.11b

pequenos conjuntos de dados para serem transmitidos ao mesmo tempo em diferentes frequências.

802.11b

Foi o primeiro padrão adotado em larga escala e o mais utilizado. Uma das principais características desse padrão é que as velocidades de transmissão podem ser de: 1 Mbps, 2 Mbps, 5,5Mbps e 11 Mbps. Possui um alcance máximo de 400 metros em área aberta e 50 metros em ambiente fechado. Lembrando que o alcance das transmissões podem receber diversas interferências. Ela utiliza a técnica de transmissão chamada DSSS (Direct Sequence Spread Spectrum), capaz de criar vários segmentos de informações transmitidas e enviá-las ao mesmo tempo aos canais.

A distância do ponto de acesso irá determinar a velocidade de conexão, ou seja, se seu computador estiver a 20 metros do roteador, sua velocidade é de 11 Mbps. Já em distâncias de 70 a 110 metros a velocidade pode cair para 1Mbps ou menor, podendo causar perda de sinal ou tornar a conexão lenta. Como opera na faixa de frequência de 2.4 Ghz (essas faixas não possuem a necessidade de autorização especial para funcionar), pode causar interferência com telefones sem fio ou o forno de micro-ondas que utilizam a mesma frequencia.

802.11g

Combinando os conceitos dos dois padrões citados, a tecnologia G possui uma velocidade de 802.11a, mas é compatível com as redes 802.11b. É mais barata que que a tecnologia 802.11a. Opera na faixa de 2.4 GHz e possui taxas de transmissão de até 54 Mbps. Possui o alcance do padrão 802.11b, mas não é compatível com o padrão 802.11a. Apesar da técnica usada ser OFDM, quando estabelece comunicação com um aparelho no padrão 802.11b a técnica muda para DSSS.

802.11n

O início de seu desenvolvimento ocorreu em 2004 e é o sucessor do padrão acima. Sua principal característica é a utilização do método de transmissão Multiple-Input Multiple-Output (MIMO-OFDM). Ele é capaz de aumentar as taxas de transferências de dados, por meio da combinação de várias vias de transmissão. Tem a capacidade de oferecer transmissões na faixa de 300 Mbps, atingindo até 600 Mbps. Pode trabalhar nas faixas de 2,4 e/ou 5 GHz e atingir distâncias de 400 metros.

Obs.: O ideal na hora da instalação é que você adquira todos os equipamentos com o mesmo fabricante.

Wi-fi em Casa

Instalar Internet sem Fio em Casa

Cada vez encontramos mais dispositivos com a tecnologia Wi-Fi. Apesar dela estar se tornando popular e com baixo custo, poucas pessoas sabem utilizá-la. Para isso é preciso:

1.Conexão de internet banda larga.

2.Placa de rede sem fio instaladas nos computadores.

3.Um roteador de banda larga sem fio (opcional).

Instalação Passo a Passo 

1) Defina a velocidade de conexão, a frequência, e o alcance que você quer em casa através dos padrões IEEE. (os alcances podem variar de 100 a 300 metros e até o seu vizinho pode usar a sua conexão, a menos que você a proteja com senha). A maioria dos fabricantes oferece suporte online ou pelo telefone, auxiliando a montar sua rede.

Roteador Wireless – é um aparelho com uma antena que distribui a internet banda larga pelo ambiente. Dependendo do fabricante, você terá que ligar o modem diretamente no roteador por meio de um cabo específico. Existem também as redes sem fio sem o uso do roteador/ ponto de acesso chamado Ad hoc. Pode-se montar uma rede sem fio sem o roteador, mas as desvantagens disso são: se você utilizar Windows XP o sistema de criptografia usado por ele é o WEP que não seguro.

Instalação InternetJá com o Windows Vista, temos o WPA2 que é mais seguro. Sua rede será menos segura, pois os roteadores possuem um firewall próprio. O computador que está conectado deve estar ligado o tempo todo. Caso esteja desligado, perde-se a conectividade com a internet. A taxa de transferência da sua rede será limitada a 11 Mbps, mesmo usando placas mais rápidas.

2) Conecte seu modem banda larga ao roteador wireless (ele transformará o sinal da linha em ondas de rádio, que será enviada para computadores com placas de recepção wireless).

