Carta AntigaA literatura é um assunto bastante cobrado nos vestibulares, por isso, a importância de conhecer o assunto. Ela foi trazida para o Brasil, em 1500, pelos portugueses. Aliás, a carta de Pero Vaz de Caminha foi o primeiro texto encontrado na época, que relatava detalhes da nova terra para o Rei Manuel I.

Literatura ContemporâneaA partir do final do século XX, outros movimentos surgiram para trazer novos ares à literatura. Num panorama geral, o país recebeu a presença mais intensa da tecnologia, da indústria e foi atingido por crises sociais e políticas. Isso originou uma busca por transformações na poesia e na prosa brasileira.

Vida BucólicaO Arcadismo foi um movimento literário que antecedeu o Romantismo. A palavra faz referência à uma região chamada Arcádia, na Grécia Antiga, onde prevalecia a arte através dos poemas. Surgiu na Europa, no século XVIII e também era chamado de Neoclassicismo ou Setecentismo, sendo algumas de suas características a valorização da natureza, críticas ao modo de vida do período e suas classes sociais (burguesia, nobreza e clero), temas como a mitologia grega e priorização de uma vida simples.

Óculos LeituraO Modernismo marcou o início do século XX, sendo suas principais metas trazer a independência da cultura brasileira, novos estilos, características literárias e também uma maior liberdade para criar. Esta última pode ser vista, principalmente, na pintura.

Escrita AntigaO Parnasianismo foi um movimento que teve grande impacto na poesia brasileira. Ele foi inspirado na França, fruto de “O Parnaso Contemporâneo”, uma antologia poética lançada em 1866. No Brasil, o marco deste estilo ocorreu em 1882, com a publicação do livro de poesias “Fanfarras”, de Teófilo Dias. O movimento se destacou por rejeitar as lamentações e lágrimas, sendo uma crítica ao romantismo. Ainda, procurou valorizar a razão, utilizava temas universais e palavras cultas.

Literatura BrasileiraO Pré-modernismo antecedeu o Modernismo e foi marcado por escritores que valorizavam as características de algumas escolas tradicionais, tais como Naturalista e Parnasiana; e também trouxe a renovação, onde os autores levaram em consideração a realidade do país, bem como os principais conflitos vividos. Um exemplo disso encontra-se na obra “Os Sertões: Campanha de Canudos”, de Euclides da Cunha, que retratou a guerra de Canudos que aconteceu entre 1896 e 1897.

Cartas AntigasO Brasil foi marcado pelo Quinhentismo, escola que tinha o caráter informativo e de educação, na catequização dos indígenas, durante a chegada dos portugueses ao país. Dentre os principais escritores dos estilos estão José de Anchieta e Pero Vaz de Caminha.

Cortiço Habitação ColetivaO Realismo teve início na Europa, na segunda metade do século XIX. No Brasil, prevaleceu até a chegada do parnasianismo e Machado de Assis foi um dos precursores do movimento, devido a autenticidade de seus textos. No realismo, os escritores procuravam a objetividade, descartavam o excesso e retratavam a verdade. Dentre os principais escritores do período estão também Artur Azevedo e Raul Pompeia.

Romantismo Literatura IlustraçãoO Romantismo foi uma escola literária que surgiu na Europa no século XVIII e que marcou profundamente o Brasil, principalmente, em 1836, com o lançamento da obra de Gonçalves Magalhães, “Suspiros Poéticos e Saudades”. Esse movimento também foi dividido em três gerações: Indianista e Nacionalista, Ultrarromântica (mal do século) e Condoreira (social).

Literatura no BrasilA produção literária brasileira é muito rica e existem diversas frases de escritores brasileiros famosos. Conheça frases de Álvares de Azevedo, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e outros.

Caderno Poesias BrasilA poesia brasileira é marcada pelos movimentos literários, assim, cada poeta tem seu estilo que pode ser romântico, simbolista, pré-modernista, realista, etc. Dentre os poetas mais populares estão Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Castro Alves, etc. Confira a lista dos poetas brasileiros e a biografia dos que mais se destacaram na cultura brasileira.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva