CaranguejoAnimais classificados como artrópodes (invertebrados e pernas articuladas, sem espinha dorsal), detentores de uma camada chamada carapaça que protege seu corpo.

Corpo dividido em cabeça (dois olhos, dois pares de antenas, um par de mandíbulas e dois pares auxiliares para a alimentação chamados de maxilas), cefalotórax (fusão de cabeça e tórax) e abdômen segmentado (geralmente com dez patas, sendo as dianteiras modificadas e desenvolvidas para a captura de alimentos). Parte interna do corpo constituída de sistema digestivo, sistema circulatório aberto, aparelho excretor, respiratório (respiração branquial), sistema nervoso e órgãos sensitivos.

Reprodução sexuada, salvo algumas exceções de indivíduos que apresentam sexos separados.

O desenvolvimento dos crustáceos é indireto, ou seja, a partir da eclosão do ovo, o indivíduo atravessa o estágio de larva, passando por algumas transformações até se tornar adulto.

Os crustáceos, em geral, têm uma excelente capacidade de regeneração. Quando se perde uma parte do corpo, ela começa a ser regenerada logo em seguida, até ficar completa.

Representantes incluídos como frutos do mar, pertencentes à Ordem dos Decápodes: camarões, siris, caranguejos e lagostas.

Decápodes

  • Tendo como exemplos os camarões, as lagostas e os siris, a ordem dos decápodes caracteriza seus pertencentes como indivíduos que apresentam 5 pares de patas locomotoras em suas extremidades.
  • São os mais evoluídos dentre os crustáceos e os principais para a alimentação humana.
  • O Caranguejo-branco-de-areia é uma espécie marinha que vive dentro de uma concha vazia de molusco.
  • O siri é uma das espécies mais consumidas pelos seres humanos e diferenciam-se dos caranguejos por possuírem suas patas traseiras em forma de remo, em vez de garras.

Crustáceos Comestíveis

Camarão branco

Camarão BrancoEsse crustáceo possui dez pernas e apresenta um abdômen alongado. O camarão branco tem uma cor próxima ao cinza-claro, além de chegar a ter 20 cm de comprimento. É uma espécie bastante comum do litoral nordeste ao sul do Brasil. Habita regiões arenosas e lodosas de enseadas com pouca profundidade, ou ao longo da costa. É um animal de nado e movimentos aquáticos rápidos, que formam grandes grupos, principalmente em época reprodutiva. Sua fecundação é externa e sua alimentação é baseada em pequenos animais ou matéria orgânica em decomposição.

Camarão rosa

Considerado uma espécie representativa dos recursos pesqueiros do sudeste e sul do Brasil, o camarão rosa vive em regiões arenosas e lodosas nas enseadas de pouca profundidade da costa litorânea de Ilhéus-BA até o litoral nordeste da Argentina. Esse crustáceo é um alimento rico, constituído de proteínas, sais minerais e uma certa quantidade de iodo.

Camarão sete barbas

O camarão sete barbas é encontrado da costa litorânea dos Estados Unidos ao sul do Brasil. É o camarão de maior interesse econômico do mercado, podendo medir cerca de 8 cm de comprimento.

Lagosta

LagostaDe corpo robusto e carapaça espessa cheia de espinhos, a lagosta habita longe da costa, nas profundezas do fundo de mares próximos à região norte de Santa Catarina, mas principalmente no litoral de Pernambuco e da Paraíba, onde a pesca ocorre em larga escala. Sua carne é bastante apreciada, sendo considerada alimento de luxo. Os exemplares fêmeas desse crustáceo podem alcançar 25 cm de comprimento, enquanto os machos chegam a medir de 36 a 60 cm. A lagosta é encontrada em abrigos como cavidades de rochas, corais ou emaranhados de algas, ou à noite sobre rochas à procura de alimento. Sua nadadeira caudal aberta em leque, patas e antenas orientadas para frente e abdômen dobrado são utilizadas para um rápido deslocamento, quando se sentem ameaçadas. Alimenta-se de animais mortos, caramujos de concha calcária e caça variados crustáceos, inclusive os de sua espécie.

Siri Azul

Chegando a ter mais de 15 cm de envergadura, o siri azul é um dos maiores de seu grupo no litoral brasileiro. Seus exemplares fêmeas são menores que os machos. Suas pinças são ágeis, podendo causar pequenos ferimentos. São encontrados em todo o litoral brasileiro, principalmente em praias lodosas, independente de serem rasas ou profundas. Sobem pelos riachos e desembocam no mar. Sua alimentação é composta principalmente de detritos aquáticos.

Receitas com Crustáceos

Deliciosas receitas com Crustáceos para aguçar seu paladar!

Bobó de Camarão

Ingredientes

1kg de camarões médios inteiros;

500g de mandioca;

Suco de 1 limão;

1 cebola grande picada;

2 dentes de alhos picados ou espremidos;

½ xícara de coentro picado fininho;

2 colheres de sopa de azeite dendé;

6 colheres de azeite de oliva;

400ml de leite de coco;

1 lata pequena de molho de tomate peneirado (250g);

1 colher de chá de gengibre fresco ralado;

1 colher de chá de sal;

1 colher de chá de pimenta do reino (de preferência moída na hora);

6 xícaras de água quente.

Bobo CamarãoModo de Preparo: Veja como preparar essa receita de bobó de camarão e aprenda passo a passo todos os segredos desta receita tão apreciada. Voce vai ver como é fácil e simples preparar um bobó muito gostoso.

Lagosta Grelhada na Chapa

Ingredientes

4 lagostas médias;

1 pimentão em tiras largas;

1 tomate cortado em 4, com pele e sem sementes;

1 cebola cortada em 4 partes;

1 banana da terra cortada em rodelas;

1 batata doce em rodelas finas;

½ manga cortada em 3 fatias;

Pasta de alho a gosto;

Margarina a gosto.

Modo de preparo

Lave bem as lagostas com uma escovinha. Coloque no fogo alto uma panela com água e sal. Quando a água estiver fervendo, coloque as lagostas e deixe cozinhar por 20 min. Retire da água e deixe esfriar. Depois, leve ao freezer para gelar, para facilitar o corte. Com uma serrinha ou faca elétrica, corte as lagostas ao meio, no sentido do comprimento.

Aqueça uma chapa. Passe um pouco de pasta de alho em cada metade das lagostas e depois margarina. Quando a chapa estiver bem quente, coloque pimentão, tomate, as rodelas da banana-da-terra e de batata-doce, a manga em fatias e as metades das lagostas. Grelhe os legumes e as lagostas por cerca de 4 minutos cada lado. Sirva na própria grelha, acompanhado com arroz e purê de batatas.

Casquinha de Siri

Ingredientes

1kg de carne de siri desfiada;

1 lata pequena de molho de tomate peneirado (250g);

2 cebolas médias picadas;

4 colheres de sopa de azeite de oliva;

2 colheres de sopa de azeite de dendé;

1 colher de sopa de conhaque;

200ml de leite de coco;

½ xícara de cebolinha verde e salsinha picadinhas;

4 fatias de pão de forma (sem casca);

1/2 xícara de leite;

1 colher de chá de sal;

2 colheres de sopa de farinha de trigo.

8 colheres de sopa de queijo parmesão ralado;

4 colheres de sopa de farinha de rosca.

Casquinha SiriVeja como é fácil preparar essa deliciosa receita de casquinha de siri que pode ser servida tanto como entrada como prato principal. Tudo explicado com detalhes.

Siri Divino e Maravilhoso

Ingredientes

500 g de siri;

1 limão;

1 xícara de óleo;

2 colheres (sopa) de azeite de dendê;

2 cebolas médias picadas;

3 tomates picados;

1 xícara de castanha de caju moída;

1 vidro de leite de coco;

3 ovos;

Tempero verde, coentro, sal, pimenta;

Farinha de rosca;

Ingredientes para o molho branco.

Modo de Preparo

Siri DivinoLimpar o siri, temperar com limão e deixar escorrer bem. Fazer um refogado com óleo (pode ser de oliva), azeite de dendê, colocando a cebola picada. Juntar o siri. Deixar refogar por uns 5 minutos. Adicionar o tomate picado, o tempero verde, o coentro, as castanhas de caju raladas e o leite de coco. Temperar com sal e pimenta, deixando cozinhar em fogo brando para apurar bem. À parte, preparar um molho branco.

Juntar esse molho branco à preparação do siri, adicionar as 3 gemas, misturando tudo muito bem e, por último, as 3 claras batidas em neve. Misturar as claras ao siri e levar para uma assadeira untada com manteiga e polvilhada com farinha de rosca, colocando no forno por uns 15 minutos.

Fontes: Mais VocêMuitoGostoso.com.br

Textos produzidos por Lorena Rodrigues dos Santos Pereira

Revisados por Cristiana Chieffi