Cantigas de RodaAs cantigas de roda, também chamadas de cirandas pelo costume de serem entoadas em brincadeiras infantis formadas em círculo, fazem parte do folclore brasileiro e são frequentemente executadas em escolas, parques e outros espaços.

Elas são conhecidas por serem músicas extremamente simples para serem executadas e coreografadas, com rimas que facilitam a memorização e compreensão. De cunho popular, as cantigas foram criadas e transmitidas de geração em geração, utilizadas para representar alguma brincadeira, ou simplesmente para serem cantadas como uma forma de diversão.

Geralmente, as cantigas de roda são criadas por anônimos e frequentemente modificadas e adaptadas à novas músicas e melodias.

Por serem adaptações de canções existentes em uma certa época, portando de autoria indefinida, as cantigas de roda são de domínio público, ou seja, pertencem às tradições de um povo. As letras são baseadas em peças folclóricas e mergulhadas na temática infantil, tornando-se elementos fundamentais para o enriquecimento cultural.

Origem e Características das Cantigas de Roda

O surgimento das cantigas de roda está completamente atrelado ao aspecto cultural brasileiro. Porém, os fatores de sua origem estão ligados aos países europeus como Portugal e Espanha, incorporando elementos também da cultura africana e indígena.

Não existem indícios capazes de detectar com precisão a data e os responsáveis pela criação de algumas cantigas. Elas são modificadas e readaptadas de acordo com a realidade do grupo de pessoas que as canta, ou também de acordo com a característica da cultura local. Constantemente são criadas novas cantigas de roda em todo o Brasil.

De acordo com os estudos de Luís da Câmara Cascudo, um dos mais respeitados pesquisadores do folclore e da etnografia no Brasil, as cirandas são transmitidas oralmente, abandonadas em uma geração e reerguidas em outra. Elas tornam-se populares à medida que as crianças usam essas músicas, criando um retrato da própria nação. Além de serem extremamente importantes para o desenvolvimento cultural, descrevendo os costumes, festas, comidas, flora, fauna e crenças típicas de uma localidade, elas estabelecem uma interação entre o imaginário infantil e a realidade.

Uma das características mais comuns nas cantigas de roda é o uso de uma letra simples, de fácil memorização, repleta de rimas, repetições, trocadilhos e trava-línguas. Os temas mais retratados são a vida de animais, utilizando episódios fictícios para comparar a realidade humana à realidade daquela espécie, histórias engraçadas e divertidas representadas por objetos que criam vida ou as que falam de amor.

Destacam-se também, em relação ao repertório das cantigas de roda, as canções que falam de violência ou medo. Essas músicas, com o passar dos tempos, sofreram algumas alterações, pois as pessoas se preocuparam com a influência e o poder de induzir a mente da criança. Um exemplo é a modificação da cantiga “Atirei o pau no gato”, onde o maltrato aos animais é identificado como uma atitude ilegal e criminosa.

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Principais Cantigas de Roda

  • Ai, Eu entrei na Roda
  • Agora Eu Quero Ver
  • Alecrim
  • A Aranha
  • Atirei o Pau no Gato
  • Balaio
  • A Barata diz que tem
  • A Barraquinha
  • Boi Barroso
  • Boi da Cara Preta
  • Borboletinha
  • Cachorrinho
  • Cai cai, Balão
  • A Canoa Virou
  • Capelinha de Melão
  • Casinha
  • Chapeuzinho Vermelho
  • Ciranda Cirandinha
  • Com "A" escrevo amor
  • O Cravo e a Rosa
  • Dó-Ré-Mi
  • Escravos de Jó
  • Eu vi o Sapo
  • Fui ao Mercado
  • Fui na Espanha
  • Fui no Tororó
  • A Gatinha Parda
  • Indiozinhos
  • A janelinha
  • Marcha Soldado
  • O Meu Boi Morreu
  • O Meu Galinho
  • Meu Limão, Meu Limoeiro
  • Mineira de Minas
  • Minha Viola
  • Na Bahia Tem
  • Nesta Rua
  • Oh! Suzana
  • Pai Francisco
  • Pintinho Amarelinho
  • O Pobre Cego
  • Pombinha Branca
  • Peixe Vivo
  • Pezinho
  • Pirulito que Bate-Bate
  • Que é de Valentim
  • A Rosa Amarela
  • A Rosa Juvenil
  • Sabiá
  • Samba Lelê
  • São João Da Ra Rão
  • Sapo Jururu
  • O Sapo não lava o pé
  • Seu lobo
  • Terezinha de Jesus
  • Tutu Marambá
  • Vai Abóbora
  • Vamos Maninha
  • A Velha a Fiar
  • Você gosta de mim,
  • Ó Maria!

Projetos e Importância das Cantigas de Roda

Crianças EscolaAtualmente, algumas escolas utilizam técnicas de incentivo ao resgate das cantigas de roda, atividade tão esquecida nos dias de hoje. Um dos motivos para o distanciamento entre essas atividades antigas e a realidade infantil atual é a ausência constante de espaços seguros e adequados para o lazer das crianças.

Contudo, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento social, emocional e cultural, professores passam a fazer uso de encenações dos temas de uma canção, ou da representação por meio de coreografias em espaços como colégios e creches, oferecendo projetos que tornam possível a interação do aluno com esse elemento tão construtivo do folclore brasileiro.

As cirandas permitem que a criança preste atenção e fique concentrada na história contada pela música, além de ser uma excelente ferramenta para a expressão da comunicação entre alunos de variadas idades. Há também a consolidação de vínculos afetivos entre as gerações, como o neto que aprende as canções com os avôs.

Apesar de não ter uma presença unânime nas instituições, alguns profissionais inserem as cantigas de roda como exercícios de classe, ou como um segmento da musicoterapia, pois auxiliam nas habilidades cognitivas como o aprendizado da leitura de versos, desenvoltura dos movimentos do próprio corpo e a musicalidade da voz.

A prática das cantigas em brincadeiras de roda ultrapassa o conceito de entretenimento. O contato do aluno com esta atividade é extremamente importante, pois além de propagar o folclore e a cultura de uma determinada região, ela está relacionada ao estímulo da imaginação, criatividade, concentração e memória.

Confira alguns métodos utilizados por especialistas para desenvolver tipos de linguagem como a sonora, corporal e verbal por meio das cantigas de roda:

  • Reunir recursos como Cd's, livros e outros materiais que ilustrem as cantigas;
  • Questionar os alunos sobre as cantigas mais conhecidas por eles;
  • Conhecer e apresentar outras cantigas por meio dos materiais de auxílio;
  • Comentar as músicas trabalhadas com os alunos;
  • Lembrar de situações do cotidiano em que as cantigas possam se encaixar;
  • Conhecer, uma por uma, as histórias, informações, origens e personagens disponíveis das cantigas trabalhadas;
  • Interpretar as outras e comparar com as já conhecidas;
  • Reconstruir, representar ou dramatizar as cantigas juntamente aos alunos;
  • Partilhar as cantigas em conversas ou brincadeiras, abrindo a possibilidade para a elaboração de novas canções.

Textos produzidos por Lorena Rodrigues dos Santos Pereira

Revisados por Cristiana Chieffi