Cabelo Rosto FemininoExistem cortes ideais para os variados tipos de rosto. Cada um deles possui características peculiares que ajudam na hora da escolha do corte. A união dessas duas especificidades confere identidade à mulher.

Um outro quesito importante de se analisar é o que a pessoa pretende transmitir com o novo visual. Para essa técnica de análise da personalidade e traços faciais, dá se o nome de visagismo. Esse procedimento é fundamentado nas artes plásticas e, com a utilização de cosméticos, colorações e cortes de cabelo, pretendem embelezar e transformar a face da pessoa.

A postura, os gestos, a maneira de andar, o formato do rosto e o corte de cabelo definem o temperamento e as características individuais. Verifique os formatos e os principais moldes de cabelo:

Rosto Oval

Identificado por ter a largura proporcional a dois terços de seu comprimento, o rosto oval fica bom com quase todos os tipos de corte. A testa e as linhas das maçãs do rosto e queixo são arredondadas. Esse rosto é caracterizado por ter a testa e o queixo na mesma distância, fator que contribui para que o corte seja feito da maneira que a pessoa desejar. Caso a pessoa queira atribuir mais movimento ao cabelo, aconselham-se cortes com camadas sutis, criando irregularidades, além de proporcionar volume e suavidade ao aspecto arredondado do rosto. Recomendam-se cortes perfilados, a partir do queixo, para criar suavidade e leveza a essa parte do rosto. No geral, a base do corte pode ser mais reta. Esse tipo de rosto transmite delicadeza e suavidade.

Rosto Triangular

As pessoas de rosto triangular são caracterizadas pela testa mais larga, queixo pequeno e pontudo, mandíbula bastante evidente e região da testa estreita. De preferência, o corte deve ter volume, movimento e comprimento médio. Ao valorizar esse formato de rosto, ele passa a transmitir dinamismo e extroversão.

Rosto Quadrado/Retangular

As pessoas com formato quadrado de rosto, ou seja, testa e queixo grandes, devem optar por um corte simples. Esse rosto possui ângulos retos e maçãs salientes. A linha da testa até a mandíbula é quase vertical, sendo que a curva formada se posiciona abaixo da linha dos lábios. O mais indicado é cortar o cabelo de maneira desestruturada, com linhas assimétricas, criando volume e valorizando esse tipo de rosto. Em geral, os cabelos curtos se adaptam muito bem ao formato quadrado, transmitindo dinamismo, força e segurança.

Rosto Redondo

Esse tipo transmite um ar angelical e lúdico. Diferenciando-se do rosto oval apenas pelo fato de ser mais curto e largo, além de possuir poucos ângulos, o rosto redondo é valorizado por cortes que proporcionem menos volume aos cabelos. As laterais devem ser mais retas, com o intuito de cobrir as maçãs do rosto, minimizando o aspecto arredondado. O comprimento dos fios deve ficar abaixo da linha do queixo ou levemente perfilado na altura do lábio superior. Esse corte confere um efeito mais sutil, além de criar uma sensação de alongamento da silhueta.

Textos produzidos por Lorena Rodrigues dos Santos Pereira

Revisados por Cristiana Chieffi