Camara BronzeamentoSem dúvidas, o resultado dos métodos artificiais proporciona um grande prazer, um aspecto bonito e saudável à pele; por isso, é tão procurado por quem deseja sempre manter o "bronze". Mas todo cuidado é pouco quando se fala de técnicas que podem colocar em risco a sua saúde. Saiba quais são esses riscos, as precauções a tomar e o modo mais seguro para manter o bronzeado.

O que é Bronzeamento Artificial?

O bronzeamento nada mais é do que a reação da pele aos raios ultravioletas, que estimula a produção de melanina (proteína responsável pela pigmentação da pele). Há dois tipos de radiações ultravioletas que chegam até nós: os ultravioletas A (UVA) e ultravioletas B (UVB). A radiação UVB é a maior responsável pelas queimaduras superficiais da pele, e estimula a criação de melanina. A UVA libera melanina, que, combinada com o oxigênio, dá o efeito do bronzeado. Ela causa também o "melanoma", um tipo de câncer de pele.

Muitas vezes só são identificados os danos que os raios solares trazem ao nosso corpo, mas é relevante saber que eles ajudam na produção da vitamina D, que auxilia na absorção do cálcio, substância importante que atua no desenvolvimento dos ossos, coração, cérebro e no sistema imunológico.

Quando a exposição ao sol é feita de maneira adequada, seguindo todos os cuidados, a pele fica com um aspecto saudável, e se torna um ponto importante da estética. Os meios naturais podem ser mais seguros, mas se optar pelas modernas técnicas, saiba como ter um processo bem sucedido.

O bronzeamento artificial é uma técnica rápida e permite que você escolha a tonalidade que deseja. Atualmente temos disponível quatro tipos de bronzeamento; porém, o mais procurado é “cama de bronzeamento”, pois é um método rápido, prático, eficaz, bronzeia uniformemente, mas é a opção que oferece mais riscos à saúde.

A Pele Humana

A pele do corpo humano é um órgão constituído de tecidos e células. Ela é formada por duas camadas: a epiderme e a derme.

Epiderme

Parte mais externa da pele e por isso fica exposto ao ambiente. Sendo assim, a epiderme é importante para proteger contra possíveis ataques externos ao corpo humano. Dependo do local em que se encontra ela pode ser mais fina ou espessa. Nela podemos encontrar as células queratinócitos, células de Langerhans, células de Merkel e melanócitos.

O tecido epitelial possui as seguintes camadas evidentes na pele espessa: camada córnea, lúcida, granulosa, espinhosa e camada basal. Na pele fina não há as camadas lúcida e granulosa.

  • Camada Basal: Região responsável pela renovação da epiderme devido a mitose que ocorre na região. Também possui uma grande quantidade de células-tronco.
  • Camada Espinhosa: Tem esse nome graças ao aspecto espinhoso das células. Nessa camada a mitose acontece em menor quantidade.
  • Camada Granulosa: Camada que cria uma barreira que impede que substâncias penetrem na pele.
  • Camada Lúcida: Essa camada não é encontrada em todas as regiões do corpo humano, mas principalmente nas regiões palmoplantares.
  • Camada Córnea: Protege a pele da ação de agentes químicos, físicos e biológicos e impede a evaporação da água.

Derme

Tecido conjuntivo localizado sob a epiderme constituído de vasos sanguíneos, terminações nervosas, glândulas e órgãos sensoriais. São essas terminações e órgãos sensoriais que causam as sensações de calor, viscosidade, dureza, umidade e maciez. É constituída por duas camadas: papilar e reticular.

Tipos de Bronzeamento

Para os que optam por um método rápido, sem precisar se expor ao sol, existem quatro tipos de bronzeamento:

Camas de Bronzeamento

São câmaras, cabines, que emitem radiações UVA e UVB. Algumas emitem maior quantidade de um tipo de radiação, ou optam só por uma. As mais seguras têm uma concentração maior de UVA (95%), e como não provocam queimaduras, pois o responsável por isso é o UVB (apenas 5%), muitas pessoas acham que é um método seguro e livre de perigos. Porém, a radiação emitida nessa técnica é ainda maior do que a dos raios solares, causadoras do envelhecimento precoce e do câncer de pele.

As “camas” de bronzeamento são constituídas por uma estrutura de acrílico transparente, permitindo a chegada da luz emitida por várias lâmpadas. São classificadas em alta, mista e baixa pressão. Normalmente, um dos motivos pela escolha da técnica é pela sua rapidez, pois 10 minutos numa “cama de bronzeamento”, equivalem a 1 hora de exposição ao sol.

Autobronzeadores

São produtos cosméticos quem reagem com as proteínas da pele, podem ser encontrados na forma de creme, gel ou spray, que você mesmo pode passar pelo corpo causando um efeito bronzeado. Mas não é tão simples assim, pois muitas pessoas erram ao aplicar o produto, deixando manchas por todo o corpo.

A fórmula é feita com base de DHA (dihidroxiacetona), é uma substância de origem vegetal, derivada da glicerina.

