Homem VideoconferênciaA videoconferência é um recurso utilizado para estabelecer comunicação em tempo real à distância. Pode-se dizer que o homem começou a utilizar esta tecnologia na década de 60 e com os avanços foi possível estabelecer essa conexão de forma mais rápida por meio de diversas ferramentas, sendo ela uma vantagem para várias áreas do saber.

Benefícios da Videoconferência

A videoconferência passou a ser usada em várias áreas, dentre elas a empresarial, para a educação e na medicina. Esse sistema permitiu economizar tempo e dinheiro, pois essas pessoas poderão realizar uma reunião com mais rapidez através da videoconferência. Além disso, é capaz de reduzir os custos com viagem, aumentar o poder da tomada de decisões, e consequentemente a produtividade, possibilitando a troca de informações. Outra vantagem é que ela pode ser realizada de qualquer lugar e de qualquer dispositivo com suporte.

Empresarial

Através da videoconferência, empresas podem realizar reuniões com colaboradores de várias partes do mundo. Isso possibilitou uma economia de tempo e gastos com passagens para se deslocar ao local da reunião. Além disso, é uma ótima maneira de se tornar mais produtivo, pois há a facilidade de um gerenciamento mais rápido de outras filiais ou grupos da empresa.

Outros benefícios são os treinamentos de novos integrantes da equipe, que podem se reunir com treinador via videoconferência, que não precisará ir ao local; e, a realização de recrutamento de funcionários, em especial, quando são de outro país ou estado.

Teleconferência

A teleconferência também é um recurso utilizado em empresas, mas não é o mesmo que videoconferência. A teleconferência é um tipo de comunicação de envio de som, imagem ou os dois realizada entre duas ou mais pessoas por meio do sistema de telecomunicações, que pode ser por telefone, pela internet e também pelo rádio. Há empresas, por exemplo, que possuem uma rede de conexões telefônicas - PABX.

Educacional

Na educação, contribui para a transmissão de informação (palestras e cursos, por exemplo) para estudantes que não tem condições de ir às instituições de ensino. Além disso, em cursos de pós-graduação, cursos para concursos, graduações, etc., é um recurso muito utilizado. As videoconferências permitem que a aula seja dinâmica e rica com a apresentação de gráficos, imagens e outros recursos e também que uma pessoa que mora em determinado país possa realizar curso em outro. Outro benefício também acontece para a realização de discussões em centros de pesquisa.

Medicina

Na medicina, por exemplo, um médico de outro país pode realizar reunião para discutir sobre os melhores tratamentos para um paciente, bem como realizar consultas, cirurgias e até exames. Reuniões relacionadas à medicina também podem ser organizadas em universidades com a participação de especialistas, médicos, estudantes e residentes.

Relações Humanas

Até para os relacionamentos a videoconferência pode ser utilizada, realizando o contato em tempo real com amigos e familiares. Qualquer celular com suporte ou computador que tenha microfone e webcam podem ajudar nisso!

Evolução da Comunicação

Antes do século XVIII, o telégrafo - aparelho usado para transmitir mensagens gráficas por meio do sistema de pontos e traços - era um dos principais meios de comunicação a distância. Como não era prático, ou seja, não se conseguia ouvir a voz de uma pessoa do outro lado, mas sim códigos, por exemplo, ele foi substituído pelo telefone. O telefone utilizava sinais elétricos para que uma pessoa pudesse falar com outra. Em 1899, a radiotransmissão foi outro elemento utilizado para essa troca, utilizando ondas eletromagnéticas, ainda mais potente que o telefone.

No início do século XX, a partir de várias pesquisas, concluiu-se que o selênio era capaz de transformar energia luminosa em energia elétrica, sendo possível a geração de imagens. Foi assim que as primeiras transmissões de TV começaram a ser feitas em 1920. A próxima etapa desta história surgiu em 1946, com a criação do computador eletrônico, o primeiro deles. Ele pesava cerca de 27 toneladas - antes disso, o primeiro computador foi criado em 1833 e utilizava cartões perfurados e vapor para funcionar.

Outro marco para a videoconferência foi o surgimento da internet em 1970 que possibilitou conexões diferentes entre computadores distantes. Em 1975, Bill Gates, fundador da Microsoft, deu o primeiro passo para que todos pudessem ter computadores pessoais.

Breve História da Vídeoconferência

Picture Phone (1964)

A história da videoconferência começou mesmo em 1964 quando ocorreu a primeira transmissão onde era possível ver fotos sem movimentos e ouvir a voz. Foram apresentados ao público pela AT&T que utilizou um produto conhecido como Picture Phone. Como se tratava de algo novo e com pouca tecnologia, não foi muito bem aceito pelo público.

Sistemas Freeze Frame e Slow Motion

Esses sistemas Freeze Frame - Congelamento de Imagem da TV - e Slow Motion - Câmera lenta - surgiram na década de 70 e foram criados para serem implementados dentro das empresas. Porém, assistir a imagens pausadas seguindo esses princípios não foi muito animador. O projeto ficou parado e novas pesquisas foram feitas no sentido de melhorar a tecnologia da época para essa finalidade.

Criação do Consórcio Europeu

Com a criação do consórcio europeu, na década de 80, derivada da união de duas empresas inglesas, houve um investimento maior em CODECS (codificadores e decodificadores) que realizavam a compressão dos dados específicos para esse tipo de transmissão, com velocidades que atingiam cerca de 1.544 kbps a 2.048 kbps.

Kbps - unidade que mede a velocidade de transmissão de dados. O kilobit equivale a 1000 bits por segundo. Não se deve confundir com kBps (kilobyte) que é oito vezes maior que o kilobite.

Surgimento do CUSSEME

Na década de 90 surgiram sistemas que possibilitaram uma transmissão utilizando equipamentos combinados a computadores pessoais. Um desses sistemas foi o CUSSEME. A partir daí os sistemas só evoluíram, sendo um recurso muito utilizado atualmente para reuniões.

Várias empresas são líderes no mercado quando se diz respeito à videoconferência, especializadas no suporte desta tecnologia.

Como Funciona a Videoconferência

ComputadorO sistema realiza a captura e compressão dos sinais de áudio e vídeo que é transmitido por meio da rede de telecomunicação. O codificador/decodificador codifica imagem e som em dois tipos: lossless (sem perdas) e lossy (com perdas). No lossless, o som e a imagem são comprimidos e chegam ao receptor de forma original. Já no lossy, há perda de qualidade da imagem e som, porém consegue-se alcançar taxas maiores de compressão.

Os sistemas de videoconferência costumam utilizar linhas digitais chamadas ISDN (Integrated Service Digital Network ou Rede de Serviços Digitais Integrados), onde a comunicação é realizada por meio de um telefone especial; e, o IP (Internet Protocol ou Protocolo de Internet), onde a conexão de um determinado equipamento utiliza a Interface Ethernet.

Obs.: atualmente, é possível realizar videoconferência utilizando banda larga, porém, a qualidade pode ser comprometida.

Interferências no Sinal

A velocidade de envio pode interferir na transferência dos dados, então, quanto maior a banda larga, melhor a qualidade.

O que preciso para fazer videoconferência?

Os equipamentos básicos para realizar uma videoconferência são:

  • Aplicativo para videoconferência;
  • Codec;
  • Conexão adequada para realizar as transmissões;
  • Câmera, controle remoto;
  • Caixa de som, microfone, monitor ou lousa eletrônica.

Tipos de Videoconferência

Ponto a Ponto

É aquela onde a comunicação é realizada entre dois locais, sendo uma simples videoconferência.

Multiponto

É um sistema mais complexo que permite a comunicação simultânea de mais de dois grupos ou duas pessoas. O equipamento utilizado é o Multipoint Control Unit (MCU), podendo vir embutido ou não no equipamento de videoconferência. Nesse tipo, várias pessoas podem se reunir a partir de vários locais diferentes.

Videoconferência por Transmissão

Laptop VideoconferênciaAtravés de um computador ou um dispositivo móvel, utilizando conexão a internet, um microfone e uma webcam é possível fazer a instalação de softwares que possibilitam a realização de uma videoconferência. Dentre eles estão o Skype, que utiliza conexões de VoIp (voz sobre IP) e é gratuito.

Dicas para realizar uma Videoconferência

Essas dicas podem ser úteis durante a apresentação de aulas e palestras, tanto para o apresentador, quanto para quem estiver assistindo.

  • Evite utilizar roupas com tonalidades fortes, muito listradas ou estampadas;
  • Fique em um ângulo bom da câmera (plano geral ou aberto - visão geral dos participantes -, plano fechado - filmagem da cintura para cima -, plano bem fechado - mostra a área acima do peito e o rosto);
  • Procure um local iluminado para realizar a transmissão;
  • Tenha cuidado para que algumas partes do corpo não sejam cortadas, etc.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva