CavaleirosVários fatos importantes marcaram a história da Idade Média, principalmente, as revoltas, as guerras, as invasões e a peste negra, também conhecida como peste bubônica. Mas além desses acontecimentos, muitos outros foram de grande importância para a formação da Europa e podem ser observados através de uma linha do tempo, criada especialmente para ilustrar os principais momentos históricos.

Cronologia da Idade Média

O início da Idade Média ocorreu em 476, com a derrubada do Império Romano do Ocidente pelos Bárbaros.

Alta Idade Média

476 - Invasão e derrubada do Império Romano do Ocidente pelos Bárbaros Germânicos.

481 - Início do Reino Franco, com a proclamação de Clóvis.

493 - O Reino Ostrogodo é criado por Teodorico, na Itália.

527 - O trono do Império Romano Oriente é ocupado por Justiniano.

622 - Aconteceu a fuga de Maomé da cidade de Meca para Medina.

711 - Os árabes invadiram e dominaram o sul da Península Ibérica.

800 - Ano em que ocorreu a coroação de Carlos Magno, o imperador da dinastia Carolíngia.

843 - O Império Carolíngio foi dividido devido ao Tratado de Verdum, entre os filhos de Carlos Magno.

Baixa Idade Média

1054 - Ocorreu uma grande crise na Igreja, decorrente da divisão entre a Igreja Católica do Ocidente e do Oriente. Esse fato tornou-se conhecido como a Cisma do Oriente, em que cada uma procurou apoiar suas próprias doutrinas.

1095 - Realização da I Cruzada promovida pelo Papa Urbano II.

1118 - Ano que iniciou a Ordem dos Templários (Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão).

1122 - Ano de assinatura da Concordata de Worms, um tratado feito entre o Papa Calisto II e o Sacro Imperador Henrique V, que estabeleceu a paz entre o clero e o rei.

1163 - A Catedral de Notre-Dame começou a ser construída, em Paris.

1231 - Ano que iniciou a Inquisição, quando o Papa Gregório IX percebeu o aumento das seitas.

1265 - Ano em que aconteceu a reunião do primeiro Parlamento, na Inglaterra.

1337 - Início da Guerra dos Cem Anos, um combate entre Inglaterra e França, que durou até 1453.

1347 - Início da Peste Negra na Europa, uma pandemia que matou mais de 70 milhões de pessoas.

1415 - Houve a conquista de Ceuta e foram iniciadas as descobertas marítimas portuguesas.

1429 - Na Guerra dos Cem Anos, um fato marcante, foi a vitória dos franceses contra os ingleses. As tropas foram lideradas por Joana D'Arc.

1439 - O alemão Johannes Gutemberg criou a imprensa.

1453 - Constantinopla foi tomada pelos turcos otomanos que dominaram o Império Romano do Oriente, conhecido como Império Bizantino.

Fatos Marcantes do Período Medieval

Invasões Bárbaras (476 d.C.)

Os bárbaros eram pessoas que não viviam na cultura greco-romana e ainda moravam além das fronteiras do Império Romano. No início do período medieval, os Bárbaros Germânicos ocuparam o ocidente do Império Romano. Esse povo era formado por tribos, das quais, pode-se citar, os Anglo-Saxões, Francos, Lombardos, Visigodos, Ostrogodos, Suevos e Burgúndios.

Reino Franco (481 - 853)

O Reino Franco foi formado pela tribo dos francos e foi um dos mais expressivos, pois, após invadir o Império, conquistou seus domínios com efetividade. Já outras tribos não prevaleceram e acabaram sendo dominadas pelos romanos. Ele foi dividido nas dinastias: Merovíngia e Carolíngia.

Era Viking (790 - 1066)

Os vikings eram considerados piratas, guerreiros e comerciantes escandinavos que conquistaram partes da Europa e de ilhas do Atlântico Norte. O período de ocupação dessa população foi chamada de era viking e compreende os séculos VIII a XI.

Império Bizantino (395-1453)

O Império Bizantino foi dividido pelo Imperador Teodósio em Império Romano do Ocidente, cuja capital foi a cidade de Roma, e Império Romano do Oriente, numa colônia antiga conhecida como Bizâncio. Posteriormente, o Imperador Constantino, transformou Bizâncio na cidade de Constantinopla. Além disso, em 1054, houve a separação da igreja em Igreja Católica Apostólica Romana e Igreja Católica Apostólica Ortodoxa (chamada de Cisma do Oriente).

Cruzadas (1095 - 1270)

As Cruzadas foram guerras impulsionadas pela Igreja Católica e realizadas por nobres cristãos no período em que o feudalismo estava chegando ao fim. Elas iniciaram com o Papa Urbano II, no ano de 1095, a fim de que a Terra Santa fosse libertada do domínio dos turcos.

Renascimento Comercial e Urbano

A partir do século XI, houve o renascimento do comércio, principalmente, após as Cruzadas. Houve também o crescimento da população, além da queda do sistema feudal. O poder do rei se fortaleceu no período, chamado de Baixa Idade Média.

Guerra dos Cem Anos (1337-1453)

Foi uma disputa entre Inglaterra e França que teve origem por diversos aspectos políticos e econômicos.

Peste Negra (1347-1353)

A Peste Bubônica, conhecida popularmente como Peste Negra foi uma pandemia que atingiu a Europa matando milhões de pessoas.

Revoltas Camponesas

Após a Peste Negra, que matou milhares de pessoas na Idade Média, a população diminuiu e também ocorreu a redução da produção nos feudos, até mesmo porque não haviam muitos trabalhadores. Com isso, os senhores decidiram aumentar taxas, obrigações e impostos dessas pessoas. Muitas delas trabalhavam até o dobro para compensar o trabalho dos que morreram.

Mas essa exploração não durou porque os camponeses se revoltaram, em regiões da França e na Inglaterra. Muitos deles atacavam castelos, matavam os senhores e tinha sucesso. Outros, eram derrubados pela força dos nobres.

Dentre as revoltas mais populares foi a Jacquerie (nome pejorativo criado pelos nobres para nomear os camponeses) ocorrida de 28 de maio a 9 de julho de 1358, na França; e as que estiveram sob a liderança de John Nall, Jack Straw e Wat Tyler, na revolta camponesa de 1381, que ocorreu na Inglaterra.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva