Monumento ColiseuAs Maravilhas do Mundo representam um misto de mistério. Algumas cidades com essas construções explendidas, ganham o título de cidades históricas do mundo.

Ainda não se sabe quem escolheu as antigas Sete Maravilhas do Mundo, mas alguns atribuem a escolha aos historiadores gregos Heródoto ou remetem a Philon de Bizâncio, um engenheiro grego da Antiguidade. O povo grego foi o primeiro a admirar a grandeza e a história de monumentos que haviam sido construídos pelo homem. Essas verdadeiras obras recebiam o nome de “Ta hepta Thaemata”, que significa 'as sete coisas dignas de serem vistas'.

Duas maravilhas antigas ficavam no Egito antigo e duas na Grécia. Outras duas na Ásia Menor, onde hoje é a Turquia, e uma situada na Mesopotâmia, onde atualmente é o Iraque. Das antigas maravilhas do mundo, somente a Grande Pirâmide ainda existe. Os outros monumentos ficaram em ruínas ou não existem mais. O interessante é que as Piramides de Gizé é o monumento mais antigo da lista.

Em 2001, o suíço Bernard Weber criou a New 7 Wonders Foudantion. Por essa fundação foi lançada uma campanha para que fossem escolhidas as novas sete maravilhas do mundo. A ideia surgiu em 1999 e foram listados 177 monumentos mundiais que foram analisados por arquitetos, historiadores e profissionais da área.

Com a avaliação, o número diminuiu para 77 monumentos em todo o mundo. Depois, foram selecionadas 21 finalistas para ir à votação. A escolha foi feita por votação no site e por ligações telefônicas. Após essa decisão, ainda foram acrescentados mais seis monumentos para votação final. Em junho de 2007, foi anunciada em Lisboa as Sete Novas Maravilhas do Mundo moderno. Viagem internacional e maravilhas do mundo são ótimas opções para conhecer lugares diferentes, além de outras culturas.

7 Maravilhas do Mundo Moderno

Grande Muralha da China

Muralha da ChinaEsse monumento é uma estrutura militar que foi criada durante o período imperial da China. Ela foi construída durante várias dinastias por quase dois milênios.

A verdade é que são várias estruturas ligadas, pois ela esteve em construção por um longo período, e por isso é constituída de vários materiais. Depois de vários anos sendo utilizada para a defesa do país, agora a muralha é uma das principais atrações turísticas da China.

Cristo Redentor, Brasil

O Cristo Redentor é uma estátua que está localizada no morro do Corcovado, na cidade do Rio de Janeiro. Inaugurado em outubro de 1931, foi um dos escolhidos para as novas maravilhas do mundo. O autor do projeto foi o engenheiro Heitor da Silva Costa e o escultor foi Paul Landowisk. A estrutura possui 38 metros de altura, sendo que 8 metros são apenas para o pedestal da estátua.

A ideia de construir um monumento religioso foi feita por um padre; porém, a somente foi colocada em prática em 1921, como comemoração da independência do Brasil.

Machu Picchu, no Peru

Machu PicchuMachu Picchu (em quíchua, significa velha montanha) é uma cidade que foi conservada no alto de uma montanha (2400 metros de altitude) onde atualmente está situado o Peru. Sua construção ocorreu durante o século XV e se trata de uma evidência do poder do Império Inca. Apenas uma pequena parte da construção faz parte do original, o restante foi reconstruído.

Historiadores acreditam que a construção da cidade servia para abrigar o líder inca contra possíveis ataques e para a observação dos territórios que eram conquistados por eles.

As Ruínas de Petra, na Jordânia

Petra, derivado do grego “petrus”, que significa pedra. É um sítio arqueológico que fica na Jordânia, localizado no vale entre o Mar Morto e o Golfo de Aqaba. Esse local surgiu com a chegada dos Nabateus que escolheram a região como capital. Esse povo tinha um estilo arquitetônico influenciado pela cultura grega e romana.

A fachada foi construída na pedra rosada e a explicação da construção é por causa dos diversos terremotos que atingiam a região e derrubavam as construções.

Chichén Itzá, no México

Pirâmide Chichén ItzáO Chichén Itzá está situado no México e foi uma das principais cidades da Civilização Maia. Era um centro político e econômico e hoje é uma cidade turística e arqueológica. No local, podem ser visualizados a pirâmide de Kukulkan, o Templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas e o Campo de Jogos dos Prisioneiros. Nessas estruturas, pode ser visto o apreço pela composição e pela arquitetura. A pirâmide Chichén Itzá foi um dos templos mais significativos dessa civilização e seu nome significa 'na beirada do poço do povo Itza'. O monumento mais visitado é a pirâmide de Kukilcán.

Coliseu, na Itália

O Coliseu também recebe o nome de Anfiteatro Flaviano e recebeu o nome que possui graças a uma expressão do latim, o Coliseum. Esse monumento fica na região dentro de Roma e era usado para espetáculos de grande porte e batalhas. Foi usado por 500 anos e, provavelmente, deixou de ser utilizado após a queda de Roma em 476. O local foi usado para várias funções como: habitação, pedreira, templo cristão, dentre outros. Sua construção servia como distração para as pessoas mais pobres que assistiam os duelos entre gladiadores.

Taj Mahal, na Índia

Taj MahalUma das novas maravilhas do mundo é um mausoléu que fica na cidade de Agra, na Índia. Sua construção foi realizada entre 1630 e 1652, utilizando o mármore branco. O mausoléu foi construído por ordens do imperador Shah Janham, que queria homenagear a esposa favorita que era chamada de Mumtaz Mahal, cujo significado é joia do palácio. O Taj Mahal foi levantado sobre o túmulo dela, que morreu após o parto.

Além do mármore, o local contém pedras semipreciosas em suas paredes e inscrições tiradas do Corão. É conhecido como a maior prova de amor do mundo.

7 Maravilhas do Mundo Medieval

Com o surgimento de diversas listas de maravilhas do mundo, surgiu a lista de maravilhas do mundo medieval:

  • Stonehenge: É um monumento da Idade do Bronze que fica no sul da Inglaterra.
  • Coliseu: Anfiteatro que recebia eventos e batalhas e fica na Itália.
  • Catacumbas de Kom el Shoqafa: Sítio arqueológico situado no Egito.
  • Torre de Porcelana de Nanquim: Esse monumento é um sítio arqueológico que fica na China e também recebe o nome de Templo da Gratidão.
  • Torre de Pisa: Essa torre fica na cidade de Pisa na Itália e foi construída para que abrigasse o sino da catedral da cidade; porém, é mais conhecida por sua inclinação peculiar.
  • Muralha da China: Arquitetura militar construída na China.
  • Basília de Santa Sofia: Esse edifício, situado em Istambul, foi construído durante o Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla.

Maravilhas do Brasil

A revista Caras e o banco HSBC promoveram em um site o concurso cultural para a escolha das Sete Maravilhas Brasileiras, levando em conta o patrimônio histórico nacional e as construções mais importantes e bonitas do país. Primeiramente, foram escolhidos 30 monumentos e depois ocorreu uma pré-seleção para eleger as sete. Após a decisão, as escolhidas receberam placas de premiação da revista.

Fortaleza dos Reis Magos – Rio Grande do Norte

Esse monumento fica em Natal e no local existe um museu com o acervo da colonização do estado, que foi muito importante para a colonização do Brasil. A fortaleza coincidiu com a criação da cidade de Natal. Quando a Holanda invadiu a região, o forte foi tomado em 1633 e recebeu o nome de Kastell Keulen. A Fortaleza dos Reis Magos somente foi reconquistada pelos portugueses após 20 anos de domínio holandês. O local foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1949.

Mercado Ver-o-Peso – Pará

O mercado foi inaugurado no século XVII, em 1688, e se tornou um símbolo da cidade de Belém. É um dos ícones da história e da economia daquele estado brasileiro. Primeiramente, ele recebeu o nome de Casa do Haver-o-Peso e auxiliava junto à alfândega, na Amazônia. O local foi influenciado pela arte marajoara durante a época de ouro da extração do látex naquela região.

Centro Histórico de Ouro Preto – Minas Gerais

Cidade Ouro PretoA cidade de Ouro Preto, localizada na região sudeste, fazia parte da lista de capitais brasileiras até o ano de 1897, era capital de Minas Gerais, quando foi inaugurada a cidade de Belo Horizonte. Ela possui uma interessante arquitetura colonial e recebeu esse nome devido a quantidade de ouro que foi encontrada pelos bandeirantes na região. Como esse ouro era encontrado coberto por uma camada escura, ele recebeu o nome de ouro preto.

Foi a primeira cidade brasileira a ser declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Dessa cidade, surgiram pessoas que marcaram a história nacional como artista Aleijadinho e o inconfidente Tiradentes. O artista foi o autor do desenho da Igreja de São Francisco de Assis.

Teatro Amazonas – Amazonas

Inaugurado em 1896, esse teatro representa a riqueza durante o período de extração da borracha naquele estado. Situado em Manaus, esse monumento foi tombado pelo Patrimônio Histórico em 1966. A obra contou com a presença de arquitetos e escultores europeus e seu salão nobre foi pintado pelo artista italiano Domenico de Angells. Além disso, o teatro possui cerâmicas francesas e pintura do artista Crispim do Amaral.

