Evolução dos AnimaisA evolução dos animais pode ser observada em sua estrutura corporal. Eles foram se adaptando para sobreviver ao ambiente em que vivem.

Ocorreram mudanças, portanto, na simetria do corpo, nos tecidos corporais, nos sistemas esqueléticos e na segmentação corporal, por exemplo.

Cavidade Corporal e Cefalização

Cavidade Corporal Corpo HumanoAs cavidades corporais são estruturas internas presentes nos animais que garantem a eles diversas vantagens, inclusive a sua proteção. Elas estão parcialmente isoladas de outras áreas e possibilitam a divisão de algumas regiões do corpo, tais como a cavidade abdominal, a caixa torácica e a caixa craniana. O corpo humano também possui cavidades corporais.

A cefalização está associada à organização dos órgãos dos sentidos com as células nervosas que participam da transmissão de informação para a região central do corpo. Esse processo é uma tendência evolutiva que ao longo do tempo, foi formando o que conhecemos hoje como sistema nervoso central.

Está localizada em alguns animais, na parte do corpo conhecida como cabeça. De todos os animais, o homem foi o que mais desenvolveu essa área do corpo, sendo uma das características que o diferencia de outras espécies.

Segmentação Corporal

A segmentação corporal (metameria) diz respeito a organização do corpo em vários segmentos idênticos ou semelhantes que são adquiridos durante o desenvolvimento embrionário. Esses segmentos são conhecidos como metâmeros e se repetem ao longo do corpo. Exemplo de filo com esta segmentação estão os anelídeos e os artrópodes. Os seres humanos também possuem essa característica. Um dos objetivos da segmentação é tornar o corpo mais flexível, capaz de realizar vários movimentos.

Simetria Corporal

De acordo com este conceito, os animais possuem uma simetria no corpo, pois ao serem divididos no centro, ambas as partes são equivalentes. São poucos os animais que não possuem essa característica. Dentre os tipos de simetria nos animais existem a radial e a bilateral, que é a predominante no Reino.

Simetria Radial

Na radial, ao dividir o ser em metades esféricas, as partes são semelhantes. Exemplos: cnidários e esponjas.

Simetria Bilateral

É a divisão em único plano que dá origem a duas partes equivalentes do corpo. Os humanos são um grande exemplo desta simetria, pois ambas as partes esquerda e direita do corpo, são semelhantes. Esses animais possuem, portanto, extremidades posterior e anterior, região ventral e dorsal e lado esquerdo e direito. Outros animais com essa simetria são os presentes nos filos platelmintos, artrópodes e equinodermos.

Tipos de Esqueletos do Reino Animal

PeixeUma das funções mais importante dos esqueletos é o de dar apoio aos músculos para que a movimentação seja efetuada e proteger os órgãos do organismo. Assim, dentro da estrutura corporal dos animais existem três tipos: esqueleto hidrostático, exosqueleto e endoesqueleto.

  • Esqueleto Hidrostático (Hidroesqueleto): é o tipo de esqueleto que contém cavidades corporais formada por líquidos, que dão apoio as contrações musculares, possibilitando os movimentos e as alterações que ocorrerão no corpo. Como exemplo estão os animais do filo dos anelídeos e nematódeos.
  • Exoesqueleto: possui uma cobertura rígida que pode ser parcial ou completa (exoesqueleto incompleto ou completo). Ele protegerá os órgãos do animal e dará apoio a musculatura. Um exemplo de exoesqueleto completo está nos artrópodes. Quando é completo, é capaz de limitar o crescimento da estrutura do animal. Porém, ele precisará retirá-lo e substituí-lo por um novo, é quando acontece a muda ou ecdise. Processo que acontece ao longo da vida do animal. No caso do incompleto, um exemplo de animal são os moluscos, que possuem a concha para proteger o seu corpo. O animal consegue crescer e não precisa retirá-la.
  • Endoesqueleto: é um esqueleto presente no interior do animal, responsável pela proteção dos órgãos e suporte aos músculos. O animais do subfilo dos vertebrados são um exemplo disso. Pode ser encontrado na maioria dos animais do filo dos cordados, tais como os peixes, nas aves, anfíbios e mamíferos (ele é bem desenvolvido e formado pelos ossos) e também nos equinodermos.

Tecidos Corporais

A possibilidade de formar tecidos corporais é uma das características dos representantes do Reino Animal. Existe um grupo de células específicas para a produção dos tecidos do corpo dos animais. Há diferenças entre os filos, enquanto que há aqueles que não formam tecidos verdadeiros, como os poríferos; os outros possuem células responsáveis pela sua formação. Os primeiros são classificados dentro de um subreino conhecido como Parazoa e os demais animais são incluídos no subreino Eumetazoa.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva