A literatura é um assunto bastante cobrado nos vestibulares, por isso, a importância de conhecer o assunto. Ela foi trazida para o Brasil, em 1500, pelos portugueses. Aliás, a carta de Pero Vaz de Caminha foi o primeiro texto encontrado na época, que relatava detalhes da nova terra para o Rei Manuel I.
A partir do final do século XX, outros movimentos surgiram para trazer novos ares à literatura. Num panorama geral, o país recebeu a presença mais intensa da tecnologia, da indústria e foi atingido por crises sociais e políticas. Isso originou uma busca por transformações na poesia e na prosa brasileira.
O Arcadismo foi um movimento literário que antecedeu o Romantismo. A palavra faz referência à uma região chamada Arcádia, na Grécia Antiga, onde prevalecia a arte através dos poemas. Surgiu na Europa, no século XVIII e também era chamado de Neoclassicismo ou Setecentismo, sendo algumas de suas características a valorização da natureza, críticas ao modo de vida do período e suas classes sociais (burguesia, nobreza e clero), temas como a mitologia grega e priorização de uma vida simples.
O Modernismo marcou o início do século XX, sendo suas principais metas trazer a independência da cultura brasileira, novos estilos, características literárias e também uma maior liberdade para criar. Esta última pode ser vista, principalmente, na pintura.
O Parnasianismo foi um movimento que teve grande impacto na poesia brasileira. Ele foi inspirado na França, fruto de “O Parnaso Contemporâneo”, uma antologia poética lançada em 1866. No Brasil, o marco deste estilo ocorreu em 1882, com a publicação do livro de poesias “Fanfarras”, de Teófilo Dias. O movimento se destacou por rejeitar as lamentações e lágrimas, sendo uma crítica ao romantismo. Ainda, procurou valorizar a razão, utilizava temas universais e palavras cultas.
O Pré-modernismo antecedeu o Modernismo e foi marcado por escritores que valorizavam as características de algumas escolas tradicionais, tais como Naturalista e Parnasiana; e também trouxe a renovação, onde os autores levaram em consideração a realidade do país, bem como os principais conflitos vividos. Um exemplo disso encontra-se na obra “Os Sertões: Campanha de Canudos”, de Euclides da Cunha, que retratou a guerra de Canudos que aconteceu entre 1896 e 1897.
O Brasil foi marcado pelo Quinhentismo, escola que tinha o caráter informativo e de educação, na catequização dos indígenas, durante a chegada dos portugueses ao país. Dentre os principais escritores dos estilos estão José de Anchieta e Pero Vaz de Caminha.
O Realismo teve início na Europa, na segunda metade do século XIX. No Brasil, prevaleceu até a chegada do parnasianismo e Machado de Assis foi um dos precursores do movimento, devido a autenticidade de seus textos. No realismo, os escritores procuravam a objetividade, descartavam o excesso e retratavam a verdade. Dentre os principais escritores do período estão também Artur Azevedo e Raul Pompeia.
O Romantismo foi uma escola literária que surgiu na Europa no século XVIII e que marcou profundamente o Brasil, principalmente, em 1836, com o lançamento da obra de Gonçalves Magalhães, “Suspiros Poéticos e Saudades”. Esse movimento também foi dividido em três gerações: Indianista e Nacionalista, Ultrarromântica (mal do século) e Condoreira (social).
A produção literária brasileira é muito rica e existem diversas frases de escritores brasileiros famosos. Conheça frases de Álvares de Azevedo, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e outros.
A poesia brasileira é marcada pelos movimentos literários, assim, cada poeta tem seu estilo que pode ser romântico, simbolista, pré-modernista, realista, etc. Dentre os poetas mais populares estão Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Castro Alves, etc. Confira a lista dos poetas brasileiros e a biografia dos que mais se destacaram na cultura brasileira.
Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva