Jaqueta CouroA jaqueta de couro é uma peça clássica no guarda-roupa, tanto masculino quanto feminino. Apesar de ter um alto custo, vale a pena investir em uma peça que não sai de moda, principalmente em tempos de inverno.

O uso de materiais, como couro e pele não vem de hoje, há muito tempo o homem vem utilizando esse recurso dos animais para se aquecer, embora a pele de alguns animais esteja em baixa, os diferentes tipos de couro, são muito vendidos, inclusive os sintéticos, ecológicos e as imitações de textura de couro.

As jaquetas feitas desse material exigem cuidados especiais por parte dono, deve-se guardar em lugar seco e sempre limpo, por exemplo, limpar adequadamente caso mofar ou criar fungos. Se manchar ou sujar, aconselha-se mandar para lavanderias especializadas em couro, para não danificar.

Muita gente tem medo de usar jaquetas de couro, por achar que não combina com certos estilos de roupa ou ocasião. Mas na verdade, o casaco de couro é um coringa pode ser usado com qualquer peça, combina com muitos estilos, o importante é ter noção do que sobrecarrega o visual, como acessórios, excesso de estampa e outros detalhes.

Dúvidas sobre Jaqueta de Couro

Algumas pessoas ficam com receio de usar casacos de couro por não saber se está na moda, ou porque não sabem com que peças combinam. A seguir encontram-se algumas dúvidas muito recorrentes sobre jaquetas de couro.

1. O que usar por baixo de uma jaqueta de couro?

Bem, dependendo da cor da jaqueta é bom fazer um contra ponto, se for preta procure usar blusas em tons mais claros, como cinza ou branco, use acessórios como lenços, cachecóis de cores fortes para não ficar tudo muito escuro, como verde, vermelho ou azul.

2. Jaquetas de couro combinam com tecidos leves e brilhantes, como vestidos de festa?

Sim, pode-se usar jaquetas de couro com vestidos e saias de tecidos mais delicados com aplicações de renda ou bordados com brilho, não há nenhum problema, se você souber combinar, e sem usar acessórios que pesem muito. Inclusive, jogar a textura contrastante do couro sobre roupas mais chiques, deixam o look mais moderno.

3. Casaco de couro com tênis é uma boa combinação?

Para o dia a dia e ocasiões informais não tem problema nenhum combinar jaqueta de couro com tênis, o que não fica bem é usá-los em ambientes que peçam um visual mais sério, porque o tênis dá um toque mais jovial e descolado que combina com eventos mais íntimos e sem compromisso.

4. Casacos de couro protegem do frio?

Depende do casaco, se ele for devidamente forrado com certeza vai aquecer. Quem for comprar precisa ficar atento a isso, observar o forro. Existem no mercado casacos de couro com forro de pele de carneiro, de flanela, com isolamento térmico, enfim vale pesar a intensidade do frio que irá enfrentar, o preço e qual tipo irá usar mais, se a região onde mora não for muito fria compensa comprar um com forro mais leve, caso contrário invista em um bem forrado para não passar frio.

5. Que tipo de estampa cai bem com jaqueta de couro?

A princípio todo tipo de estampa, xadrez, floral, onça, enfim a que preferir. O que não pode é misturá-las, a jaqueta de couro só compõem o look, cada um pode pensar no que mais gosta para combinar. Mas lembre-se, não sobrecarregue, use apenas uma peça estampada, pode ser saia, legging, meia calça, lenço ou vestido, apenas não exagere, as outras peças de roupa devem ser neutras.

6. Para os homens, o casaco de couro combina com roupa social?

Se o corte do casaco for mais tradicional, sim, pode usar com calça, camisa e sapatos sociais, sem o menor problema. Tente levar em consideração a cor do couro também, o preto como é básico, vai com tudo, combina mais com esse estilo. Se a jaqueta de couro seguir um corte mais moderno, não arrisque usá-la com roupa social, pode causar um pouco de estranhamento.

7. O couro colorido pode ser usado com qualquer coisa?

Alguns fatores devem ser levados em consideração, como a cor do couro, existem algumas cores, como vermelho, amarelo, verde que exigem bastante cuidado, não dá para usar com qualquer roupa, estampa, ou sapato. Para peças de couro colorido, prefira roupas e sapatos mais neutros, como preto, branco, marfim, cinza e jeans. Prefira não combinar com brilhos excessivos e detalhes chamativos, use com acessórios mais delicados e discretos.

Cuidados com Jaqueta de Couro

As jaquetas de couro, geralmente consideradas como roupas de marca, precisam de cuidados especiais, para não deixar mofar, amassar ou ressecar, para que não fique sujo ou com mal cheiro. Para isso leia as dicas abaixo:

  • Não guarde dentro de sacos de plástico, o couro fica muito abafado e a probabilidade de mofar e desbotar é muito grande.
  • É aconselhável deixar a jaqueta arejar periodicamente, pelo menos uma vez no mês. Mas nunca deixe exposta ao sol e prefira a sombra.
  • Caso fique marcada ou amassada, passe-a, mas o ferro deve estar a uma temperatura branda e não se esqueça de colocar um pano por cima dela, o ferro quente não deve ter contato direto com o couro, para não desidratar ou queimar.
  • Em caso de sujeiras e manchas, limpe com pano umedecido com água e nunca use detergente. Deixe secar a sombra. Se por acaso seus esforços não removerem a sujeira, leve o casaco em alguma lavanderia de sua confiança, que poderá resolver o problema sem danificar sua peça.
  • Nunca guarde a jaqueta molhada ou úmida, caso isso aconteça ela pode mofar e desenvolver fungos, espere que seque completamente para colocar dentro do armário.
  • O couro tende a desidratar, para que não estrague, é aconselhável hidratá-lo. Para isso você pode pegar um pano de algodão, limpo e seco, e usá-lo para espalhar um pouco de creme hidratante de pele ou cera incolor, de preferência sem álcool na sua composição. Esse procedimento deixa o couro brilhoso e hidratado.
  •  Para retirar o mofo use vaselina no local onde o mofo se encontra, deixe por algumas horas, de preferência durante a noite, no dia seguinte retire a vaselina com um pano seco e depois limpe todo o couro com pano úmido, por último, deixe secar. Essa opção é um ótimo tira manchas do mofo.

Estilos de Jaqueta de Couro

Jaqueta CouroO casaco de couro é uma peça clássica, nunca sai de moda, muito pelo contrário, ele está de volta sempre que o inverno começa. É também uma peça coringa, combina com todos estilos, pode ser usado com peças leves e chiques e com roupas mais básicas, como o jeans. Por esse motivo, tanto pessoas que curtem a moda feminina, quanto masculina, podem optar pelas famosas jaquetas de couro.

Rock'n'Roll: nesse estilo, que lembra juventude, inovação, rebeldia e atitude o casaco de couro é uma composição da marca rock. As jaquetas, principalmente, trazem detalhes ousados e forte, como zíperes grandes, cortes inovadores, tachas aplicadas e combina com acessórios como leggings, jeans, vestidos com brilho, botas e sandálias com tiras.

Country: os casacos de couro também tem tudo a ver com estilo mais country, usado com botas de cano longo, camisas com estampa xadrez e acessórios como, cintos de fivela e chapéus de cowboy, que dão um ar de interior e combinam com as festas típicas do inverno brasileiro, as comemorações juninas.

Motociclistas: seguindo a mesma linha da tendência rocker, as jaquetas de couro dos motociclistas tem o mesmo ar de rebeldia, são usados mais para proteção de quem anda em motos, mas adquiriu um estilo todo especial. O corte costuma ser diferente, com fecho lateral e detalhes mais agressivos, por isso é recomendado usar com peças mais leves, no caso das mulheres para equilibrar o look. Já para os homens, calça jeans e camiseta é a melhor combinação.

Dia a dia: os casacos de couro podem ser usados em qualquer dia frio, o importante é saber combinar para não pesar muito no visual. Se for para o trabalho, procure combinar com roupas simples (camisas, camisetas, jeans, sapatilhas e sandálias sem muito detalhes ou brilho). O casaco de couro combina com tudo, desde que seja usado nos momentos e lugares certos, é o caso dos shorts e saias, se forem muito ousados só dá para usar em passeios e ambientes mais relaxados.

Couro e Pele

O homem primitivo começou a usar peles e couros de animais para se aquecer e proteger-se das condições adversas, com o passar do tempo usar pele virou sinônimo de poder e glamour. No século XIX, as mulheres mais ricas da sociedade europeia precisavam desfilar seus belos casacos de pele por cima de seus vestidos e ao longo do século XX esse tipo de atitude ainda foi muito cultuada.

Esse estilo de casaco ecologicamente incorreto, foi condenado no fim do século passado por entidades que defendiam os animais e hoje em pleno século XXI, usar casaco de pele é um ato muito mal visto, já que sabe-se quantos animais são mortos para se confeccionar um simples casaco de pele.

O couro é outro tipo de material também proveniente dos animais, na maioria das vezes é usado o couro bovino. Esse tipo de matéria-prima era usado antigamente para fazer vestes para os homens que trabalhavam em fazendas, para proteger a pele das plantas que arranhavam, das quedas de cavalo e até do frio de algumas regiões.

Em meados do século XX, o cinema e o Rock'n'Roll popularizaram esse tipo de casaco através de figuras famosas, como James Dean e Elvis Presley. A partir daí os casacos de couros significavam rebeldia e juventude, mas também viraram símbolos de uma época que até hoje é referência.

Atualmente os casacos ainda fazem muito sucesso, são usados por vários tipos de pessoas, pelo fato de atenderem a muitos estilos. Porém, há uma discussão sobre a obtenção dessa matéria-prima tão importante, não só para fabricação de casacos, mas também para indústria de calçados e estofaria, que é o uso do couro ecológico.

O couro natural é obtido das vacas, que a princípio são criadas para que se obtenha a carne bovina, mas a obtenção do couro desse animal é uma espécie de aproveitamento dos recursos que ela pode oferecer. Como já foi muito discutido a criação de gado é um tipo de atividade que agride muito o meio ambiente, por isso são criadas alternativas para suprir as demandas de mercado sem agredir muito o meio ambiente, assim surge o couro ecológico.

O couro ecologicamente correto é feito de PVC, um tipo de plástico resistente e fios de náilon. Sua longevidade é maior que o do couro natural, assim como a sua resistência e por isso tem sido muito aplicado na indústria automotiva. Mas há também uma discussão sobre essa face ecológica desse couro, já que é derivado do petróleo, bastante poluente.

Esse tipo de couro derivado do PVC só pode ser considerado ecológico quando o plástico é reciclado, ou seja, quando o usamos reaproveitado de outros produtos, pois assim, gera menos impacto ambiental que o processo tradicional de produção de couro sintético, como deve ser chamado o couro feito desse material.

Por tanto, o couro de plástico nada mais é que sintético, imitação da textura de couro animal e só pode ser considerado couro ecológico se o material for reciclado. O consumidor deve ficar atento aos processos de produção daquilo que quer comprar e tentar adquirir os produtos, no caso dos casacos, que menos agridem o meio ambiente, isso inclui mais do que a produção do couro, mas também a obtenção dele e o tipo de embalagem na qual vem o produto. 

Tipos de Couro

Os couros podem ser de inúmeros tipos. Cada tipo de material tem uma característica, um preço, uma maneira de ser confeccionado, uma função. Para conhecer bem cada tipo leia os tópicos direcionados a cada um:

Couro bovino

É o mais tradicional, os casacos de couro de boi são os mais conhecidos e muito vendidos no mercado.

Couro de jacaré

um tipo de couro exótico bastante valorizado no mercado. No Brasil, é proveniente do Pantanal do Mato Grosso. Esse couro tem característica marcante, uma textura própria que permite dar aos sapatos, bolsas e jaquetas feitos dele uma certa individualidade.

Couro de cobra

Outro tipo de couro exótico, os produtos feitos dele também são muito valorizados e por isso possuem alto custo. O mais conhecido são o couro de píton, com cores que variam entre branco, cinza e preto mesclados, ele conquista principalmente as mulheres.

Couro de avestruz

É um couro versátil, que permite diversos tipos de tingimento e corte e pode-se produzir infinitos produtos, como se faz com os outros couros. Possui uma textura bem diferente que chama atenção pela sua beleza.

Couro de cabra e bode

Muito conhecido no Nordeste do Brasil, esse tipo de couro é maleável e bastante usado para fazer bolsas femininas, casacos e sapatos, o custo é, em média, o mesmo dos produtos de couro bovino.

Couro de tilápia

Proveniente da tilápia, uma espécie de peixe, pode ser usado para fazer desde jaquetas até chapéus. O couro da tilápia é suave e resistente, o que justifica o conforto dele como matéria-prima para vestuário e calçados. 

Couro vegetal

Obtido através do látex da Amazônia. Ele começou a ser produzido na década de 1990, a partir de projetos sociais de sustentabilidade. Começaram então a produzir pastas, bolsas e sapatos a partir desse material que se parece com o couro e possui ótima qualidade.

Couro sintético

Pode ser feito com fibras de poliuretano, poliéster e náilon. Esse material é fácil de tingir e muito resistente. O couro sintético hoje é mais usado como revestimento de estofados, mas existem muitas jaquetas feitas desse material.

Couro colorido

É um tipo de couro tingido, pode ser submetido a diversos processos para chegar a cor desejada, usa-se muito o preto, o vermelho, o branco e o azul principalmente em jaquetas e sapatos.

Processo de Curtição do Couro

Couro VacaO processo de curtição do couro é um método muito conhecido, usado desde a antiguidade quando os homens precisavam fazê-lo para produzir bolsas, sandálias, recipientes para armazenar água, roupas, etc. Esse processo consiste em produzir o couro propriamente dito, tirar o pelo, a gordura e a carne do animal, depois emergir em um produto químico com cal e deixar secar.

O processo antigo de curtição do couro era extremamente demorado e o local onde o couro era curtido precisava ser afastado das cidades porque o cheiro era muito forte e incômodo, a principal razão desse odor era o fato dos couros ficarem expostos putrefazendo-se, como parte do processo. Além disso, era usada urina de animal como substância ácida para tirar os pelos e a carne. Esse processo ainda existe, um exemplo é a cidade de Fez, no Marrocos, onde eles ainda o aplicam.

Atualmente a curtição do couro não é mais artesanal na maior parte do mundo, é feito em método industrial, que seguem os seguintes passos:

1. O couro é preparado, depilado e passa pelo processo de descarne;

2. É curtido, limpo, ressecado e imerso em um composto químico forte;

3. É feita uma seleção, e então o couro é separado segundo uma classificação;

4. Passa pelo processo de corte depois sua espessura é checada;

5. Vai para secagem;

6. Quando seco, ele é amaciado;

7. É lixado para retirar o pó;

8. Coloca-se em uma prensa, na qual o couro é aberto e esticado;

9. Por último, ele é tingido, dependendo da finalidade.

No Brasil, por causa da difundida criação de gado e pelo fato do país ter o maior número de rebanho do mundo, a produção e venda de couro é muito grande, inclusive a exportação é bem significativa. O estado do Ceará, por exemplo, é um grande produtor de couro, tanto do bovino quanto do caprino, nas últimas três décadas a região tem ganhado muito apoio nessa área, por isso o crescimento visível desse tipo de negócio.

A região sul do país tem uma produção já tradicional, desde o século XIX o estado é um grande criador de gado e provém o Brasil com couro e carne. Na década de 60, eles começaram a expandir os negócios e se tornaram um importante exportador de couro para os EUA. Dentro do país, o maior comprador de couro é o estado de São Paulo, o que se explica pela forte industrialização da região, de onde sai maior parte de produtos fabricados em couro.

Textos  produzidos por Ludmyla Barbosa