Os torneios medievais, também chamados de justa, era um tipo de competição realizada para o entretenimento da nobreza. Como entre os séculos XI e XIV, muitas guerras aconteciam entre reinos, os cavaleiros, com armadura e armas, eram usados em um combate real, em espaços amplos para lutarem entre si.
Os nobres optavam por essas atividades porque estavam mais voltadas para o treinamento e para guerra, além disso, os cavaleiros representavam a nobreza social. E, muitas vezes, eram travadas para recuperação da honra ou até mesmo para resolver conflitos entre os inimigos.
Essas lutas foram substituídas por jogos que trouxessem além do divertimento, o treinamento militar. Nas justas, os cavaleiros eram munidos com uma arma (espadas, lanças, etc) que era preparada para não machucar o oponente. Haviam regras específicas para a realização da competição. A partir do século XII, muitas pessoas se dirigiam às justas por que elas começaram a ser realizadas em feiras onde esses eventos eram divulgados. Por vezes, apareciam escudeiros, tratadores de cavalos, armeiros, pajens e familiares para ajudar os cavaleiros na luta. Reuniam uma grande multidão e movimentavam o comércio local.
Aproximadamente no século XIV, novos elementos foram acrescentados para animar os campeonatos, com direito à bailes, comida farta e outras festas. Além disso, nessas cerimônias, os cavaleiros poderiam encontrar damas para casamento, fato importante para a união entre importantes família dos feudos.
Os torneios foram perdendo a força à medida que as armas foram evoluindo, principalmente, com a difusão da pólvora, surgiram as armas de fogo e as formas de luta se aprimoraram.
O objetivo das justas era atingir um cavaleiro nobre em áreas específicas do corpo com a lança, derrubá-lo ou mesmo neutralizá-lo fisicamente.
Inicialmente, ambos os cavaleiros, em arena de 300 metros, cavalgavam de encontro um ao outro, a uma velocidade aproximada de 20 km por hora. Quando se cruzassem, se um dos dois derrubasse o oponente com lança, já se sabia quem era o vencedor. Na hora da avaliação, era verificado se o cavaleiro se desequilibrou e caiu ou se a lança fora quebrada, por exemplo, pois o oponente deveria ser derrubado exclusivamente pela lança. O oponente ganhava mais pontos, caso a lança quebrasse o mais próximo do punho.
As competições eram lideradas pelos arautos e juízes que estavam localizados nas arenas, palanques e tribunas - local onde se encontrava o público, bem como as damas e os nobres.
Os cavalos recebiam placas metálicas usadas para proteger seus flancos e cabeça, mas mesmo assim, não estavam livres de se machucarem. Eles eram treinados de forma específica para a realização dos combates.
Os jogos de tabuleiro existem desde a Antiguidade, mas foi na Idade Média que receberam as regras que existem atualmente. Dentre eles estão a Dama, o Gamão, o Xadrez e o Moinho. Inicialmente, apenas a nobreza e o clero tinha contato com esses jogos.
Os jogos de baralho se tornaram populares na Europa, tanto é que o tradicional, segue o modelo de sociedade da Idade Média.
Na atualidade, existem diferentes jogos inspirados na temática medieval que utilizam os personagens do período, com roupas, armas, história e outros elementos do mundo medieval. Além dos criados para diversão, há aqueles utilizados para ensinar, como os jogos educativos. Esses jogos podem ser encontrados para PlayStation, XBOX, jogos online ou mesmo para computador. Alguns exemplos estão:
Quase todos os jogos de tabuleiro seguem o formato Role-playing Game (RPG), que se tratam de jogos de interpretação de personagens. Nela, os jogadores são personagens que podem criar narrativas de forma colaborativa, ou seja, o jogador pode improvisar como desejar no jogo de acordo com as regras definidas. Dependendo das suas decisões, o jogo pode ter um curso diferente para cada jogador. As principais características desses jogos são:
Dungeons & Dragons - é um famoso RPG de fantasia medieval com muitas batalhas e aventuras para o jogador. O jogo já passou por diversas alterações para se adaptar aos desejos do público. O jogador pode assumir diversos personagens, tais como clérigos, monges, guerreiros, feiticeiros, ladinos, bardos, dentre outros que possuem habilidade específicas e talentos que o ajudarão a cumprir determinadas missões. O jogo foi lançado, primeiramente, nos Estados Unidos em 1974.
Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva