Cirurgia Plástica NarizA Cirurgia Plástica de Nariz, conhecida também como Rinoplastia, reconstrói ou remodela o nariz. Como se localiza no centro do rosto, muitos se sentem incomodados pela falta de simetria e harmonia quando o nariz é grande demais, largo, torto, ou possui alguma forma que não agrada.

Antes de tudo, a sua motivação precisa ser a própria satisfação: não faça somente para os outros, ou para se encaixar nos padrões de beleza.

Tenha certeza da mudança que procura e escolha um bom médico, pois há falhas que são irreparáveis. Informe-se sobre cada procedimento, converse com seu médico, procure indicações, tire suas dúvidas e esteja certo sobre a decisão de se submeter a essa cirurgia.

Encontre aqui as principais informações sobre a funcionalidade da rinoplastia, que não é só estética, sobre o ato cirúrgico, o pré e o pós-operatório, as correções realizadas no nariz, as dúvidas sobre rinoplastia e a bioplastia de nariz, que é outro método de correção. Outro processo de "correção" corporal é o da prótese de silicone.

O que é Rinoplastia?

A cirurgia plástica de nariz não é somente para satisfazer um capricho; possui outros objetivos importantes:

  • Funcional: ajuda no tratamento de problemas respiratórios;
  • Estético: faz uma correção no nariz, de acordo com o que o paciente deseja;
  • Reconstrutor: para reconstruir problemas causados por acidentes, traumatismos nasais ou alguma correção defeituosa.

Pré-operatório da Rinoplastia

Ao olharmos para o nariz de alguém, muitas vezes desejamos ter um igual, mas saiba que cada tipo de nariz está de acordo com um tipo de rosto, com traços específicos e pode ser que aquele tipo de nariz não fique harmonioso com as suas características.

Antes da cirurgia, vários exames são solicitados; há uma avaliação completa, estudos minuciosos, todas as medidas do rosto são retiradas, para que haja um equilíbrio entre as proporções, fazendo com que o resultado seja o mais natural possível e de acordo com a forma de cada rosto.

Na consulta que antecede a cirurgia, é obrigação do médico explicar passo a passo do procedimento, qual será a técnica utilizada, como você deve se preparar, cada detalhe do pós-operatório e, o principal: o médico e o paciente devem estar cientes do resultado esperado, para que as expectativas não sejam diferentes.

Durante a Cirurgia Plástica

Durante a cirurgia, a pele é separada da estrutura do osso e da cartilagem e pode ser efetuada de duas maneiras:

Modo “aberto”, que é uma incisão através da columela (faixa vertical de tecido que separa as narinas), possibilitando uma visualização mais ampla das estruturas internas, facilitando a manipulação dos materiais necessários para a cirurgia;

Modo “fechado”, por dentro do nariz, fazendo uma incisão dentro das narinas, pois evita a pequena cicatriz que resulta o modo aberto, mas dependendo do seu problema, esse modo pode dificultar a cirurgia, por oferecer uma visão limitada.

Mas o modo utilizado dependerá do tipo de cirurgia, indicado pelo seu médico que, sendo de confiança, saberá qual o melhor deles a ser realizado.

Normalmente, a cirurgia consiste em romper os ligamentos entre a cartilagem e o osso, para que o nariz seja esculpido, por meio da raspagem, da retirada parcial dos ossos ou de gordura, ou pela retirada também da cartilagem. Após remodelar a nova estrutura, a pele é readaptada. Depois da cirurgia, é aplicada uma tala e tampões internos, para ajudar a manter a nova forma.

Pós-operatório da Rinoplastia

Após a cirurgia, é normal o inchaço da face, as equimoses (manchas roxas) ao redor dos olhos, dores de cabeça, dores no nariz e um pequeno sangramento. Mas tudo é controlado por medicamentos receitados pelo médico. Para que os sinais da cirurgia sumam, leva em média de 2 a 3 semanas, mas há um pequeno inchaço na região da operação que demora mais tempo para desaparecer, pois a cicatrização é lenta. Por isso, o resultado final demora de 6 a 12 meses.

Talvez uma das partes mais difícil seja o pós-operatório e, para evitar dores e maiores problemas, é preciso ter alguns cuidados:

  • Siga rigorosamente todas as orientações dadas pelo médico;
  • Vá a todos os retornos pós-operatórios;
  • Sempre que possível, mantenha o rosto elevado;
  • Ao dormir, deixe o travesseiro um pouco levantado, para evitar o sangramento;
  • Limpe as narinas com soro fisiológico;
  • Evite atividades físicas pesadas por 2 meses;
  • Não se exponha ao sol até que todos os hematomas desapareçam;
  • Troque os curativos externos quantas vezes for preciso.

Correções no Nariz

Aqui estão as remodelagens mais frequentes nas cirurgias plásticas de nariz. Saiba como é o procedimento em cada uma delas:

Correção do Dorso Nasal

A alteração no dorso nasal é quando o osso que se localiza na parte superior do nariz é um pouco elevado, projetado pra frente, não segue a “linha” do nariz. A cirurgia é uma raspagem do osso, onde se tira uma parte da cartilagem, que fica ao longo do nariz. É um dos procedimentos mais simples, a anestesia é local, com sedativo.

Diminuição da Asa Nasal

É caracterizada muitas vezes por condições genéticas (negros e asiáticos possuem a asa nasal mais larga), e ocorre quando o dorso nasal também é largo e a asa nasal, por consequência, também. O local da incisão é no “sulco”, entre a asa nasal e a bochecha. Por isso, a cicatriz fica bem escondida.

Correção da Ponta Nasal Caída

Quando uma pessoa possui essa característica, pode ser pelo ângulo menor que 90º entre o lábio e o nariz, quando a ponta do nariz realmente é projetada para baixo, ou quando a cartilagem que regula a altura a ponta do nariz é muito pequena. Além da rinoplastia, a bioplastia também pode ser usada em alguns casos de correção da ponta nasal caída, com o preenchimento (material definitivo PMMA).

Correção da Globosidade da Ponta Nasal

Às vezes, a ponta do nariz é “gordinha”, pois há o acúmulo de gordura nessa região, ou pode ser também pela cartilagem alar muito aberta. Assim, o processo consiste em retirar o excesso dessa gordura.

Dúvidas sobre Rinoplastia

Pos OperatórioHá muitas dúvidas que são muito comuns sobre Rinoplastia. Veja quais são as principais perguntas relacionadas ao assunto:

Quais os tipos de cicatrizes existentes?

A cirurgia, quando é feita do modo “aberto”, pode deixar cicatriz na columela (faixa vertical de tecido que separa as narinas), ou nas asas nasais; porém, são cicatrizes simples. Mas dependendo do tipo de cirurgia, e qual o seu objetivo, pode ser feito do modo “fechado”, que não deixa cicatriz.

A partir de qual idade é adequado fazer rinoplastia?

Aconselha-se a partir dos 15 anos, pois é quando o tamanho dos ossos nasais já estão quase definidos.

Qual é o tipo de anestesia usada?

A anestesia pode ser local, ou geral, depende do caráter da cirurgia e da escolha do paciente. Mas como a anestesia geral oferece mais riscos na rinoplastia, aconselha-se a local, que é sempre acompanhada de um sedativo. Tudo depende do tipo de cirurgia, das indicações do médico e do seu estado de saúde.

Quanto tempo demora para o resultado definitivo?

A recuperação varia de pessoa para pessoa, mas é em média de 6 a 12 meses. A recuperação do inchaço e manchas do pós-operatório vão sumindo e duram em torno de 3 a 4 semanas. Mas após essa recuperação, a região operada começa a passar por um processo de retração cicatricial.

É preciso internação?

Depende da recuperação do paciente no pós-operatório imediato, alguns são liberados no mesmo dia, outros ficam por, no máximo, dois dias. Só se houver alguma complicação: daí, será necessária uma internação mais longa.

Qual é o maior incômodo após a cirurgia?

A maioria das pessoas que já se submeteu à rinoplastia reclamam da respiração logo após a cirurgia, pois nos primeiros dias, o nariz é totalmente tampado pelo curativo, causando o incômodo ao respirar pela boca. E o tempo para usar o tampão é determinado pelo médico.

É comum o sangramento?

Nas primeiras 48 horas, é normal um pequeno sangramento, mas um dos motivos do curativo é aparar esse sangramento.

Quais os perigos ao se submeter a uma rinoplastia?

Existem casos de médicos incompetentes, que falham na cirurgia e deixam o nariz diferente do que o paciente pediu, podendo até deformá-lo. Há os riscos também de toda e qualquer cirurgia, mas os resultados satisfatórios são muito maiores e frequentes. Procure um bom médico, indicado por pessoas que já fizeram rinoplastia, pergunte sobre cada detalhe, nunca deixe de se informar e escolha uma clínica ou hospital que ofereçam segurança para a sua saúde.

Qual o tempo necessário para a cirurgia?

Normalmente, duram em torno de uma hora e meia até três horas, dependendo do processo que será feito.

Qual a posição certa para dormir?

Evite fazer movimentos bruscos com a cabeça nos primeiros dias, esteja com o travesseiro um pouco levantado e não apoie o rosto de lado - sempre virado para cima.

Bioplastia Nasal: Uma Opção Não-Cirúrgica para Moldar o Nariz

BioplastiaA Bioplastia é uma cirurgia plástica pouco invasiva feita com um pequeno corte na pele e a utilização de cânulas bem pequenas. Pode ser realizada por homens e mulheres com implantes sintéticos, naturais ou mistos.

Utiliza implantes injetáveis com substâncias compatíveis às do corpo humano, aumentando o volume de algumas de suas áreas, preenchendo depressões, a fim de modelá-lo.

A substância mais usada é o PMMA (polimetilmetacrilato), derivado do petróleo, e por não ser reabsorvido pelo organismo, o resultado é definitivo. Não é uma intervenção cirúrgica, não deixa cicatrizes e o curativo deve ser usado por um período de 7 dias. O resultado é imediato e a anestesia é local, sem necessidade de sedativos.

É uma aplicação feita através de cânulas que penetram por um pertuito (instrumento cirúrgico), um pouco menor de 0,5 mm. Como reação, pode haver inchaço e equimoses, mas são poucas; porém, não é comum em todas as pessoas que fazem a bioplastia. E não há o risco da substância se deslocar pelo corpo.

O preço de uma bioplastia depende de diversos fatores como o grau de dificuldade do procedimento, o hospital que será usado, qual médico, dentre outros. Às vezes, pagar um pouco mais em um estabelecimento confiável é melhor do que se submeter em locais impróprios que podem causar danos a sua saúde.

Porém, é importante que o paciente sempre tome os devidos cuidados pois é essencial alguns exames e as consultas devem ser feitas com médicos de sua confiança. As vantagens apresentadas são uma plástica de nariz por um custo menor, a rápida aplicação e recuperação dos pacientes e a falta de internação.

A bioplastia de nariz contribui para a simetria do rosto e, às vezes, faz a correção de uma cirurgia mal feita. Porém, há situações que só a rinoplastia resolve.

Textos produzidos por Laisa Agostini Vinhas

Revisado por Cristiana Chieffi