Mulheres MedievaisA sociedade na Idade Média estava dividida em três classes sociais: servos, nobreza e clero.

Havia, assim, uma hierarquia, onde os servos trabalhavam para os seus senhores (nobres) e deviam entregar a sua produção para eles. A nobreza, por sua vez, era dona de grandes propriedades e moravam em castelos. O clero era composto pelos membros da igreja, que possuíam poder e influenciavam a sociedade, sendo os responsáveis por cuidar da vida espiritual.

Clero

No clero, faziam parte os integrantes da Igreja Católica, dos quais podiam dispor de certas regalias, tais como isenção do pagamento de imposto e acesso ao conhecimento. Eles transmitiam os ensinamentos bíblicos, coletavam o dízimo das pessoas e auxiliavam os fiéis com as questões espirituais. Os membros do Clero podiam ser subdivididos em alto clero, baixo clero, clero secular e clero regular.

Nobreza

Os nobres eram os senhores das terras, responsáveis pela cobrança de impostos e proteção das fronteiras. Havia uma subdivisão dentro deste grupo e algumas pessoas recebiam títulos específicos de acordo com a sua relação com o rei e a quantidade de terras que detinham. Por exemplo, os barões, eram os súditos fieis ao rei, cuja tarefa era garantir lealdade e realizar serviços em prol do reino. Com essa ajuda que prestavam, recebiam propriedades, como pequenos sítios ou fazendas. Há também outros títulos importantes tais como conde, visconde, duque e marquês.

Servos

Os servos eram representados pelas pessoas que não faziam parte da nobreza ou do clero. Composta por grande parte da população, estes camponeses deviam obediência aos senhores feudais, principalmente, na prestação de serviços. Eles deveriam cumprir e realizar o pagamento de taxas e também tributos. Um exemplo é a corveia, que tratava da obrigação dos servos em trabalhar nas propriedades dos senhores feudais e tudo aquilo que produzia seria repassado para esses senhores.

Mulher na Idade Média

As mulheres medievais estavam subordinadas aos seus pais e maridos, tanto as que faziam parte de família camponesas, quanto da nobreza. Além disso, deveriam conservar a pureza e serem virgens. Elas representavam um perigo para os membros do clero, que sempre procuravam ficar longe delas, pois estimulavam a tentação e aguçavam os prazeres da carne. Para a Igreja, as mulheres eram associadas ao pecado e a sexualidade e, por isso, o domínio sobre elas era fundamental. Durante a inquisição, por exemplo, muitas mulheres foram condenadas à fogueira, por serem julgadas pela realização de rituais que envolviam a bruxaria e também pela luxúria.

As principais atribuições delas eram procriar, realizar tecelagem, cuidar das tarefas domésticas, auxiliar nas tarefas agrícolas do dia a dia, educar às crianças e cuidar dos enfermos.

Bobo da Corte

Os bobos da corte são pessoas dedicadas ao entretenimento da nobreza e se assemelham aos humoristas da atualidade. Dentre os séculos XIV e XV, a corte remunerava o trabalho deles, assim como outras profissões.

Obs.: Além das classes citadas, existiam também as intermediárias, formada por vilões e ministeriais. Os primeiros eram pessoas livres que não necessitam estar vinculados à terra, ou seja, migravam para outro feudo, auxiliando os senhores feudais. A outra classe, estaria ligada às atividades administrativas do reino.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva