Bandeira JapãoConheça algumas bandeiras dos países asiáticos, tais como as do Japão, China, Rússia, Coreia do Sul e Coreia do Norte. Saiba como foram criadas!

Japão

A bandeira do Japão é bastante simples. Consiste num retângulo branco com uma circunferência vermelha no centro. O disco simboliza o sol. A bandeira também é conhecida como Hinomaru. Ela foi adotada em 13 de agosto de 1999.

Rússia

A bandeira da Rússia consiste em três faixas horizontais com as cores: branca, azul e vermelha. Foi decretada em 1991. Diferente da antiga bandeira da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, que era vermelha com amarela, a bandeira da Rússia é baseada nas cores do movimento Pan-Eslavo.

China

Bandeira ChinaOs chineses adotaram sua bandeira em 1949. Por causa do seu sistema político, o comunismo, a bandeira recebeu uma coloração vermelha. No canto superior esquerdo, estão localizadas cinco estrelas amarelas, sendo quatro pequenas e uma maior.

A estrela grande representa o partido comunista, mais precisamente o Partido Comunista Chinês, e as demais o povo chinês. A forma como elas se posicionam simboliza a união do povo com o partido, que tomou o poder na guerra civil.

Coreia do Norte

A bandeira da Coreia do Norte foi criada em 1948 e é totalmente diferente da outra Coreia. Ela consiste em um retângulo, cujas extremidades são azuis e o meio vermelho, com uma circunferência mais para a esquerda. Dentro dessa circunferência está localizada uma estrela de cinco pontas vermelha. A cor azul representa o desejo pela paz; a vermelha, o espírito revolucionário e a luta pelo socialismo; a branca, a pureza dos ideais e a soberania nacional.A estrela representa a esperança de construir o socialismo.

Coreia do Sul

Bandeira Coreia SulOs sul-coreanos possuem uma bandeira com um desenho interessante. É composta por um retângulo branco, onde está localizado um disco vermelho com azul, fazendo a forma de um Ying Yang e, ao redor dele, encontram-se umas listras dotadas de simbologias. As cores da bandeira são: preto, vermelho, azul e branco.

As listras ao redor formam uma espécie de pontos cardeais e quatro mares que cercam o mundo. As três linhas representam o céu; as três linhas quebradas simbolizam a terra; as duas linhas inteiras com uma partida no meio é o fogo; a do lado oposto a água. O símbolo do meio representa o absoluto e mostra os paradoxos como: fogo e água, dia e noite, macho e fêmea, dentre outros. A bandeira foi adotada em 1883.

Textos produzidos por Douglas R. B. Furtado

Revisados por Cristiana Chieffi Albuquerque