Igreja MedievalPoucas pessoas na Idade Média tinham acesso à educação, ou seja, apenas os nobres e seus filhos estudavam. Além disso, a população era formada em sua maioria pelos servos e estes não tinha acesso à livros, sendo, portanto, analfabetos. O sistema educacional era de responsabilidade da igreja que possuía escolas paroquiais, universidades e mosteiros.

Os clérigos eram responsáveis por lecionar e levavam aos seus alunos as sete artes liberais que são geografia, retórica, lógica, gramática, música, aritmética e astronomia. Além dessas artes, o conteúdo era fornecido em latim e ainda aprendiam sobre assuntos religiosos e também estratégias de guerra.

Outro fato importante, foi o surgimento das universidades medievais, aproximadamente no século XII. Haviam quatros áreas a serem estudadas pelos alunos que costumavam pesquisar, realizar debates e reflexões sobre temas como Artes, Direito, Teologia e Medicina. Inicialmente, apenas os nobres tinha acesso ao ensino, mas posteriormente, com o aparecimento da burguesia, essa classe começou a ter acesso ao estudo por meio das universidades e escolas.

Embora alguns renascentistas considerem que este período tenha sido fraco na educação, ainda sim, ajudou no desenvolvimento das áreas científicas e filosóficas de outros períodos da história. Na filosofia, surgiu a escolástica, uma corrente cujos principais pensadores foram Alberto Magno e Tomás de Aquino, com o intuito de unir a religião e a razão.

Escolástica: corrente filosófica criada durante a Idade Média, que prevaleceu principalmente durante os séculos XI e XIV, e que fazia relação entre a razão e a fé. Aproximadamente no século XVII perderia sua força por causa do surgimento da filosofia moderna.

Contribuições Científicas na Idade Média

Já na área científica, um dos cientistas populares deste período foi Roger Bacon (1214-1294) considerado o primeiro a sugerir o uso da lente em óculos, em seus estudos sobre refração de luz. Ele auxiliou na correção do Calendário Juliano, defendeu que experimentar e observar deveriam ser uma das regras para os estudos científico; e, contribuiu com os estudos para a produção de pólvora.

Escolas na Idade Média

Escolas Monacais

Eram aquelas localizadas próximo à catedrais e mosteiros. Elas realizavam o ensino em latim dos temas religiosos. Inicialmente, a educação era privilégio apenas dos monges, durante a Alta Idade Média, mas depois tornou-se uma das atividades importantes para instruir novos seguidores. À princípio, essas escolas eram um dos principais lugares onde se concentrava a cultura do período. Obras eram traduzidas para o latim e as suas bibliotecas abrigavam documentos com os principais assuntos da cultura grega e latina.

Escolas Seculares

Inicialmente, o ensino era realizado, pelo clero. Porém, no decorrer dos sećulos, surgiu uma nova classe social, chamada burguesia e também há o renascimento urbano. Assim, essa classe procurou estudos práticos. Aproximadamente no século XII, surgiram escolas com professores escolhidas por autoridades municipais, que eram os professores leigos. O latim foi substituído, e conhecimentos como ciências naturais, geografia e história passaram a ser priorizados. No século XIII, houve a separação entre os burgueses ricos e os pequenos comerciantes e artesãos, sendo que o primeiro passou a ter uma educação mais voltada para os nobres e os outros, tiveram acesso a escolas onde a leitura e escrita era reduzida.

Universidades

As universidades da Idade Média era um modelo diferente de educação durante o período e foi essencial para o desenvolvimento do conhecimento. Essa universidade não é como as da atualidade, mas qualquer profissão poderia ser uma instituição de ensino, tais como sapateiros, marceneiros, dentre outros. Por causa do seu crescimento e relevância, reis e a Igreja começaram a disputar para dominá-las. Perderam força no século XIV.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva