Bandeira Estados UnidosConheça algumas bandeiras dos países das Américas, tais como Estados Unidos, México, Brasil, Argentina e Uruguai. Confira um pouca da história e o significado das bandeiras!

Estados Unidos

A bandeira americana possui três cores: o azul-escuro, a vermelha e a branca. É formada por linhas horizontais, onde se intercalam as cores vermelha e branca. Tem um retângulo azul-marinho, localizado na parte superior esquerda. No interior desse retângulo existem 50 estrelinhas brancas, que representam cada um dos estados americanos. As treze faixas vermelhas significam as antigas Treze Colônias, fundadas entre 1607 e 1733.

Foram fundadas a partir do início do processo de independência, da colônia britânica. Ao longo do tempo, enquanto iam inserindo mais estados, o número de estrelas aumentava. Até que a atual bandeira americana se deu no ano de 1960.

Cada uma das cores tem determinada uma representação simbólica. O vermelho significa a resistência e o valor, a cor branca representa a inocência e a pureza. O azul caracteriza a vigilância, perseverança e a justiça. O brasão americano é representado por uma águia-de-cabeça-branca, típica da região.

A bandeira americana, conhecida também como The Stars and Stripes ou Old Glory, é encontrada em diversos heróis dos desenhos da empresa Marvel. Também nas roupas do Capitão América, no Spiderman e o Superman. Os americanos são muito nacionalistas nessa questão. Francis Hopkinson, possivelmente, foi o autor do desenho da bandeira.

México

Bandeira MéxicoA bandeira mexicana é representada por três cores, que são: verde, branca e vermelha. Nela, está presente um brasão, que corresponde a uma águia chamado de Brasão de Armas. Seu desenho é do pássaro marrom, sob o domínio de uma cobra, que se encontra presa em suas garras e bico. A águia se localiza acima de um cacto sobre uma pedra. Ela se ergue do meio de um lago.

As cores da bandeira do México é baseada em outra: do Exército das Três Garantias, de Agustín de Iturbide. O verde simboliza a independência da colônia espanhola. A cor branca representa a religião, que no caso é a católica. Já o vermelho significa a união concretizada entre americanos e europeus. O simbolismo da bandeira se cambiou por várias vezes, tendo com final o seguinte: verde (esperança), branca (pureza) e vermelho (religião). A bandeira foi adotada em 16 de setembro de 1968. O brasão foi desenhado pelo artista, pintor e arquiteto, Francisco Eppens Helguera.

Brasil

Bandeira BrasilA bandeira brasileira, adotada em 19 de novembro de 1889. Ela é composta pelas cores: verde, amarela, azul e branca. Atualmente, possui 27 estrelas, sendo cada uma representanda pelos estados brasileiros. As cores: verde (retângulo) e amarela (losango) simbolizavam as cores da Casa de Bragança e Habsburgo. O verde da Casa Real de Bragança (D. Pedro I) e o amarelo da Casa Imperial Austríaca de Habsburgo (Maria Leopoldina). O azul e o branco eram colorações bem presentes em bandeiras portuguesas.

A bandeira foi desenhada por Décio Vilares; porém, houve a participação de diversos acadêmicos na criação; Raimundo Teixeira Mendes, o autor; Miguel Lemos e Manuel Pereira Reis. Embora muitos afirmarem que a faixa branca, que passa pelo meio da circunferência azul, seja uma representação da Linha do Equador, isso não procede. A parte branca serve apenas para introduzir o lema: “Ordem e Progresso”. Lema esse que foi baseado nas palavras do positivista francês Auguste Comté: “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”.

Argentina  

Bandeira ArgentinaCriada em 27 de fevereiro de 1812, a bandeira argentina possui três faixas horizontais, sendo uma branca, pelo meio, e duas azuis, nas extremidades. Na faixa branca, contém a figura de um sol. Ele possui um rosto e seus raios de sol totalizam 32, sendo 16 retos e 16 ondulados. A figura é uma representação do deus do sol dos Incas, Apu Inti. Ele é desenhado nas cores marrom e dourado. Desse modo, as cores da bandeira da Argentina são: azul-celeste, branco, marrom e dourado.

O Sol de Maio, como é denominado, é uma homenagem à Revolução de Maio, de 18 a 25 de maio de 1810. Esse evento marca a Independência da Argentina em relação à colônia espanhola. Inclusive no verso dos pesos (moeda argentina), o sol vem desenhado.

Uruguai

Bandeira UruguaiA bandeira do Uruguai é pouco parecida com a da Argentina. As duas possuem o mesmo desenho, o Sol de Maio. O Pavilhão Nacional, outro nome da bandeira uruguaia, é composto pelas cores: azul, branco, dourado e preto. Ela possui quatro faixas azuis e cinco brancas. As duas primeiras faixas azuladas, são menores do que as outras, formando um retângulo no canto superior esquerdo  – semelhante à bandeira dos Estados Unidos. No interior do retângulo branco, está o famoso Sol de Maio; entretanto, com uma diferença em relação a bandeira argentina.

Os raios de sol, do Sol de Maio uruguaio, somam um total de 16. Oito raios retos e oito ondulados. Os detalhes dos desenhos são feitos na cor preta. As listras representam os primeiros departamentos, após a independência do vice-reino do Rio Prata da Espanha.

Textos produzidos por Douglas R. B. Furtado

Revisados por Cristiana Chieffi Albuquerque