Mulher Perfume FloresA origem da palavra vem do latim, onde “Per”(através) e “fumus” (fumo) significam algo que era queimado para produzir fumaça. No latim, o prefixo per dá ideia de plenitude e significa também “movimento através”.

Os homens pré-históricos queimavam resinas e madeiras para tornar o gosto de seus alimentos melhores. Perfumes possuíam princípios religiosos, que serviam tanto para rituais com o uso de incensos, quanto para a unção de sacerdotes através de óleos perfumados caracterizando assim um ambiente destinado aos deuses nos santuários.

De acordo com as crenças, os óleos ajudavam o indivíduo a receber mais dessa atmosfera espiritual e o incenso atraía anjos ou seres da natureza. Na antiguidade essas essências também possuíam o poder de expulsar espíritos malignos e por isso eram usados em rituais que traziam boas energias e expulsavam as más.

A história preserva a relação entre os perfumes e as práticas religiosas. Nos cultos religiosos de cada país ou civilização, verificamos traços de rituais que envolviam perfumes, óleos e incensos, tanto para oferecer de sacrifícios, quanto como oferta para as necessidades das pessoas aos deuses.

História Perfume Inforgráfico

Textos  feitos por Stephanie Cristhyne Araújo da Silva

Revisado por Letícia Maciel