Todo cuidado é pouco, pois passado uma vez de forma incorreta, o efeito que você esperava não será alcançado! Não se esqueça de espalhar bem por todas as partes do corpo, até nas dobrinhas, para que elas não se destaquem ao serem esticadas. É importante também que você faça uma esfoliação antes da aplicação, para que haja uma uniformidade em sua absorção e mantenha sempre a pele hidratada, para que o resultado seja ainda melhor. Tome cuidado com as regiões sensíveis do rosto, e se preferir, opte por um produto próprio para essa região. Esses são alguns cuidados básicos, mas nunca se esqueça de ler as instruções fornecidas no produto.

Pílulas de Bronzeamento

São conhecidas como “preparadoras” da pele para o sol, são cápsulas que estimulam a produção de melanina, feitas à base de aminoácidos, não possuem corantes artificiais e conservantes. Sua fórmula normalmente é à base de cantaxantina, óleo de borrage, vitamina E, onagra, e licopeno.

Mesmo ajudando a adquirir um bronzeado, as pílulas não podem ser ingeridas em excesso, e não dispensam o uso de protetor solar.

Bronzeamento a Jato

Bronzeamento Jato KitÉ um spray de alta secagem, que pigmenta a superfície da pele, pois age apenas na camada mais externa. Por não ser uma aplicação manual, o resultado normalmente é uniforme e sem riscos de manchas. É usado um pigmento extraído da beterraba, e do açúcar, o DHA (dehidroxicetona).

Mas é preciso alguns procedimentos para que o resultado seja satisfatório, como a esfoliação para retirar as células mortas, o banho para tirar resíduos da pele e esperar de 4 a 6 horas para tomar banho depois da aplicação, evitando esfregar muito a pele.

A pele bronzeada dura até duas semanas, pois a superfície onde é aplicado se renova constantemente. E mesmo depois do bronzeamento a jato, não dispense o protetor solar.

Riscos do Bronzeamento

A exposição ao sol em excesso sem determinados cuidados, põe em risco a nossa saúde, e os cuidados devem funcionar também para as técnicas de bronzeamento; porém, os riscos são maiores, e aceleram ainda mais os efeitos. Antes de decidir qual método utilizar, tenha um acompanhamento médico, pois todas as técnicas podem reagir de forma contrária ao seu organismo se não forem tomadas algumas precauções.

Os maiores riscos encontram-se na técnica “cama de bronzeamento”, pois a emissão de raios ultravioletas A (UVA) promovem uma agressão à camada mais profunda da pele, e se usados com frequência, determinam algumas alterações celulares, mudanças nas fibras elásticas e colágenas, resultando no envelhecimento precoce, tumores cutâneos (na pele), lesões pré-cancerosas, e o surgimento de manchas.

Os raios ultravioletas A (UVA) e B (UVB) artificiais ou naturais, possuem um potencial “carcinogênico”, ou seja, podem ser uma das causas do câncer de pele. Mas como no bronzeamento artificial, a radiação é ainda maior do que a dos raios solares, o perigo também é maior. Os danos da irradiação vão se acumulando ao longo dos anos, não aparecem de imediato, assim uma sessão feita hoje pode gerar resultados daqui a 10 anos. Estudos mostram que pessoas com menos de 30 anos, quando submetidas a esse tipo de bronzeamento, o risco de “melanoma” aumenta em até 75%. Melanoma é um tipo de câncer de pele e considerado o mais perigoso deles.

O envelhecimento das células forçadamente também está relacionado ao surgimento da catarata, e do lúpus. O Lúpus (LES) é uma doença que causa alterações no sistema imunológico, uma pessoa com LES produzem alguns anticorpos que reagem contra suas próprias células normais. O efeito muitas vezes aparece na pele, articulações e órgãos. Quem tem Lúpus possui uma grande sensibilidade aos raios ultravioleta, que quando entram em contato com as células, estimulam os linfócitos a produzirem anticorpos. E uma das causas da catarata é o excesso de exposição aos raios ultravioletas. Mesmo com uma proteção nos olhos, é preciso ter cuidado com os que preferem usar uma "cama de bronzeamento".

Outro risco que alguns produtos de bronzeamento oferecem são as reações alérgicas. Verifique se você possui alguma alergia aos componentes do produto. Alguns medicamentos podem sofrer interferências pelos raios nas sessões de bronzeamento, podendo gerar reações alérgicas e graves queimaduras.

Cuidados e Dicas para se Bronzear

Mulher BronzeamentoHá cuidados que precisam ser tomados para evitar complicações. Esteja atento sobre quais procedimentos tomar antes de escolher e dar início a uma técnica de bronzeamento artificial. Não se esqueça de se informar se o produto utilizado é autorizado pelo Ministério da Saúde.

Cama de Bronzeamento

É fundamental o uso de protetores nos olhos para evitar problemas e queimaduras nas córneas; caso use lentes de contato, retire-as para não causar irritações; o uso de bijuterias e maquiagem não é recomendado, para evitar manchas; proteja os mamilos. Esse procedimento não é recomendado para gestantes e adolescentes; caso você tenha feito peeling ou esfoliação não se submeta a essa técnica também; se estiver tomando algum medicamento, consulte o médico, pois o efeito do remédio pode ser alterado pela intervenção dos raios ultravioleta.

Autobronzeador

Esfolie a pele antes de aplicar o produto; tome cuidado com as regiões secas como cotovelo, joelho, pois a coloração pode ficar mais intensa; esteja com o corpo limpo e seco; após a aplicação lave bem a palma da mão e as unhas, para que não fiquem manchadas; proteja os cabelos, sobrancelhas, e cílios, pois um descuido podem os descolorir; quando o produto ainda estiver no corpo, tome cuidado para não manchar o que estiver em volta; não use os autobronzeadores diariamente, dê uma pausa de pelo menos 2 dias; cuidado com a área dos olhos para que não haja irritação. Para não ter problemas maiores, faça um teste em um pedacinho da pele, para ver qual a reação; e o principal, não se esqueça de utilizar o protetor solar mesmo depois de aplicar o produto.

Pílulas de bronzeamento: o uso das pílulas de bronzeamento exige um acompanhamento médico, para evitar qualquer reação alérgica a algum componente presente; prefira sempre as farmácias de manipulação confiáveis.

Bronzeamento a Jato

Os cuidados com essa técnica de bronzeamento são parecidos com os do "autobronzeador", é preciso estar com a pele limpa e seca antes do bronzeamento; recomenda-se a esfoliação para retirar as células mortas; porém, como não é você quem aplica, os riscos são menores; mas procure sempre uma clínica estética confiável.

Mesmo utilizando as técnicas de bronzeamento, não se esqueça dos cuidados normais ao se expor ao sol. Quando a exposição for direta, utilize um filtro solar com FPS maior (como FPS 30) de acordo com o seu tipo de pele, passe o produto em um intervalo de 2 a 3 horas, se for à água ou suar passe novamente. Mesmo se sua intenção for "torrar" no sol, faça uma pausa eventualmente e procure uma sombra. Utilize sempre óculos de sol com proteção anti-UV, para dar total segurança aos seus olhos, pois é um dos lugares mais afetados.

Regras da ANVISA

Logo AnvisaA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) exige algumas regras para os locais que oferecem o serviço de bronzeamento artificial:

A decisão foi divulgada na Resolução da Diretoria Colegiada nº 56. Desde o dia 11 de Novembro de 2009, foi proibida a "importação, recebimento em doação, aluguel, comercialização e uso de qualquer tipo de câmara de bronzeamento", pois a radiação ultravioleta é carcinogênica, e os benefícios oferecidos são muito menores do que os riscos.

Abaixo estão algumas exigências impostas pela ANVISA:

  • A manutenção dos aparelhos tem que estar sempre em dia;
  • É preciso um técnico capacitado (comprovante) para operar a máquina;
  • O cliente deve obter uma avaliação da pele, para saber se está apto a fazer o bronzeamento (avaliações aceitas somente até 90 dias antes);
  • Quem se submete a esse serviço, tem que assinar um Termo de Ciência dizendo estar ciente do procedimento, do resultado e dos riscos;
  • É proibido para menores de 16 anos, e de 16 a 18 anos, é preciso ter a autorização do responsável legal;
  • O tempo mínimo de uma sessão para outra é de 48 horas.

Para saber mais sobre a legislação acesse o site: Ministério da Saúde.

Clínicas de Bronzeamento Artificial

Ateliê do Toque  

São Paulo - SP

Rua Doutor Renato Paes de Barros, 1030  

Tel: (11) 3842-3369

Bronzeamento Artificial Keda

Osasco - SP - Avenida Lucianinho Melli, 137  

Tel: (11) 3683-8311

Personal Bronze

Rio de Janeiro – RJ - Ipanema

rua Pirajá,Visconde de Pirajá, 330, 3º andar, loja 322

TEL: (21) 2247-4790 

Body Care Bronzeamento Artificial Ltda

Petrópolis – RJ - Centro

Rua Dezesseis de Março, 208, Centro

Tel: (24) 2247-0672

Natural Bronze

Brasília – DF - Sudoeste

SLCW 104 bloco B loja 64 Tel: (61) 3343-2099

Solarium Estética e Bronzeamento

Porto Alegre - RS

Rua Vinte e Quatro de Outubro, 650 / Sala 304

Tel: (51) 3222-2821/3222-2821

Fatima ForcelliniMedicina Estética e Bronzeamento

Belo Horizonte – MG – Buritis Rua Ernane Agrícola, 06

Tel: (31) 3377-3143 / 3889-7572 

Clínica de Bronzeamento Corpo Dourado

Araxá-MG, Centro

Rua Capitão José Porfírio, 121

Tel: (34) 3662-9865

*Não nos responsabilizamos por alterações de endereço ou telefone.

Textos produzidos por Laisa Agostini Vinhas

Revisado por Leticia Maciel e Cristiana Chieffi