Pateta DisneyOs desenhos são uma forma de manifestação de arte por meio das criações dos artistas. Eles já eram feitos durante a pré-história, pois os homens das cavernas já faziam pinturas rupestres para mostrar um desejo ou para se comunicar.

No decorrer dos séculos, os desenhos passaram a ser usados para expressar os sentimentos em profissões, no cinema e na fotografia.

Com a invenção do papel, as pessoas passaram a usar outro tipo de material para desenhar. Primeiro, desenhava-se com os dedos, pedaços de madeiras, tintas vegetais, carvões e pedras. Durante o século XVIII, começaram a ser usadas penas para a escrita e para desenhar. Posteriormente, surgiu a caneta tinteiro e, em 1938, surgiu a caneta esferográfica.

Em 1890, foi lançada a primeira revista em quadrinhos da história. Com o fim da Primeira Guerra Mundial, surgiram as caricaturas e as charges para propagandas e periódicos. Posteriormente, foram sendo criados os cartuns, os desenhos técnicos, os desenhos artísticos, animes, grafite, dentre outros.

As crianças são parte fundamental na história dos desenhos, pois nos primeiros anos de vida elas desenham como forma de expressar seus conhecimentos e desenvolvimento. No mundo, há diversos sites com desenhos infantis para colorir, desenhos infantis para assistir e para pintar. Há, também, os desenhos infantis religiosos (das mais diversas religiões). Tudo feito para atender à demanda desses pequenos desenhistas.

Hanna Barbera

A Hanna-Barbera é uma empresa de desenho animado fundada por William Hanna e Joseph Barbera. Eles trabalhavam juntos no estúdio Metro-Goldwyn-Mayer, a partir de 1939. No início da década de 40, eles enviaram alguns desenhos para Walt Disney, que prometeu que iria contratá-los; porém, ele nunca fez isso.

O estúdio somente foi fundado em 1944, mas a primeira animação surgiu em 1940 e se chamava Puss Gets the Boot, que foi o início da série Tom e Jerry. Posteriormente, a empresa começou a lançar animações de sucesso como Ploc e Chuvisco, Zé Colmeia, Bob Pai e Bob Filho, Os Flinstones, Manda Chuva, Os Jetsons, dentre outros. Na década de 60, Hanna-Barbera lançou o Scooby-Doo.

Depois, o estúdio foi comprado por um conglomerado de comunicação, que detém os canais de tevê CNN e Cartoon Network. Em 2002, após a morte de William Hanna, o estúdio foi comprado pela Warner Bros. Animation e se transformou em Cartoon Network Studios. Joseph Barbera faleceu em 2006.

Disney

Fundada em 1923, a The Walt Disney Company começou com o nome de Disney Brothers Cartoon Studio. Ela foi criada pelos irmãos Walt e Roy Disney que produziram as Comédias de Alice e eram sócios. Com o fim dessa série, a empresa teve seu nome alterado para The Walt Disney Studio, em 1926, para escapar de problemas financeiros.

O personagem mais conhecido desse estúdio foi criado em 1928, o Mickey Mouse. A primeira animação da Walt Disney foi A Branca de Neve e os Sete Anões. Após o grande sucesso dessa animação, o estúdio mudou para a Califórnia. Em 1941, o estúdio lançou as animações Fantasia e Dumbo e Pinóquio.

A empresa começou a fazer relançamentos como forma de suprir as dificuldades financeiras. Em 1966, morreu de câncer Walt Disney e a companhia começou a sofrer quedas com a falta de liderança. A Disneylândia começou a funcionar ainda em 1955 e o The Walt Disney Resort foi inaugurado em 1971.

Na década de 80, a Disney relançou Popeye, em parceria com a Paramount Pictures e, em 1983, surgiu o Disney Channel. Em 1992, foi inaugurada a Euro Disney, na França. Em 1986, a empresa muda de nome novamente e passa a se chamar The Walt Disney Company. Em 1991, a animação A Bela e a Fera concorreu ao Oscar de Melhor Filme. Na metade da década de 90, surgem sucessos de bilheteria como O Corcunda de Notre Dame e Toy Story.

A Disney comprou diversos canais de TV e rádio e, em 2006, adquiriu a Pixar Animation Studios. Outras animações de sucesso do grupo foram As Crônicas de Nárnia, Os Incríveis, O Galinho Chicken Little, Procurando Nemo, Monstros S.A., Tarzan, dentre outros.

As Bonecas Princesas Disney como Branca de Neve, Cinderela, Aurora, Ariel, Jasmine, Bela e Tiana também são grandes sucessos da marca e encantam crianças de todas as idades com suas histórias e aventuras.

Textos produzidos por Patrícia Aline Pereira da Silva, Lorena Rodrigues dos Santos Pereira e Aline Gonçalves de Oliveira.

Revisado por Cristiana Chieffi.