Natividade – Tocantins

Essa cidade fica a 218 quilômetros da capital do Tocantins, Palmas, e possui várias obras coloniais que foram tombadas em 1987. É uma das cidades mais antigas daquele estado e abriga o Palácio do Governador, onde viveu um dos homens que lideraram o levante para a emancipação daquela região. Desde o século XIX o estado desejava separar-se do estado de Goiás, mas isso somente ocorreu em 1988.

Essa localidade era muito importante no Brasil Colonial, pois possuía garimpos interessantes. Foi durante esse período que começou a ser erguida a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. A cidade recebe a Festa do Divino nos meses de maio e a Romaria do Senhor do Bonfim nos meses de agosto.

Catedral da Sé – São Paulo

Essa igreja foi erguida em 1591 pelo cacique Tibiriçá, mas somente passou a ser considerada uma catedral em 1911. Situada no centro de São Paulo, ela é a maior catedral da América Latina e contém várias estátuas e vitrais. Acompanhou diversos movimentos na história como a missa em memória do jornalista Vladmir Herzog e o protesto sobre as Diretas Já em 1984.

Fortaleza de São José de Macapá - Amapá

Esse é um dos fortes mais importantes dos que foram erguidos pelos portugueses e fica situado no Foz do Amazonas para proteger contra possíveis invasões de navios estrangeiros durante o século XVIII. Sua construção teve início em 1764 e somente foi inaugurada em 1785, ainda inacabada. Após a Proclamação da República, o local ficou sem uso e surgiu a Vila de São José de Macapá que viria a ser a única capital do país que é cortada pela linha do Equador. Em 1950, recebeu o título de Patrimônio Histórico.

Maravilhas Naturais

As sete maravilhas naturais do mundo foi uma lista feita pela New Open World Foundation e teve 261 inscritos. São locais com belas paisagens e que não foram construídos pelas mãos do homem.

Aurora Boreal – Hemisfério Norte

Aurora BorealA aurora boreal (também recebe o nome de aurora polar) é um fenômeno que ocorre nas regiões que ficam perto das zonas polares. É um brilho forte com diversas cores e ocorre porque há o choque das partículas de vento solar com o campo magnético terrestre. É visto mais durante a noite e costuma ocorrer de setembro a outubro e entre março e abril.

Baía de Guanabara – Brasil

Essa baía, situada no Rio de Janeiro, foi descoberta em 1501 e se trata de uma depressão originada durante o período Cenozóico. Essa região inclui o Pão de Açúcar, as colinas da Tijuca e o Pico do Corcovado.

Grande Barreira de Corais – Austrália

O maior recife de corais do mundo está situado no nordeste da Austrália e possui cerca de 2300 quilômetros de extensão. Tem cerca de 900 ilhas e um ecossistema diverso.

Monte Everest – China

Esse monte fica entre o Nepal e China e possui 8848 metros de altura. É a montanha mais alta do mundo e está na cordilheira do Himalaia.

Grand Canyon – Estados Unidos

Esse monumento trata-se de um desfiladeiro formado pela depressão do Rio Colorado, que passa por ele. Esse movimento deu origem a diversas rochas sedimentares e deixou o Canyon com 446 quilômetros de extensão e cerca de 1600 metros de profundidade.

Vulcão de Paricutin – México

Esse vulcão fica no México e em comparação a outros, é bastante recente. Desenvolveu-se em 1943, quando ocorreram explosões no local, mas não entra em erupção desde 1952.

Cataratas Vitória – África do Sul

Essas cataratas são consideradas a maior lâmina d'água do mundo. Suas quedas foram encontradas por um explorador escocês que lhes deu o nome da rainha Vitória da Inglaterra, em 1855.

Maravilhas da Natureza

Grand CanyonEm votação realizada pela fundação New 7 Wonders, com sede na Suíça, foram escolhidas as Sete Maravilhas da Natureza. Foi essa mesma fundação que realizou a escolha das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, lista que inclui o Cristo Redentor.

A primeira lista, divulgada em novembro/2011, conta com belezas da natureza do país e do Brasil. O resultado definitivo será divulgado em 2012. A eleição começou em 2007 em que teve a inscrição de 440 locais em mais de 200 países.

Em 2009, o número de cidades que continuaram no páreo reduziu para 28 finalistas. Essas 28 atrações da natureza foram para voto popular através da internet, do celular e de ligações. As atrações escolhidas foram: a Amazônia, as Cataratas do Iguaçu, ambas no Brasil, a Table Mountain (África do Sul), o rio subterrâneo de Puerto Princesa (Filipinas), a ilha de Jeju (Coreia do Sul), Baía de Halong (Vietnã) e o Parque Nacional de Komodo (Indonésia).

Textos produzidos por Aline Gonçalves de Oliveira

Revisados por Cristiana Chieffi