3) Tenha um notebook ou computador com placa de rede sem fio. Caso não tenha placa utilize conectores USB de rede. O computador não precisa ficar perto do roteador como na conexão por cabo.

4) Depois disso, coloque o endereço do seu roteador no browser do seu computador e configure a sua rede wireless, usando senhas e códigos, com a ajuda do manual. Com a senha você impede que qualquer pessoa invada a sua rede e acabe deixando a sua conexão lenta.

5) Com rede wireless qualquer aparelho com a tecnologia tem o acesso a internet como: ps3, Nintendo Wii, Smarthphone etc.

Internet sem Fio em Locais Públicos

1) Seja assinante de algum provedor de internet Wi-Fi e tenha um cartão de acesso sem fio.

2) Compre aparelhos que já possuem essa funcionalidade (Wi-Fi).

3) Saiba que a velocidade de conexão depende do número de usuários, da distância e dos obstáculos que causam interferência no sinal.

Locais públicos de acesso são chamados de hotspots ou pontos de acesso (Aeroportos, Bibliotecas, hotéis, restaurantes e outros). Para isso basta colocar a senha do provedor e navegar pela internet ou por uma rede específica. Você poderá pagar um taxa ou usar gratuitamente. Para os notebooks, é necessário o uso de chipsets Wi-Fi.

Problemas na Instalação

Problemas na hora da instalação da sua rede sem fio?

Qual o lugar mais correto para se colocar o roteador? Perderei velocidade dependo do local que colocar ou as paredes e os obstáculos físicos impedirão o funcionamento de uma conexão rápida? Qual a melhor placa para rede wireless? Até que alcance terei na rede wireless?

A configuração de uma rede sem fio irá depender de cada caso, de cada roteador, computador e placa, pois existem diferentes formas de configuração Wi-Fi. Para isso, é necessário procurar o suporte dos fabricantes, manual ou mesmo sites confiáveis que expliquem detalhadamente a forma de configuração de sua rede.

Os problemas quanto às redes wireless podem ser por dois motivos: obstáculos físicos e outros tipos de redes sem fio.

Às vezes, sua conexão se torna lenta por causa de uma configuração errada. Ou por ter algum aparelho que causa a interferência, como o micro-ondas, que trabalham na mesma faixa de frequência do sinal, ou mesmo a sua antena pode estar num local desfavorável para estabelecer a conexão. Valem as dicas:

  • Roteador na parte central da casa. Claro que se houver vários computadores no local ou notebooks.
  • Para vários computadores em locais diferentes da casa, a posição ideal é colocar o roteador onde seu raio de alcance chegue às máquinas.
  • Utilize duas antenas onidirecionais (emitem ondas para todos os lados) do roteador, na parte central para aumentar o alcance de vários computadores.
  • Se houver no mesmo quarto dois computadores, compre uma antena direcional pode otimizar a transmissão dos sinais.
  • Outra opção é comprar repetidores. Eles aumentam a qualidade de sua conexão wireless e a capacidade de alcance da rede.

Velocidade na Internet sem Fio

A chamada velocidade de transmissão de dados pode deixar o usuário feliz, pois ele terá uma conexão rápida, ou triste, caso a conexão for lenta e ele não conseguir concluir o seu trabalho.

Nomeada de velocidade nominal que acompanha os serviços de banda larga e redes sem fio, não apresenta uma conexão real para muitos usuários. Os valores medidos (6 Mbps, 54Mbps, por exemplos) são baseados de acordo com as condições ideais para tráfego de dados, ou seja, ter um computador conectado a uma rede que não tenha paredes, metais ou qualquer outro elemento que atrapalhe a chegada do sinal.

Às vezes, será impossível conseguir um ambiente com condições ideais e o que podemos fazer é seguir dicas para melhorar o desempenho da velocidade:

 
Instalação de equipamentos que aumentem a velocidade da conexão dentro da casa.
A escolha pelo melhor padrão IEEE.
Posicionar o roteador na área central dos equipamentos.
Mantê-lo longe de paredes.
Nunca deixar o roteador no chão ou guardar em armários.
Procurar não deixar o roteador próximo de espelhos, metais etc.
Teste o hardware.
Os sinais podem ser melhor captados por placas PCI do que adaptadores wireless USB.
Mantenha a antena em locais altos, se for o caso.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva