CavaleirosVários fatos importantes marcaram a história da Idade Média, principalmente, as revoltas, as guerras, as invasões e a peste negra, também conhecida como peste bubônica. Mas além desses acontecimentos, muitos outros foram de grande importância para a formação da Europa e podem ser observados através de uma linha do tempo, criada especialmente para ilustrar os principais momentos históricos.

Interior IgrejaNa Idade Média, a Igreja Católica era uma das instituições mais importantes do período, contribuindo assim para a tomada de diversas decisões nos setores da sociedade. Dentre os principais acontecimentos que envolveram o clero estão a Querela das Investiduras, a Inquisição Religiosa e as Cruzadas.

Lendas MedievaisOs principais contos e lendas medievais giram em torno das histórias do Rei Arthur, o único que conseguiu retirar a espada de Excalibur de uma pedra, e Robin Hood, um herói que viajava com o rei para evangelizar os hereges e depois, após um trágico acontecimento, passou a defender a população pobre.

Mulheres CozinhandoA culinária na Idade Média era transmitida por meio dos mosteiros que carregavam toda as tradições dos romanos aos povos do ocidente. Havia certa diferença entre a comida consumida pelos nobres/clero e servos. Como a economia estava baseada no campo, grande parte dos alimentos eram frutas, verduras e caça. Alimentos básicos que se destacavam eram pães, cereais, massas e mingau.

Briga Cavaleiros ArmaduraOs principais objetivos das cruzadas eram libertar a Terra Santa do domínio dos turcos e unir a Igreja Católica, separada na Cisma do Oriente em 1054. Elas foram expedições militares realizadas pelos nobres cristãos e incentivadas pela Igreja Católica no século XI. O Papa Urbano II iniciou o conflito em 1095.

Livros MedievaisA Idade Média era frequentemente reconhecida pelos renascentistas por um período onde não houve o desenvolvimento da arte. Mas a Idade das Trevas, assim como também era nomeada, conseguiu deixar rastros de sua cultura, mesmo que tenha sido limitada pela religião.

Castelo Idade MédiaNa economia, o principal modelo implementado foi o feudalismo, um sistema econômico, social e político apoiado na agricultura, com atividades realizadas em grandes propriedades de terra. Assim, quem tivesse maior quantidade de feudos, mais poderoso era. Os senhores feudais conquistavam essas terras por causa do rei.

Igreja MedievalPoucas pessoas na Idade Média tinham acesso à educação, ou seja, apenas os nobres e seus filhos estudavam. Além disso, a população era formada em sua maioria pelos servos e estes não tinha acesso à livros, sendo, portanto, analfabetos. O sistema educacional era de responsabilidade da igreja que possuía escolas paroquiais, universidades e mosteiros.

Poster Filme Coração do Dragão - 1996Conheça alguns filmes clássicos que relembram as histórias medievais tais como "O Feitiço de Áquila", "O Nome da Rosa', "Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões" e outros.

Espada MedievalA Guerra dos Cem Anos representou um conflito de interesses entre a França e a Inglaterra. Ela teve início no ano de 1337 e terminou apenas em 1453. Nesse período, uma série de batalhas foram realizadas em prol de objetivos específicos. Mas, para compreender todo o contexto é necessário entender o passado.

Cavaleiro Dama Idade MédiaTambém conhecida como Idade das Trevas, a Idade Média corresponde aos séculos V a XV e foi um momento da história onde ocorreram guerras históricas, como as Cruzadas e a Guerra dos Cem Anos, além de outras transformações como a chegada do feudalismo e a divisão da sociedade em clero, nobreza e servos.

Guerreiro MedievalPara contextualizar, em 286, o Imperador Diocleciano dividiu o Império Romano, em Ocidente, cuja capital estava na cidade de Roma, e Oriente, com capital na antiga colônia grega conhecida por Bizâncio. Essa divisão foi feita para facilitar a administração do império.

Traje MedievalAs invasões bárbaras marcam o início da Idade Média. Eles eram povos que estavam separados por tribos, viviam fora dos domínios do Império Romano, e portanto, não tiveram contato com a cultura greco-romana. Eles foram os responsáveis por dominar a parte ocidental do Império Romano, pois devido ao crescimento de sua população estavam em busca de terreno fértil, riquezas e outros benefícios característicos da região do Império.

Literatura MedievalA literatura medieval estava muita relacionada aos acontecimentos políticos e sociais. Após o século XII, surgiu o estilo chamado Trovadorismo, que abriu caminho para a poesia na Idade Média e foi utilizado até 1418, quando surgiu o novo modelo, o Quinhentismo. Destaca-se como obra neste modelo, a ‘Cantiga Ribeirinha’, do poeta Paio Soares Taveirós, de 1189.

Caderno Notas MusicaisA música foi um dos elementos que marcou o período, mas inicialmente, sofreu muita influência da Igreja. Porém, ela se desenvolveu abrindo espaço para a música popular, criada por trovadores e menestréis (tipos de poetas). Além disso, vários instrumentos musicais que existem atualmente vieram deste período.

Rainha MedievalA nobreza era a parcela da população medieval formada por nobres que tinham a posse de terras e também cobravam impostos dos servos (camponeses). Cada um deles possuía tribunal próprio, direito ao porte de armas, cavalos, castelo e exército. Para a conquista de novos domínios, as guerras eram um dos principais meios para conquistar terrenos e também obter maior poder.

Rato Peste NegraA peste negra (peste bubônica) foi uma doença que atingiu a Europa no Século XIV, se espalhou rapidamente e exterminou cerca de um terço da população. Ela chegou a interromper também a Guerra dos Cem Anos e atingiu pessoas de todas as classes sociais.

Soldados Torneio MedievalApós as invasões bárbaras, a Tribo dos Francos foi umas das que se desenvolveram durante a Idade Média. Surgiram, a partir daí, as dinastias Merovíngia e a Carolíngia.

Moedas de OuroApós as Cruzadas, que proporcionaram a abertura no Mar Mediterrâneo, e ocorreram ao longo da Baixa Idade Média, foi um dos principais acontecimentos que contribuiu para o renascimento do comércio e também urbano.

Mulher Roupa MedievalOs trajes medievais são famosos e podem ser vistos em fotos e filmes que retratam as batalhas e histórias vividas durante a Idade Média. Com o tempo, tanto trajes femininos, quanto masculinos foram sendo alterados, principalmente, por causa das invasões germânicas e de outros povos. Assim, encontram-se roupas provenientes de culturas como a romana, a celta/gauleses e germânica.

Ferreiro TrabalhandoOs servos ou camponeses eram a maior parcela da população e estavam subordinados aos senhores feudais, devendo-lhes o pagamento de taxas e tributos. Além deles, os pequenos artesãos também faziam parte das pessoas que deviam favores aos senhores e, portanto, não eram livres, sendo que suas atividades eram a de prestar serviços nos mosteiros ou castelos e também na reserva.

Mulheres MedievaisA sociedade na Idade Média estava dividida em três classes sociais: servos, nobreza e clero.

Justa MedievalOs torneios medievais, também chamados de justa, era um tipo de competição realizada para o entretenimento da nobreza. Como entre os séculos XI e XIV, muitas guerras aconteciam entre reinos, os cavaleiros, com armadura e armas, eram usados em um combate real, em espaços amplos para lutarem entre si.

Homem VikingOs vikings, chamados também de normandos ou nórdicos, vieram da região da Escandinávia. Esse território atualmente faz parte da Dinamarca, Noruega e Suécia. Contribuíram com a formação da cultura na Europa com artesanato, atividades agrícolas e comércio.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva