Moedas de OuroApós as Cruzadas, que proporcionaram a abertura no Mar Mediterrâneo, e ocorreram ao longo da Baixa Idade Média, foi um dos principais acontecimentos que contribuiu para o renascimento do comércio e também urbano.

Isso significava que, o sistema feudal estava chegando ao fim e, em contrapartida, o poder real estava se tornando maior. Além disso, as rotas comerciais movimentaram a economia e contribuíram para o surgimento das cidades medievais e também da burguesia. Foi durante o renascimento que os burgueses incentivaram movimentos contra os senhores feudais para a independência das cidades.

Rotas Comerciais

Com a evolução do comércio, surgiram as rotas comerciais, locais onde eram realizadas as principais trocas de produtos na Europa. Haviam centros que interligavam essas rotas terrestres, o mais famosos era a da Champagne. As principais rotas eram do Mediterrâneo, do Mar do Norte e Champagne.

  • Mar do Norte - ligação entre o mar do norte e o báltico, que seguia pelo interior da Rússia. Os comerciantes percorriam o Mar Negro e iam até Constantinopla para vender produtos como trigo, metais, âmbar, peles, dentre outros;
  • Mediterrâneo - fazia a ligação entre a cidade de Constantinopla e Alexandria à Europa. As principais cidades eram Veneza e Gênova, sendo comercializado produtos como o cravo, a seda e a canela, que chegavam do Oriente;
  • Champagne - fazia a ligação da Itália à Flandres, passando por Champagne, na França. Nela também eram localizadas as feiras medievais.

Essas rotas principais se interligavam com outras rotas. Como haviam muitos mercadores foram criados pontos de trocas, dando início às feiras medievais. As feiras estavam nos centros das rotas e proporcionavam um dinamismo ao comércio, garantindo também trocas monetárias. Sua importância foi tão grande que no seu lugar foram criadas cidades (chamadas de burgos). Essas cidades abrigavam pessoas, em especial comerciantes, operários e artesãos, que saiam do campo em busca de melhores condições de vida. Com o tempo, os burgos foram crescendo e surgia a partir daí, uma nova classe, a burguesia.

Corporações de Ofício

Surgiram também as Corporações de Ofício, após o século XII, que eram criadas dentro das cidades e também eram conhecidas como Guildas. Eram formadas por uma hierarquia onde havia o mestre, o aprendiz e o jornaleiro. Tinham o objetivo de organizar a produção urbana, agindo na regulamentação da produção, apoiando o preço justo e realizando o monopólio.

Monarquias Nacionais

As monarquias foram criadas a partir da aliança entre a burguesia comercial e o rei entre os séculos XII e XIV. Seu objetivo era representar os interesses econômicos dos burgueses e também os políticos do rei.

O papel do rei seria cuidar dos interesses políticos, eliminando o sistema feudal, que estava chegando ao fim. Criaria exércitos compostos por mercenários e pagos pelos burgueses. As obrigações que antes os camponeses tinham com os senhores feudais foram trocados pelos tributos que deveriam ser pagos pela Coroa.

Os burgueses gerenciavam a economia lutando para que não houvessem impostos abusivos, financiavam o exército real em troca de favores, pesos e medidas que não estavam padronizados, garantindo a unificação monetária.

Companhias de Comércio - foram criadas pelos monarcas para que a burguesia realizasse o controle das atividades do comércio.

Renascimento Urbano

Por volta do século X, não haviam tantos conflitos na Europa, assim, ocorreu também o crescimento da população e os feudos já não abrigavam essa quantidade de pessoas.

Os comerciantes e artesãos começaram a viver ao redor dos feudos e a partir daí surgiram as vilas e os burgos (cidades). Essas pessoas eram chamadas de burgueses, porém, com o passar do tempo, o termo foi usado para nomear apenas comerciantes e ricos.

À medida que a população cresceu, os burgos também evoluíram, ainda mais, quando chegavam os servos que fugiam da relação com os senhores feudais. Foi assim que iniciou o renascimento urbano com a criação das primeiras cidades europeias.

Outro ponto importante com relação ao crescimento da população foi que as trocas poderiam ser feitas por moedas, pois antes eram feitas com mercadorias e também, surgiram os bancos designados para realização de empréstimos e trocas cambiais.

Agricultura

Houve também o renascimento agrícola, em que os senhores feudais estimulavam a produção de alimentos pelos servos, dando-lhes a oportunidade de ocupar novas áreas, por causa de seus campos que já estavam esgotados e também porque desejavam expandir e continuar com seus domínios. Os servos utilizando outros métodos para cuidar da terra e ajudaram no renascimento agrícola. Porém, muitas pessoas que estavam sem ocupação acabaram participando das Cruzadas, promovidas pela Igreja. O feudalismo foi sendo eliminado aos poucos da Europa.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva