Massagem LinfáticaTambém chamada de drenagem linfática manual, é bastante popular na Europa, tem ganhado adeptos do mundo todo, devido às melhorias que ela traz para a saúde.

Além disso, esse tipo de massagem, também é considerada como dica de beleza no auxílio à estética das pessoas. Massagem linfática.

Teve seu início no ano de 1932 na Riviera Francesa pelo terapeuta dinamarquês Emil Vodder e sua esposa Estrid Vodder. No trabalho, Vodder notou uma grande quantidade de pacientes que sofriam com constipações, gânglios inchados e retenção de líquido. Com os conhecimentos do sistema linfático que tinha, Vooder tentou tratar os pacientes com massagens. Essas massagens teriam movimentos que ajudariam o sistema a trabalhar e levar a linfa aos gânglios. Ao longo do tratamento, foi observada uma melhora significativa nos pacientes. Sua técnica perdurou ao longo dos anos e hoje é amplamente usada em clínicas e casas de massagens.

Para se ter uma compreensão melhor da utilidade dessa massagem, é importante saber qual o papel da linfa e do sistema linfático. A linfa é um líquido que fica entre os tecidos, serve para absorver e transportar gorduras, toxinas e células mortas, além de carregar os glóbulos brancos que servem para defesa do corpo humano. Circula sempre no sentido contrário ao circulatório e, por vezes, banha as células para nutri-las. A linfa carrega em si grande parte de substâncias que precisam ser jogadas para fora do corpo, pelo sistema linfático, essas substancias rumo ao sistema circulatório, mais precisamente, na veia subclaviana esquerda e direita. Das veias subclavianas elas vão ao abdômem, será filtrada e eliminará as impurezas nas urinas e nas fezes.

Diferentemente do sistema circulatório, o sistema linfático não tem nenhum órgão responsável pelo bombeamento (que, no caso do circulatório, é o coração). Sendo assim, a linfa percorre os vasos linfáticos de forma lenta e dependente das compressões provocadas pelos movimentos dos músculos esqueléticos. Por isso, a massagem linfática ajuda bastante nesse processo, com movimentos no sentido correto e nos pontos em que o sistema linfático trabalha, a linfa pode se mover com uma velocidade maior, tornando o sistema mais eficiente.

Por exigir um conhecimento apurado do sistema linfático e das práticas de massagem, não é uma atividade que qualquer um possa executar. O melhor é procurar alguma clínica ou casa de massagem especializada. É feita com movimentos no sentido do sistema linfático, com pressões leves e repetitivas. Geralmente são aplicados cremes ou óleos para facilitar o processo.

A massagem linfática traz benefícios à saúde, ajudando no combate ao acúmulo de líquidos no corpo, redução nos edemas pós-operatórios, melhor funcionamento do intestino, distribuição de hormônios, combate a celulites, ajuda a aliviar tensões musculares além de muitas outras vantagens.

Entretanto, em alguns casos, a massagem linfática é contraindicada: se o paciente apresentar alguma infecção aguda, insuficiência cardíaca, hipertensão, câncer, bronquite, asma, hipertireoidismo, tromboses, flebites e certos tipos de infecções de pele. O ideal é sempre consultar um médico antes de começar esse tratamento.

Textos produzidos por Guilherme Carvalho

Revisados por Cristiana Chieffi