Hercules HistóriaAs lendas são histórias fantásticas contadas oralmente, de uma geração para outra, baseadas na tradição de um determinado lugar.

É considerado um gênero narrativo que se mistura a fatos reais e históricos com acontecimentos fantásticos, onde é a responsável por criar seres e lugares sobrenaturais.

Em sua maioria, buscam explicar um fato curioso ou um acontecimento sobrenatural que estejam marcados por uma fatalidade. É importante dizer que o destino é muito importante, uma vez que traz a ideia do imutável, aquilo que não se pode ir contra.

Como qualquer outra história fantástica, a lenda surgiu a partir do momento em que o homem, não sabendo explicar alguns acontecimentos de sua vida, tais como: vitórias em lutas contra animais e superação do meio ambiente, buscava uma explicação, ainda que fosse algo imaginário. A lenda não é nada mais do que um pensamento inocente que o homem tinha da humanidade e do desconhecido.

Alguns consideram que a lenda possui um fundo de veracidade. Há quem confunda Lenda com Mito, mas existe uma diferença. O mito é uma narrativa que tem uma base extremamente simbólica. Os povos antigos contavam os mitos, com o intuito de compreender e também tentar explicar o homem, o mundo, o universo e todas as suas origens. E muita vezes criavam deuses, heróis. Já as lendas trabalham mais com o homem, a natureza e os animais.

Lendas

Mistura da fantasia com fatos reais. Possuem como personagens homens e animais. Exemplo de lendas: As lendas do Rei Artur, Robin Hood, As lendas do Eldorado.

Mitos

Utiliza a simbologia para explicar o universo e as origens. Os personagens podem ser deuses, heróis, animais e o homem. Exemplos de mitos: Prometeu, Hércules, Pégaso, Minotauro da mitologia grega.

Lendas Brasileiras

Saci-Pererê

Cconta a história de um menino negro que possui apenas uma perna. Com seu cachimbo e o gorro vermelho (que lhe dava poderes mágico) gostava de aprontar nas matas e nas casas, espantava cavalos, escondia os objetos e acordava as pessoas com suas gargalhadas.

Boto Cor-de-rosa

Conta a lenda de um boto cor-de-rosa, que devido ao poder que possui, consegue se transformar num lindo rapaz, e em noites de festa juninas, aproxima-se de jovens desacompanhadas. Após conquistar a jovem, a levou para a beira do rio e a engravidou. Antes de amanhecer, o jovem transforma-se novamente em boto, deixando a jovem grávida e abandonada.

Curupira

Protetor das matas e dos animais, o curupira é um anão com cabelos cor de fogo e com os pés virados para trás. Ele persegue e mata todos aqueles que desrespeitam a natureza. Por ter os pés virado para trás, sempre consegue despistar os caçadores, pois as marcas no chão deixam pistas falsas.

Iara

De acordo com a lenda indígena, Iara é uma sereia (metade mulher e metade peixe). Ela mora nos rios; quando sobe à superfície, Iara fica nas pedras das encostas e atrai os homens com o seu lindo canto. As vítimas já encantadas vão ao encontro dela no fundo do rio e nunca mais voltam.

Lobisomem

Essa lenda aparece em vários lugares do mundo. Diz a lenda que um homem foi mordido por um lobo em noite de lua cheia, mas não morreu. Só que na lua cheia seguinte ele se transformou em lobisomem e assim foi em todas as lua cheias. Nessas noites em que se transforma, ele ataca os homens que vê pela frente. Dizem que ele só pode ser morto com um tiro de bala de prata no coração.

Mula-sem-cabeça

É uma das lendas brasileiras mais conhecidas. De acordo com essa lenda, uma mulher teve um romance com um padre. E como castigo, toda noite de quinta-feira para sexta-feira, ela se transforma em mula-sem-cabeça que solta fogo pelo pescoço. Dizem que ela sai correndo pelas matas e pastos assuntando os animais.

Textos produzidos por Patrícia Aline Pereira da Silva, Lorena Rodrigues dos Santos Pereira e Aline Gonçalves de Oliveira.

Revisado por Cristiana Chieffi.