AveAs principais características dos seres classificados no grupo do Reino Animal são que eles são seres eucariontes, multi ou pluricelulares e heterotróficos.

Existem outras, mas não são comuns a todos os animais encontrados dentro deste reino, tal como, a possibilidade de possuir tecidos muscular e nervoso (fato que permite a locomoção desses seres vivos).

Existe uma variedade de animais neste reino, desde seres mais simples, como as esponjas do mar à mais complexos, como o ser humano. Ele é dividido em mais de 30 filos, que já tem milhões de espécies catalogadas.

Seres Eucariontes

São todos os organismos que possuem células complexas chamadas de eucarióticas, formadas por núcleo, protegido por um envoltório nuclear, um citoesqueleto composto por proteínas e várias organelas no citoplasma. Neste quesito, as células dos animais são semelhantes as das plantas, fungos e protistas, mas diferentes das bactérias, que possuem células procarióticas.

Seres Multicelulares

São os organismos pluricelulares, ou seja, com mais de uma célula. Dependendo da espécie podem ser formadas por milhares ou mesmo trilhões de células. Por isso, são diferentes de grande parte dos seres que representam o Reino Protista, mas é uma característica comum entre as plantas, algas multicelulares e fungos.

Seres Heterotróficos

Um ser heterotrófico é aquele que consegue nutrientes e energia para realizar as funções vitais do seu organismo realizando a ingestão de outros seres vivos. Dos outros reinos, apenas os fungos possuem essa característica em comum. Já as plantas e algas, conseguem gerar seu próprio alimento por meio da fotossíntese, ou seja, são seres autotróficos.

Outras características do Reino Animal

Aeróbicos

Sobrevivem por meio da respiração do oxigênio, quer seja retirado da água, tais como os peixes, ou do ar, como os seres humanos. Isso irá depender do ambiente em que vivem.

Nervos e Músculos

São os únicos seres capazes de desenvolver nervos e músculos. Esses tecidos são importantes para esse grupo, pois permitem a movimentação rápida e precisa. Apenas, animais de filos simples como os Poríferos, não formam tecidos e nem órgãos.

Desenvolvimento Embrionário

Um dos elementos importantes neste grupo é que eles passam pelo desenvolvimento embrionário. Quando surge o zigoto, da união do gameta feminino e masculino, esse desenvolvimento passa por fases específicas: mórula, blástula, quando carregam uma esfera celular oca e quando ela se desenvolve dá origem a gástrula, fase onde tem início a formação dos tecidos de um novo ser.

Simetria Bilateral e Radial

SapoOs animais também possuem a simetria bilateral, ou seja, há um equilíbrio presente no seu corpo. Quando são divididos em dois planos, estes formam duas metades equivalentes. A simetria bilateral predomina no reino e pode ser encontrada nos peixes, nos seres humanos, nas aves, nos insetos, etc.

Há animais que possuem a simetria radial - nesta o animal pode ser dividido em vários planos, formando metades equivalentes - e outros que não possuem essa característica, como as esponjas e, portanto, são chamados de assimétricos.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva